Continuando nosso post sobre “Um dia em Xian”… dessa vez vamos falar dos passeios que Xian tem para oferecer, e apesar da cidade ter sido colocada no mapa do turismo internacional devido aos Guerreiros de Terracota, acredite se quiser, o que mais me impressionou foi a muralha…

E foi assim….
Começamos nosso dia bem cedo, pois sabíamos que para aproveitar o Museu do Terracota sem muita gente no caminho, teríamos que ser um dos primeiros a chegar! 😀

Entrada do museu dos guerreiros de terracota

Calçadão do complexo do Terracota… subindo você chega ao museu.

Com o taxi já reservado e nos esperando na porta do hotel às 7h15, saímos rumo ao museu, que fica cerca de 45 minutos a 1 hora de distância do centro de Xian (leia-se “Torre do Sino e do Tambor“/“Bell & Drum Tower”). Tirando o trânsito que me deixou um pouco afobada (sempre ansiosa… risos!), chegamos no horário programado e fomos comprar o ticket. Nem passamos perto do Museu Banpo, onde todas as excursões e guias sugerem, sinceramente não me interessei em conhecer uma vila neolitica na China e pelo que andei lendo, não merecia o tempo perdido… e como eu disse, a ideia é chegar o mais cedo possível.

Fizemos tudo sem guia, mas hoje, acho que deveria ter contratado uma guia para usufruir dos serviços (leia-se alguém falando mandarim) e de conhecimentos extra sobre o local… mas tudo bem, conhecemos tudo numa boa.

Guerreiros de Terracota em Xian

Close-up dos guerreiros de Terracota

Como fomos praticamente os primeiros a chegar, perdemos um pouquinho de tempo para localizar o guichê de venda de ingressos (nada mais que 5 minutos). A sinalização é meio nebulosa, sendo essa uma outra forma de “forçar” o turista a pegar uma guia… mas funciona assim:

Do estacionamento (onde seu taxista irá te deixar), siga para direita até o final onde estará o guichê. Acredite se quiser, mas no caixa, ninguém fala uma palavra em inglês, nem “Terracota” eles entendem, coisa da China que sempre me deixam irritada 🙄 … então pague o ticket e decida se vai querer andar 1km até a entrada do museu (voltando para o lugar da primeira foto do post e subindo até encontrá-lo), ou se você vai querer pagar um poquinho a mais para a subir de carrinho motorizado, que fica logo ali ao lado do guichê…

Museu dos Guerreiros de Terracota na China

Imagem do museu todo modernex… completamente diferente do que eu imaginava!

.:. Um pouquinho sobre o Museu de Terracota .:.
Museum of Qin Terracotta Warriors and Horses
.:.

Qin Shi Huang foi o primeiro imperador da China unificada e da dinastia Qin, e por 35 anos, governou soberanamente (246 AC – 210 AC). Conhecido por sua inovações administrativas e tirania, não há dúvida que ele foi um dos mais importantes governantes da China.

Para garantir um exército para sua “vida” após a morte e talvez com a intenção de conquistar o céu como ele fez na terra, um mausoleu foi construído com pelo menos 8.000 soldados, incluindo cavalos, charretes e armamentos.

Por 2.200 anos essa obra ficou enterrada, sem niguém saber de sua existência. Até que em 1974, camponeses da região repentinamente o “descobriram” e hoje o múseu de Terracota é mundialmente conhecido.

Fonte: flickr/ShadowfootO interessante é o fato dos soldados terem face individuais e únicas, diferentemente do corpo que foi feito em esquema de produção em massa. Uma surpresa foi saber que os soldados originalmente eram pintados…

Arqueólogos continuam com as excavações e pesquisa sobre o local.

PS: Não vou me extender muito no assunto, pois qualquer guia de viagem ou mesmo textos na internet podem te explicar com detalhe a história do imperador e do museu.
PS2: Foto do soldado pintado é do flickr/Shadowfoot

 

Pit 1 do Museu de Terracota em Xian

Pit 1 do Museu de Terracota em Xian

O museu se divide em 3 estações denominadas “Pit”, além do Hall de exposição das carroças de bronzes e cavalos. O Pit 1 é o maior e o mais interessante, o segundo possui um mini museu com explicações sobre as posições e hieraquias de cada soldado e a terceira é ok. O Hall de Exposição também vale uma passadinha. Reserve de 3 a 4 horas para ver e rever o museu. [Website oficial: http://www.bmy.com.cn]

Pit 2 do Museu de Terracota em Xian

Pit 2 do Museu de Terracota em Xian

Depois do museu, voltamos à Xian para continuar nosso “mikix tour” pela cidade. Amoçamos dumplings no Defachang (teoricamente o mais famoso da cidade e se você não pedir o suco, a conta sai bem barata. Os dumplings são gostoso, a localização é perfeita (na praça da Torre do Sino (Bell Tower) e em cima do starbucks) mas a experiência em si não foi espetacular como alguns retrataram no tripadvisor ehehhe… por incrível que pareça o suco ficou mais caro que o almoço inteiro! Cardápio e garçonetes em inglês 🙂 )

XiAn... vista da Torre do Tambor (Drum Tower)

XiAn… vista da Torre do Tambor (Drum Tower)

Nós só espiamos por fora a Torre do Sino e do Tambor, pois nosso objetivo era fazer o passeio mais bacana de XiAn (na nossa opinião); dar a volta de bicleta na muralha da cidade! Usamos o Portão Sul como entrada principal e depois de 14 km pedalando posso dizer que conhecemos um pouquinho mais de Xi’An (ou pelo menos praticamente tudo que a cidade tem a oferecer) 🙂

Entrada do Portão Sul da muralha de Xian...

Entrada do Portão Sul da muralha de Xian… boa sorte em atravessar a rotatória para chegar lá!!! :mrgreen:

Você sabia?

A “Muralha de Xi’an“, construída durante a Dinastia Tang, não é apenas a muralha mais completa ainda existente na China, como também é um dos maiores e mais completos sistemas militares de defesa do mundo antigo.

Fortificação da Muralha de Xian Pedalando na muralha de Xian
Fortificação da muralha … e eu pedalando…
Muralha de Xian
Pedalando…
Vista de Xian
Vista da cidade de Xian…

De lá… demos uma passadinha pelas ruazinhas de Shuyuan Men e Shuncheng (cheia de galerias de arte)… e fomos nos enfiando pelas ruelas, shoppings e afins até chegar no hotel (Citadines Central).

A noite, caimos na “balada” de Xian (risos) que acontece no “Quarteirão Árabe“, onde as barraquinhas de souvenirs, comidas e guloseimas se espalham por alguns quarteirões. Achei que fosse comer alguma coisa por lá, mas confesso que não tive coragem… mas o passeio foi bacanésimo!!!

Quarteirão árabe de Xian

Quarteirão árabe de Xian … onde a galera se encontra a noite!

 

Você sabia?

O islamismo foi introduzido na China durante o comercialização da Rota da Seda. Xian foi uma das primeiras cidades chinesas onde esses mercadores arabes se instalaram. Atualmente são mais de 60.000 mulçulmanos vivendo no local e dividindo costumes e cultura com a China.
A primeira mesquita de Xian foi construída em 742 d.c. e é um dos atrativos da cidade.

E foi assim que terminamos nosso dia em Xian… se eu gostei de ter ido? Bom, eu nunca desgosto dos lugares que passei, mas esse foi o típico passeio que vi e está visto (não deixou aquela marca, sabe?! eheehe)… Se um dia eu voltar será por força do destinho ou porque a tão sonhada viagem pela Rota da Seda se concretizou!

Leia mais sobre a China aqui no mikix:

Hong Kong: dicas práticas e rápidas
Hong Kong: Hotel, transfer aeroporto, roteiro
Macau: Bate e volta desde Hong Kong
Pequim, Xian e Xangai: dicas práticas e rápidas 
Pequim, Xian e Xangai… nosso roteiro (incluindo Singapore Airlines e a Air China) 
Pequim: Muralha da China – Eu Fui!!! 
Pequim: Roteiro de um dia pela Cidade Proibida e Praça Celestial 
Pequim: restaurante Duck de Chine – “O” lugar para comer o famoso Pato Laqueado 
Pequim: restaurante estilo Hot Pot – “Hai Di Lao” 
Pequim: conheça a Opera de Pequim … 
XiAn … com os Guerreiros de Terracota (parte I)
XiAn … com os Guerreiros de Terracota (parte II)
Xangai: quando o oriente se mistura com o ocidente!
Xangai: roteiro pela cidade – parte 1