Casal Mikix no CanadaComo vocês estão percebendo, esse blog que vos fala, está voltando a sua origem e focando novamente em assuntos voltados a imigração, vida no exterior, perrengues de expatriados e outras coisas que simplesmente surgem na minha cabeça (risos)… Pois é, teremos novidades no assunto viagem (aguardem!). E como muitas perguntas vêm surgindo nos comentários sobre sentimentos da vida expatriada, resolvi de uma forma bem simplificada, definir as fases que os imigrantes passam quando chegam no Canadá, pelo menos eu conto um pouquinho como foi nosso primeiro no Querido Congelador! (PS: Chegamos no Canadá na metade de Agosto, verão por lá!)

Eu sei que fica repetitivo ficar dizendo isso, mas essa é minha visão, minha experiência etc e tal… ninguém é igual, mas ninguém também é muito diferente 🙂

É mais ou menos assim a novela da imigrição pré e pós processo de imigração para o Canadá:

1- Durante o processo (ainda no Brasil): Impaciência; “Essa porcaria de processo não vai acabar nunca???”

2- Momento da chegada do visto (ainda no Brasil): Frio na Barriga; “Puts, agora é sério… deixa eu arrumar as malas, pedir as contas do meu emprego e contar para meus pais”… (Pensamento interior: “Vai dar tudo certo!”)

3- Durante o voo entre Brasil e Canada: Desespero; “Mas será que eu estou fazendo a coisa certa?” – “Onde eu estava com a cabeça de largar tudo e ir viver em um iglu?”

4- Apresentando a papelada na fronteira/aeroporto (colocando os pés no Canada) como imigrante pela primeira vez: “Hello Guardinha!” (Pensamento interior: “Agora é entregar pra Deus e vamos que vamos!”)

5- Primeira semana no Canada: What? Can you repeat please? – (Pensamento interior: “Jesus, será que esse povo pode falar um pouquinho mais devagar? Eu juro que estava no nível avançado de inglês!”)

6- 6 primeiros meses: Experiência Canadense / histórico de crédito / aluguel da casa / aulinhas de inglês / primeiro emprego / explorando novas amizades etc… (Pensamento interior: “tudo isso é tão estimulante, como pude viver em um só país por tanto tempo!!!”)

7- O outono é a estação mais linda do mundo! Tudo colorido, como pode as folhas mudarem de cor dessa maneira…

8- Primeira Neve (provavelmente em dezembro): “Que lindo!!! I Love this place… Neve é linda, as vitrines de Natal são encantadoras… I love Canada!!!” (Pensamento interior: “Ai gente, esse país é tudo de bom!”)

9- Primeiro Janeiro/Fevereiro/Março no Freezer: “Put@ que p…. quando essa porcaria de frio vai acabar, estou congelando… (Pensamento interior: “SOCORROOOOOOOOO!!!!) …. Enquanto isso, no Brasil… verão… todos seus amiguinhos e familiares na praia ou na piscina e postando lindas fotos no facebook para te deixar remoendo de saudades e desespero (na minha época não existia facebook, mas cada telefonema de dava uma martelada no dedinho do pé!).

10- Chegada da primeira Primavera: Tinha esquecido o quanto as flores são lindas…. “Nem acredito que se passou um ano!!!!”

(Rotina recomeça…)

11- 3 anos depois: aplicando para a cidadania ; “Nossa, 3 anos de Canada? Até que passou rápido”.

12- 10 meses depois da aplicação: Fazendo o juramento da cidadania

I swear that I will be faithfull and bear true allegiance
to Her Majesty, Queen Elizabeth the Second, Queen of Canada,
Her Heirs and Successors, and that I will faithfully
observe the laws of Canada and fulfil my duties as a Canadian Citizen
(Durante o juramento você pensa: “Jurar pela rainha Elizabeth da Inglaterra??? Que palhaçada é essa? Não dá para entender o motivo pelo qual o Canada continua “puxando o saco dessa rainha”, por acaso vão me dar o passaporte britânico também?” … Mas pensando bem, jurar para a “Queen Beth” é melhor que para o futuro “King Charles”!).

13- Meu passaporte é azul… I am Canadian… “E agora???”

14- A vida continua e você percebe que sua ligação com o Canada se tornou eterna, mesmo que os caminhos te levem para outros lugares, esse link permanecerá, assim como aquele que você tem com o Brasil… 🙂 –

* Post original de 2007, mas hoje dei uma remodelada e readaptada! Espero que gostem 🙂