Nossa próxima parada depois da Sícilia, foi a região de Campagnia na Itália…. Para isso pegamos o ferry de Messina (Sicília) para Regio (Calabria, estado que fica na ponta da bota da Itália e que praticamente não tem nenhuma atração turística… pelo menos foi o que percebemos através dos guias de viagens).
No caminho para a região de Campania, em Salerno, paramos para conhecer o Mosteiro “Certosa di San Lorenzo” (que fica logo abaixo da vila de Padula).
Certosa de San Lorenzo
Certosa de San Lorenzo – fonte da foto: comune de Padula

Esse mosteiro tem uma história interessante… Sua contrução iniciou-se no século 14 e foi basicamente financiada pelas familias aristocratas dos monges. Sofreu modificações ao longo dos séculos até sua degradação no século 19, onde serviu de Camping para crianças durante o verão e mais tarde como campo de concentração (uia!!!). Hoje restaurando, o mosteiro é um patrimônio protegido pela UNESCO.
Certosa de San Lorenzo
Como vocês podem ver acima na foto (da vila de Padula), o lugar é meio sinistro… dava meio que calafrio ficar andando ao redor do mosteiro, aquela névoa, o entardecer, a paisagem… e o Kiko me apavorando (claro!!!).

Eu achei o passeio legal! (Claro que não um “must see”, especialmente se for sua primeira vez na Italia, mas é interessante para quem gosta de conhecer lugares fora dos roteiros básicos).

Continuamos com o pé na estrada até finalmente chegar na nossa próxima base, Castellammare Di Stabia, próximo da Costa Sorrentina & Amalfitana… E olha que vista legal o pessoal do hotel nos deu…

Ganhamos um upgrade e ficamos apreciando a cidade de Napole e o Vesuvio (vulcão)….

Nesse hotel ficamos por 3 dias… e de lá dirigíamos para os locais que queríamos visitar… nós gostamos de “cidade base”, pois ficar arrumando e desarrumando malas todos os dias é um saquinho, né? 🙂

No primeiro dia, nosso foco foi “Paestum” ou Poseidonia (nome original da cidade em homenagem ao deus grego dos mares, Poseidon). Também Patrimonio protegido pela UNESCO, Paestum contém um dos mais bem preservados templos da Magna Grecia e para diversificar o esquema do blog, deixo aqui o vídeo que eu fiz explicando o lugar (eu sei que tenho que melhorar meus “dotes” de jornalista, mas… o que vale é a intenção eheheheh!)…

Voltamos para o hotel pela Costa Amalfitana… é engraçado comentar sobre as famosas “costa amalfitana” e “costa sorrentina”… eu ouvi tanto (mais tanto) sobre esses locais, que quando cheguei lá, nem achei tanta graça.
É bonito, sofisticado etc… mas não me deixou boquiarberta, ou na verdade, eu estava tão de saco cheio do trânsito, dos italianos loucos dirigindo e da estrada super estreita, que meu estomâgo já estava virado ehehhehehe…

Amafi

Nosso Segundo dia de passeio foi DEMAIS!!!! Fomos para Pompéia, um lugar IMPERDÍVEL… resumindo, indo para Itália, TEM que conhecer Roma e Pompéia (Veneza e Florença também são imperdíveis…), o resto vai se fazendo aos poucos e com calma.

Na verdade não dá para explicar Pompéia em palavras, tem que vivenciar, pois somente dessa maneira é possível se apaixonar completamente (eu odeio guias turístico que falam assim… mas nesse caso é verdade! risos….).

Atravessando a rua em Pompéia… 🙂

Murais de Pompéia...O interessante é que eu sempre tive a impressão que Pompéia me deixaria assustada, pensei que teria corpos petrificados por todos os lugares… mas isso, é somente um detalhe, o grande barato de Pompéia é entender como vivia o povo Romano (e Grego também)… tem um pouco de tudo: casas, restaurantes, forums, bordeis, coliseum, cemitério, murais etc… enfim, uma cidade inteira destruída pelo enigmático Vesúvio na antiguidade e que atualmente é fonte de história, cultura e ensinamento… eu e o Kiko amamos!!!! Ah… guarde pelo menos 4 horas do seu dia para conhece-la.

Nesse dia a noite comemos uma pizza napolitana (de metro) deliciosa na cidade ao lado que estávamos hospedados… uhn!!!

No outro dia fomos para Herculano… outra cidade destruída pelo Vesúvio… mas enquanto Pompéia foi destruída pelas cinzas, Herculano foi destruída pela lava do vulcão… Uia…

Chegar nessa cidade é uma novela… primeiro o trânsito é infernal (você está praticamento na cidade de Napole)… e segundo, falta muuuuuita indicação, então se preparem para se perder várias vezes eheheheh!!!!

Seguinte, Herculano é bem menor que Pompéia, então se resolver visita-la, não faça como a gente, vá para lá antes de Pompéia… do contrário você ficará um pouquinho decepcionado….O que vale a pena é vê-la de longe, pois como Herculano fica abaixo do nível da cidade atual, é possível ter uma visão completa de como a cidade foi construída…

Depois desse passeio, fomos para Positano (Fotinho abaixo)… Jesus… nunca subi e desci tanta escada na minha vida…
Positano

Jantamos em Sorrento…

E foi assim nossa estada em Campania…. no outro dia, pegamos estrada para Roma (pois já era momento de ir para Tunisia…). No caminho, paramos conhecer a Villa Adriana (UNESCO)… Criada no século 2, pelo Imperador Adriano como retiro de verão… a villa é linda e vale a pena a visita!!! Nós adoramos, foi muito mais do que esperávamos!!!!

Se alguém sobreviveu a este post gigante… aguardem que um dia eu conto restante da viagem (Malta e Tunisia) 🙂