Médico de família no Canada? O que é isso?
Médico de família é um clínico geral, e aqui no Canada, todas as pessoas devem escolher um médico para receber acompanhamento nos seus exames periódicos e fazer o famoso check up geral.
Para verificar os médicos de família que estão aceitando novos pacientes, basta ir no walk-in clinic mais perto da sua casa (Clinica de primeiros socorros) e pegar o nome do médico(a) disponível. Eles te darão cerca de 3 fichas para preencher em casa e depois você liga marcando sua primeira consulta para conhecer o médico.

Tudo parece simples, e teoricamente é mesmo… Quando cheguei no Canada lembro que fiquei ligando para os médicos da minha cidade que o site Doctor Search de Ontario anunciava, mas não deu certo, todos estavam lotados. A melhor saída é perguntar para um amigo ou ir diretamente na clinica como sugeri acima.

Fiz tudo isso e na segunda-feira passada fomos (eu e o Kiko) conhecer nosso médico.

Entramos nós dois juntos na salinha e ele foi se apresentando (coisa de 2 minutos): “Meu nome é tal, sou formado por uma universidade do Iraque desde 197x … (glup! Mirella engolindo seco e entendendo o preconceito que médicos brasileiros devem sentir por aqui)… , estou no Canada há muitos anos, fiz todos os exames necessários para minha qualificação no Canada e depois de 5 anos em Newfoundland praticando medicina geral, me mudei para Ontario.”

Conversa vai e conversa vem… (mais 5 minutos)… dissemos que não tinhamos nada sério de saúde, ele disse que faria todos os exames necessários de rotina e pronto!

E então veio a pergunta: “E aí, me aceitam como seu médico de família?”

Eu e o Kiko nos olhamos e aceitamos 🙂 . Será que tínhamos alternativa?

Claro que sim, a gente poderia simplesmente ter dito que não o aceitaríamos… mas como dizer isso se nunca tivemos uma consulta formal, certo? Foram 10 minutos de conversa e pronto… ele nos mandou voltar em 30 dias para começarmos os exames.

Sinceramente não fiquei chocada (risos! ultimamente essas coisas não me tiram o sono!)… já esperava algo desse nível, mas ele bem que podia ter tirado uma pressão ou sei lá, né?! Achei tão “rapido rasteiro”… e como sempre, totalmente impessoal. Eu não gosto disso! Mas aqui é assim, médico não é seu amiguinho, ele é um profissional que esta lá para te atender e não ficar ouvindo historinha…

Porém, confesso que ainda não me acostumei com isso. Quando vou no meu gineco no Brasil, fico lá 30 minutos só no bate papo antes de fazer o exame frango assado (vulgo Papanicolaou) e outros … conversamos sobre várias coisas, ele me explica como funciona isso ou aquilo, discutimos meus planos, tiro algumas dúvidas etc e tal… não é toque de caixa…

Mas enfim… c’est la vie… Daqui um mês eu volto contando como foi a consulta! E como dizem os canadenses: “Wish me luck!” (Desejem me sorte! 😉 )

Vivendo e aprendendo a ser expatriado… as vezes não é bolinho! eheheheh…

Update: no final, nós repensamos e resolvemos mudar de médico mesmo. Eu encontrei uma médica disponível do jeito que eu queria, que continua sendo minha family doctor até hoje (2013) e de várias outras amigas que eu indiquei. E o Kiko também conseguiu outro médico de família bacana… então fica a dica, não teve empatia com o seu médico, procure outro, fale com os amigos, pesquise e no final dá tudo certo. Quando escolhemos um novo país para chamar de casa, temos que nos adaptar e re-adaptar… e essa é a beleza!