Muitas vezes esquecida entre os turistas, a “Opera de Pequim” impressiona qualquer visitante (inclusive eu!). Nessa nossa viagem para China, aproveitamos para conferir um show e valeu a pena!
Opera de Pequim

Não vá esperando show da Browday e muito menos as operas europeias que estamos acostumados… mas se prepare para o colorido dos vestuário, para a perfeição da maquiagem e o som agudo das vozes dos artistas.

Tudo isso misturado com dança, expressões faciais, delicadeza dos dedos, instrumentos típicos, história, arte marcial, performance e um visual de tirar o chapéu! Confesso que para nossos ouvidos ocidentais, o canto chega a ser complicadinho de se ouvir, ainda mais depois de 20 minutos de show 🙂 !
Foto by chinadaily.com.cn
Foto by: China Daily

Os teatros dedicado a arte e a música já existia na China há muitos séculos, mas somente no século 19th foi que a “Peking Opera” surgiu e prosperous, tornando-se popular não somente entre a nobreza, mas também entre o povo.

Geralmente as peças são curtas e relatam a história de heróis e heroinas do passado (legendários ou não), dessa forma, em uma só apresentação, você poderá desfrutar de diferentes interpretações …

Teatro Zhengyici em Pequim

Eu me apaxonei pela maquiagem e achei curioso notar que geralmente o “mocinho” apresenta uma make up simples, enquanto a dos vilões são sempre intensas… Outra curiosidade é que até o início desse século somentes homens podiam fazer parte da ópera, inclusive personagens femininos, eram interpretados por homens e o mais famoso deles foi “Mei Lanfang”, um ícone da cultura e da arte chinesa (foto abaixo).

Mei Lanfang

DICA: Prefira assitir os shows nos teatros Zhengyici (que eu fui e fiquei impressionada com a beleza desse prédio histórico) ou Huguang Guildhall. As excursões vão todas para o Liyuan (então, você já sabe, né? Fuja!).

A dica número dois é ir com um mapinha (esqueminha google) nas mãos, pois as vezes, os taxistas não sabem onde são esses dois teatros, ok?!

E para quem quiser entender um pouquinho do show que eu e o Kiko vimos, segue aí um vídeo: