Ultimamente, minha viagens vem acontecendo sempre de última hora, não estou reclamando, não me entendam mal… mas quando acontece isso, fica dificil pegar todas as informações necessárias e a gente acaba que indo pelo cheiro.

E foi assim que aconteceu nossa viagem a Israel no ano passado (Dez. 2008). Estávamos terminando nossa temporada em Amsterdam, quando um casal de amigos que moravam em Israel nos convidou para irmos visita-los… nem tivemos dúvida… pensando melhor, acho que até tivemos um pouquinho, pois terrorismo, homem bomba e coisas do tipo, sempre passam pela nossa cabeça, não é mesmo? Mas arrumamos passagem (santa milhas do aeroplan!!!), fizemos as malas e logo estávamos desembarcando em Tel-Aviv.

Agora você me pergunta: “Valeu a pena???”
Eu digo: “SIMMMMMMM… amamos Israel”. Não sei se posso afirmar, mas acho que foi uma das nossas melhores viagens!

Vamos algumas considerações:

– Apesar de algumas coisas pareceram estranhas aos nossos olhos; segurança em portas de estabelecimentos público, exército na rua com suas metrancas, muro que divide a Cisjôrdania de Israel, entre outras coisas… você consegue lidar com isso de uma forma “ok”. Eu me senti segura e o marido ficou em esquema “vigilância constante” (risos!), quem conhece o Kiko já deve estar dando risada! Mas é um receio muito diferente daquele que sentimos no Rio ou São Paulo… a paranóia é outra!

– Fomos para Israel na semana do Hannuka, Festival das Luzes, celebração judaica de 8 dias.
Jerusalem

– Estar na Terra Santa pode te fazer duas coisas… ou você ganha mais fé, ou a perde completamente… eu ainda não sei o que me aconteceu… e o Kiko continua o mesmo de sempre.

– Uma coisa eu te falo… é muito doido estar no mesmo lugar que Jesus e Maria estiveram… eu ficava o tempo todo boquiaberta, e não conseguia acreditar que estava ali eheheeh! Sei que pode parecer esquisito… mas é diferente estar em Roma, Paris ou Barcelona, e estar em Israel. Quando a história se mistura com a religião, o sentimento é mais intenso… EU ESTAVA NA TERRA SANTA, dá licença de eu ficar emocianada?

– Para os Católicos de plantão, lembrem-se que a religião católica apostólica romana não é tão influente quanto a gente pensa… Para os Católicos Ortodoxo, o negócio é fenomenal, eles dominam o lado cristão da coisa ehehehe… E daí vem os judeus e muçulmanos (lógico!).

– E no final… depois de estar lá por quase 10 dias, eu cheguei a conclusão que o processo de paz entre Israel e os Países Ocupados, vai demorar muuuuuito para acontecer… uma pena! E quem perde com isso é a população e os turistas.

O Riq Freire foi um santo em me ajudar escrevendo umpost sobre o assunto e pedindo ajuda a comunidade da blogosfera (quanta emoção! e quantas dicas precisosas! Aliás, ultimamente vem sendo cada dia mais fácil organizar a “viagem dos sonhos” com tantas informações disponíveis na net e o melhor… gratuitas!!!).

—-x—-

E antes de terminar… deixo aqui uma foto da família do Joe e da Lu, acendendo as velinhas para comemorar o Hanukkah ou Channukkah… estavámos por lá, durante a comemoração do Festival das Luzes!
Joe, Lu & familia
Esses quatro são gente boníssima… Joe, Lu, Pedro & Lorena… foi ótimo estreitar os laços!

—x—
Now I will start to talk about our trip to Israel that happened last December.
I have so many thingsto say, but it is quite difficult to do it in two languages ehehehe…
So, as usual, I will give the headlines in English… hope you guys don’t mind ;).
You can also use Babelfish for translation 🙂

Notice that I also added the BabelFish Translator on the sidebar. You only have to choose “Inglês” to translate the whole blog into English! Let me know how it goes 😉