Sem duvida o melhor passeio de Budapeste são “as colinas de Buda”… quem só tiver um diazinho na cidade, deve concentrar suas caminhadas nessa parte da cidade… eh lindo!
Budapeste by MiKix
Marathona em Budapeste (Setembro/2009)… olhando para o Distrito dos Castelos…

Acho que já é sabido que Budapeste se dividi em vários bairros, e os mais famosos são Peste (onde você deve se hospedar) e o outro é Buda (a região dos castelos) e eles se dividem pelas aguas do Danubio (Tão Romaaaaaaaaantico!)…

Para facilmente identificar onde você está, basta ter isso em mente: “se tem colinas estou em Buda… se tudo é plano, estou em Peste!“… viu, facil!?

Seu passeio por Buda pode começar pelas colinas Gellert, a subida nao é facil, mas a vista final é mais que especial (nós não entramos na Citadella e sinceramente, acho que não tem necessidade).
Mikix em Budapeste

Logo ali você também vai encontrar a controversa “Estatua da Liberacao”, ela foi instalada pelos societicos para celebrar a “liberação” da Hungria dos Nazistas… mas como eu já havia comentado, a pobre Hungria caiu nas mãos dos comunistas (Grande troca, né?!)…

Mikix em BudapesteDe lá é só seguir para o Funiculari entre as ruas e construções antigas de Buda… algo que é legal notar durante essa caminhada, é a beleza da arquitetura da cidade e como ela ainda está destruidinha e mal cuidada (herança dos anos de comunismo… mas é possível também notar que Budapeste está florescendo novamente e isso é fantastico, pois como eu disse para o Kiko, essa cidade tem muuuuuuito potencial de ser uma das capitais mais bonitas da Europa novamente – eu ADOREI Budapeste!!!).

O funiculari, te levará ao Distrito do Castelo… a sim, o funiculari é caro e tem fila … mas eu acho que vale a pena… (para quem tiver apertado $, há outras formas de chegar ao distrito do castelo sem usar o funiculari 😉 ).

Antes de subir, aproveite para ver de pertinho a Ponte Charles… a mais famosa de Budapeste….
Mikix em Budapeste
Subindo… subindo… e observando a Ponte Charles…

Eu devo confessar que esse distrito é muito fofo e romantico… caminhe por todos os lados, se encante com a vista, com as ruelinhas, com o tenlhado da igreja, com a magnitude do que um dia jah foi parte do imperio “Austro-Hungaro”.
Mikix em BudapesteMikix em BudapesteMikix em Budapeste
Mikix em Budapeste
Vista do Parlamento…

Mikix em Budapeste
Paprica… o tempero de Budapeste…

Mikix em Budapeste
Para comer, vai seguindo os cheiros que te agradar, tenho certeza que vai encontrar uma padariazinha que te servirá um delicioso strudel… mmm mmm

Se ainda tiver pernas e tempo… vah caminhando até a Ilha Margareth (que eu não achei imperdível, mas… por que não ir, certo?!).

Esse post é dedicado a Karina, minha comadre… a família dela era Hungara!