Recebi um comentario, perguntando a respeito dos Canadenses…

Eu jah falei um pouquinho sobre o que eu acho do pais Canada no post do dia 8 de fevereiro, e agora veio essa pergunta que me deixou intrigada e meus miolos agora estao a todo vapor pensando como posso descreve-los, se eh que isso eh possivel :-).

Bom, vou falar da minha experiencia, dessa forma, essa eh minha opiniao, certo?

Desde que cheguei nesse pais congelado (Aug. 2000), sempre fui bem recepcionada pelos Canadenses, nunca me senti discriminada ou coisa do tipo, muito pelo contrario, eles sempre querem saber se estou bem, se preciso de alguma coisa etc.

Normalmente tambem perguntam como eh viver no Brasil, sobre nossa estilo de vida, sobre a violencia, o clima, as amizades e as vezes voce tambem ouve coisas do tipo: todas as mulheres usam fio dental?, as mulheres sao faceis?, alguem vive em arvore?, existe macaco no meio da rua? Etc etc etc…eh o mesmo caso de brasileiros que pensam que vivo em um iglu aqui em Ottawa, entende? Normal e ate dou boas risadas com isso.

Agora eh serio, os canadenses sao interessantes, eles querem provar que tem cultura propria e que nao sao iguais a seus vizinhos americanos, por isso meus amigos, nem de brincadeira digam que a cultura canadense eh parecida com a Americana. Na minha opiniao, eles sao bem parecidos, mas existe um diferencial fundamental entre os dois que voce repara depois de algum tempo de convivencia: os canadenses sao mais educados :-)…. Nossa, MUUUUUUUUUUITO mais educados :-D… Buzina, gente gritando ou xingando sao raros por aqui (pelo menos aqui no lado Anglosaxao).

Outra coisa que eu acho interessante eh o modo que eles encaram a sociedade: todo mundo deve ser igual e ter os mesmos direitos. Existe um lance meio socialista nesse aspecto, mas nao vou dar minha opiniao sobre esse ponto, pois acho que sou muito capitalista pra isso rs…

Definitivamente, eh muito dificil definir e rotular pessoas por elas pertencerem a determinado lugar, claro que existem particularidades de uma cultura para outra, mas no final todo mundo eh igual. Em todos os paises do mundo voce encontra pessoas boas e ruins, amigas e falsas, abertas e fechadas… e o como voce lida com tudo isso, depende mais de sua personalidade e do seu jogo de cintura, do que qualquer outra coisa.

Ah, assim como os muitos brasileiros, eles tem certeza que vivem no melhor pais do mundo eh!eh!eh!

Nota: Devo confessar que ainda nao tenho super amigos canadenses, mas eu acho que isso eh um pouco normal, pois ninguem arranja amigos e companheiros de verdade do dia para noite, e normalmente para se ter e fazer melhores amigos se demanda tempo para adquirir confianca, liberdade, seguranca, mas nao estou muito preocupada com isso, pois eu acredito que as coisas devem acontecer naturalmente. (Gente, nao sou uma coitada, tenho amigos maravilhosos por aqui, ok! soh estou ressaltando aquele negocio de ter melhor amigo(a), que eh super moda por aqui… rs).

Eh isso! Ateh mais

Encontrei esse site que tem tambem algumas impresses sobre os Canadenses.