Para dar o mesmo “lance” musical do post anterior. Deixo com vocês meu adorado Djavan e seu clique no Parc Guell:

Começamos nosso domingo na “Casa Milá”, também conhecida como La Pedrera, um dos principais exemplos de Modernismo do mundo… Definitivamente, só indo lá para conferir e entender como algo tão espalhafatoso pode se tornar maravilhoso! Sim, a princípio a arte de Gaudi assusta, mas o conjunto e a criatividade impar desse artista, é que faz nos deixarmos como um imã atrás de cada lugar que ele criou… Barcelona teve muita sorte!
Fachada do La Pedrera em Barcelona
Fachada do La Pedrera (reparem nas ondas/curvas, nas sacadas… não há linhas retas…)

 Telhado do La Pedrera em Barcelona

Genialidade de Gaudi no telhado do La Pedrera… fala sério…
Barcelona de Gaudi
Detalhe das chaminés e da ventilação do La Pedrera… acho que ficamos cerca de uma hora no telhado examinando cada detalhes, todas as curvas e a vista que se tem de lá!

Ah… não esqueçam de pegar o “audio-guide” gratuito (preço já vem incluso no ingresso e você pode escolher entre o guia rápido (30 min.) ou o detalhado (1h30), pegue o detalhado, lógico!)

Do La Pedrera, pegamos a rua Provença e seguimos reto até a “La Sagrada Família“, embora inacaba e há mais de 100 anos sob construção (no sentido literal da palavra), essa é a principal obra de Gaudí. E que obra?! Confesso que gostei de ter visitado lá dentro, mas não nos animamos em demasiado, pois está tudo em reforma…  o bonito mesmo são as duas fachadas (terminadas); A paixão e o Nascimento de Cristo… lindo!
Sagrada Família vista lá do Parc Guell
Sagrada Família vista lá do Parc Guell

Dizem que ainda tem uns 50 anos de construção para a igreja se dar por completa, mas ninguém ao certo sabe confirmar essa teoria… Inclusive, tem um ditado entre os locais que diz: “Tardas más que la Sagrada Família“, quando alguém está atrasado ou algo do tipo 🙂

Continuando o passeio, subimos a Avinguda de Gaudí, para chegar no Hospital de la Santa Creu i Sant Pau, até comentei com o Kiko, que ficar doente aí, deve ser menos triste! Pelo menos os olhos podem se encantar com uma arquitetura especial…

Diz a lenda, que eles querem transformar o local em um museu, a idéia não é ruim, mas há controvérsias…
Hospital de la Santa Creu i Sant Pau em Barcelona

Hospital de la Santa Creu i Sant Pau

De lá pegamos um taxi (5 euros) para o Parc Guell, mais uma obra de Gaudi. Construído com o intuito de se tornar uma espécie de condomínio fechado na época, se tornou um fiasco quando somente 3 casas foram vendidas… um desastre de empreitada!
Porém… os turistas e moradores de hoje, agradecem, pois o governo comprou a área anos depois, e a transformou em parque público!!! Um dos nossos lugares favoritos em Barcelona…

Deixo as fotos…
Entrada do Parc Guell em Barcelona
Entrada do parque
Parce Guell By Mikix
Como uma onda…
Parce Guell By Mikix
Eu e a vista de Barça… podem querer me tirar da foto, mas eu mereço esse momento Barcelona, né?! :mrgreen:

Voltamos para o hotel andando… passando pelo autêntico bairro da Gracia, depois descemos o Passeig de Grácia e pronto!

E foi assim que conhecemos um pedacinho de Barcelona… e para variar, deu vontade de quero mais!!! muito mais!

—x—
Links que nos ajudaram a fazer o roteiro:
** See Barcelona (Passeig de Grácia)

** Rotas & Destinos – Barcelona

** Blog Caravela Brasileira; Posts: 1, 2, 3, 4 e 5

** Barcelona Tourist Guide

** Ex-blog e-migrante

** Direto de Barcelona (Adriana Setti)