Eu sempre falo aqui no blog razões porque gosto de morar na Australia, mas hoje vou comentar alguns dos motivos para não imigrar para Australia! Isso mesmo, aqui não é um paraíso, imigração não é para todo mundo e muitas vezes o “glamour” que a gente vê no instagram ou facebook, não é a realidade!

Se você está lendo esse post e já mora (ou morou) na Australia, manda suas sugestões, comentários e vivências nos comentários, assim a troca de ideias fica ainda mais rica.
.

Ajude o blog, reserve seu próximo hotel usando nosso link!

Motivos para NÃO imigrar para Australia


Motivos para NÃO imigrar para Australia


.

1 – A Australia é longe!

Sim, essa é a razão mais óbvia para não imigrar para a Australia, mas ao mesmo tempo, a mais cruel, na minha opinião.

A sensação de distância em si no dia a dia, não muda se você está na Australia, no Canadá ou qualquer outro lugar do mundo, o que complica é que as vezes o fuso horário não ajuda a comunicação com as pessoas do Brasil, a distância física gigantesca entre um país e outro, o custo para visitar os familiares no Brasil e a sensação de impotência no caso de alguma coisa acontecer, e você não ter como chegar a tempo.

Claro que tudo isso se intensifica, ou não, dependendo do vínculo que você tem com pessoas do Brasil. No meu caso, eu sou muito ligada a minha família, e essa distância física pega demais, especialmente porque a experiência que tive em outros países foi bem mais fácil. Obviamente pelo fato de já ter morado em países mais próximo do Brasil, também pesa contra, talvez, se seu tivesse mudado pra cá primeiro, minha concepção seria outra (será?).

PS: eu já passei da fase de sentir saudade que dói na alma, aprendi a lidar com isso e vivo uma vida feliz sendo expatriada.
.

2- A Australia não vai te deixar rico!

Se sua intenção é vir para Australia e ficar rico, já vou avisando que a chance disso acontecer é bem pequena. Você pode sim, e possivelmente, vai conseguir ter uma vida estável, com qualidade de vida excelente, amigos bacanas, carro na garagem etc… mas no longo prazo, não sinto que a Australia te ofereça as mesmas oportunidades para se dar “bem” (ou muito mal) como os Estados Unidos, por exemplo.

Tanto a Australia, quando o Canadá, são países que a gente deve escolher porque está buscando uma vida boa, tranquila e com segurança. Claro que se ganha dinheiro e tem boas oportunidades de trabalho, mas para ficar milionário e esbanjando, acho mais difícil.
.

Leia também:
Mudança para Australia- checklist antes e depois da mudança
Dicas para alugar imóvel na Australia

.

3- A vida selvagem mora ao lado

As histórias mais malucas de encontros com cobras, aranhas, magpies e outros bichos, eu ouvi aqui na Australia! Sério, e não foi só coisas que a gente vê no noticiário ou no jornal, é gente que trabalha com a gente, frequenta nossa casa, ou nós mesmos (risos).

Mas calma, esse motivos por si só, não é razão para desistir da Australia, pois morando aqui, apesar de você saber que existe esses encontros com vida selvagem, na prática a coisa é bem mais tranquila!

Sim, há chance de sobrevivência 🙂 .
.

4- Sistema de saúde é bom, mas não é bombom!

Para nós brasileiros, que estamos acostumados com atendimento de especialista até por motivos simples, como uma torção no tornozelo, o sistema de saúde aqui da Australia vai assustar e a princípio pode até dar raiva ou frustração.

Como morei por muitos anos no Canadá, me acostumei com o esquema de médico de família (GP – General Practitioner), com a visita a especialista somente em casos mais graves e indicação de exames com menos frequência que gostaríamos.

Dito isso, é importante lembrar que o sistema de saúde atende a TODOS os cidadãos, aqueles que podem ou não podem pagar pelo sistema privado do Bupa ou Medicare, por exemplo. Se perguntar o que eu realmente acho de tudo isso, só me vem uma resposta: “poderia ser melhor, mas é muito justo!”.

.

Leia também:
Como viemos morar em Brisbane
Principais problemas enfrentado pelos imigrantes

.

5- Custo de Vida nas grandes cidades australianas

A grande maioria dos imigrantes optam por chegar e viver em Sydney e Melbourne devido as melhores ofertas de emprego, mas nessas cidades, o custo de vida é bem alto, especialmente aluguel (Sydney já ultrapassou o limite da boa vontade, risos!). Brisbane está indo para o mesmo caminho, enquanto Adelaide e Perth são melhores.

Transporte público também é muito caro, na minha opinião. Mas o resto, é compatível com outros lugares como Canadá, Estados Unidos e alguns dos países da Europa.

Então, é preciso ter isso em mente para não sonhar com algo que não se pode pagar.
.

Siga a gente no facebook e instagram! :)

.

6- Sotaque Australiano

O sotaque australiano é fofo, mas tem uma puxadinha. Então, se você chegar aqui falando inglês, vai precisar sintonizar o sonar para pegar a batida aussie, mas isso é tranquilo, em alguns dias a coisa encaixa.

Mas se você cair em uma cidade do interior, especialmente aqui em Queensland, meu amigo, nem com reza brava dá para entender (risos). Mas tudo isso são peculiaridades, só escrevi para não passar em branco.

.

7- Ofertas de emprego

Dependendo da sua atual situação no Brasil, a mudança para a Australia pode significar sérias modificações na sua carreira profissional e esse talvez venha a ser o principal motivo para não imigrar para a Australia.

Algumas áreas profissionais como medicina, odontologia, fisioterapia, advocacia, engenharia civil etc, exigem exames para poder validar o diploma e não são fáceis e muito menos barato.

Profissionais das areas administrativas podem ter problemas de conseguir emprego até que o inglês esteja 100% acurado, pois a concorrência é grande e exigência da lingua essencial, o que obviamente coloca australianos ou imigrantes de longa data na frente.

O pessoal da area de TI costuma ter uma aceitação mais fácil no mercado de trabalho, especialmente se trabalham com tecnologia de alta demanda.

Mas uma coisa é certa para quase todo mundo, você vai precisar descer alguns degraus, para recomeçar a carreira por aqui e isso impacta diretamente no bolso e em alguns casos no ego! Vale pensar se está preparado para tal.

Se vier como estudante, ou mesmo como imigrante mas sem uma quantia em dinheiro suficiente para passar seis primeiros meses, muitas pessoas começam como entregador de refeições (Ubereats, Deliveroo etc) para ajudar com os custos.


Conclusão:

Eu sei que essa analise ficou simplista sobre os motivos para NÃO imigrar para Australia, pois cada um desses temas poderia virar um post por si só. Mas na minha visão, a Australia é um país incrível e recomendo muito para quem tiver vontade de viver fora do Brasil.

Aguardo comentários de vocês para trocamos mais ideias e pontos de vista!