The Jerusalem Archaeological Park

Para entender um pouco melhor a história de Jerusalém, fomos ao “Parque Arquelógico de Jerusalém“, muito instrutivo, com vídeos e murais ilustrativos…

É mais ou menos assim… (quem não tem paciência para essa parte, pula…):

O primeiro povo de Jerusalem foram os Jebusite, eles foram mencionados pela primeira vez em textos Egípcios em 20 A.C.. Em 997 A.C., eles foram conquistados pelos Israelitas, liderados pelo famosíssimo Rei David.

Salomão (filho de David), expandiu a cidade, onde hoje se encontra o Haram ash-Sharif (para os Muçulmanos) e/ou Templo do Monte (para os Judeus). Basicamente, esse era um lugar Judeu que virou Muçulmano, e é onde se localiza as mesquitas “Domo da Rocha e Al-Aqsa” (a mesquita Al-Aqsa é esse telhado cinza que aparece na foto acima e onde Maomé subiu aos céus).

Enfim… ainda na época de dominação judia (Salomão), em 950 A.C. iniciou a construção do Primeiro Templo (exatamente no local onde ficam as mesquitas que citei acima). Em 943 A.C., as tribos de Israel foram dividas e Jerusalem tornou-se a capital da Tribo de Judá/Judéia. Em 586 A.C., Jerusalém se rendeu a Nabucodonosor, Rei da Babilônia… e a cidade e o Primeiro Tempo foram destruídos… tudo isso para inibir a fé judaíca.

O Segundo Templo, começou a ser construído por volta de 520 A.C. … coisas aconteceram nesse meio tempo …

Jerusalem foi conquistada pelo Romanos mais ou menos em 63 A.C. e 25 anos depois, Herodes foi chamado para governar o Reino de Judá/Judéia, e logo depois de sua morte, chegou o “famoso” Poncius Pilates (o que crucificou Jesus). Depois das revoltas Judias contra os Romanos no Século I D.C., foi ordenado que o Segundo Tempo fosse destruído e que Jerusalém fosse queimada… Foi nesse momento que iniciou a Diáspora Judia.

Em 331 D.C., o Cristianismo passou a ser legalizado em Roma por Constantino e sua mãe iniciou a procura de “Lugares Santos” na Terra Santa (incluindo o Santo Sepulcro).Inclusive a maioria dos lugares denominados santo pelos cristãos foram “encontrados” ou “feitos” pela mãe de Constantino, uma católica fervorosa. (E eu nem preciso me prolongar dizendo que é um tanto quanto óbvio que a maioria dos lugares foi encontrado na base científica do achometro).

Em 614 D.C., os Persas conquistaram Jerusalém que foi reconquistada pelos Bizantinos novamente, e logo depois perdida pelo Árabes, liderados por Caliph Omar (nessa época o Islamismo já existia e os árabes estavam tomando o poder). Em 688 o Domo da Rocha foi erguido.

Nesse meio tempo, ainda sob domínio Islâmico, Judeus e Cristãos podiam orar e praticar suas religiões. Porém no século X, o Califa Hakim, iniciou a perseguição de não-muçulmanos – igrejas e sinagogas foram destruídas… e isso, deu início as cruzadas…

Em 1099 Cavaleiros das Cruzadas tomaram a cidade… e Saladin (lider do exécito mameluco, porém muçulmano) expulsou os cavaleiros em 1187 e a “paz” voltou a reinar em Jerusalem para os Judeus e Muçulmanos. Esse foi um período de efetiva administração…

Em 1517, os Turcos Otomanos atacaram os mamelucos e tomaram a cidade… embora, o muro da cidade-velha tenha sido construído nessa época… a falta de administração por parte dos otomanos, levou a cidade ao declínio.

Em 1856, o Sultão turco, editou a tolerância para todas as religiões… e isso resultou em Cristãos e Judeus de volta a Terra Santa.

Depois da Segunda Guerra Mundial, a cidade (e todo os país) passou ao domínio Britânico… e foi nessa época, que a onda nacionalista entre Judeus e Árabes começou a “pegar fogo”… Com o apoio da ONU, o plano de partição do país iniciou (1947), foi aceito pelos Judeus, porém rejeitado pelos árabes. Em 1948 o estado de Israel e Palestino foram estabelecido pela ONU e o conflito árabe-israelense iniciou.

Jerusalém nessa época, era dividida entre Israel e Palestina (e a guerra os conflitos no meio disso tudo, os países árabes vizinhos ajudavam financeiramente e logisticamente os Palestinos)… com a Guerra dos 6 Dias, Jerusalém foi tomada pelos Judeus e “reunificada”… e em 2008 a “zona” continua… a controvérsia continua… aparece o Fatah, Sharon, Arafat, Hamas e outros…o povo (ambos os lados) sai perdendo… e assim vai…

Entenderam??? Tipo assim… não sou a melhor em história, mas acho que dá para se enquadrar na história, né? Tenham sempre em mente a questão Primeiro e Segundo Templo, pois é de extrema importância para os Judeus, ok?!

Então… continuando…

Depois do museu, fomos para o tão esperado Muro das Lamentações… gente é simplesmente um muro, nada de mais… mas a energia é tão boa!

Muro das Lamentações

Para entrar no recinto, você passa por uma vistoria de segurança básica. Antes de entrar na parte de orações, escreva seu bilhetinho e enrole. A parte do muro é divida em dois, mulheres vão para o lado direito e homens vão para o lado esquerdo… Entre e coloque a mão no muro para sinta a vibração, tente encontrar um buraquinho para deixar seu bilhetinho, saia de costa olhando para o muro e pronto… muuuuuito especial! Gostei muito, mesmo não sendo judia.

Muro das Lamentações

Muro das Lamentações

E definitivamente Israelense adora sair em fotografia. Essa a molecada do exército israelense posando pra mim… fala sério… muito legal! Reparem que todos estão de metranca… aliás isso é algo surreal em Israel, via e mexe a gente via jovens do exercito andando de armas na mão como se fossem bolsa. Não me acostumei com isso.

Pelo que entendi… o muro não é para ficar se lamentando (risos!), e sim para orar e estar mais próximo de Deus. O lance dele se chamar muro das lamentações, vem do fato dos Judeus lamentarem a destruição do Primeiro e Segundo Templo, pois essa parte do muro, foi o que sobrou do muro original do segundo templo, entenderam? Eu disse que a histórias dos templos eram importantes, não foi?!

Via dolorosaContinuando o passeio, já quase no final da tarde… fomos fazer o caminho da famosa Via Dolorosa (começamos no V estágio). Agora… falando o meu lado católico… coisa de louco isso, viu?! Mesmo sabendo que o atual caminho não foi o original, pois a cidade mudou “um pouco” desde 33 D.C…. eu fiquei emocionada, tive incluisve a oportunidade de ver os padres beneditinos fazendo uma mini procissão e rezando em cada estágio…

Parte da via dolorosa fica no Bairro Árabe e foi lá que negociei meus terços; quer souvenir melhor que um tercinho comprado em Jerusalém???

E foi então que chegamos na tão esperada… Igreja do Santo Sepúlcro, lugar onde Jesus:

… foi crucificado morto e sepultado,
desceu à mansão dos mortos,
subiu aos céus,
está sentado à direita de Deus Pai,
de onde a de vir a julgar os vivos e os mortos…” (Oração do Credo)

Igreja do Santo Sepulcro

A entrada da Igreja é meio chinfrim… mas o que importa é lá dentro… como a maior parte da Igreja pertence ao Católicos Ortodoxos, a decoração é bem carregada (cheia de insenso, ouro etc)… eu achei que isso perde um pouco da simplicidade que Jesus tanto pregou… massssss… ao chegar na XII Estação lá dentro da igreja (Jesus morre na cruz em Golgota/Calvário), eu não aguentei… buáááá’!

“Meu Deus, meu Deus, por que Me abandonastes?” (Jesus)

Santo Sepulcro

Esse é o lugar onde teoricamente Jesus foi crucificado, diz a lenda que a madeira ali disponível (dentro daquele buraquinho de prata) é a que foi usada na cruz de Jesus…

(Eu sei… eu sei… você deve estar dizendo: “Essa louca não tem noção que isso não é verdade?!” Eu tenho… mas… meus amigos, depois de um dia desses, você passa acreditar em tudo… é tudo é muito intenso… ou você entra no jogo, ou nem vá visitar ehehehe!).

Santo Sepulcro

Depois passamos pelo mármore onde Jesus foi lavado após sua morte, local onde também benzi meus terços! Visitamos a tumba de Jesus…

Dá para passar um dia inteiro descobrindo tudo o que o Santa Sepulcro tem a oferecer… mas nosso dia já estava acabando… tinhamos que voltar…

No retorno para o carro, passamos pelo bairro Armenio, onde aproveitei para comprar uns baklavas e apreciar um pouquinho mais da cidade…

Santo Sepulcro

Santo Sepulcro

E acabou… o dia foi intenso… quase surreal… amamos!!! Um dia eu volto!!!

Leia também:
Israel I (Introdução) Dec./2007
Israel II (Jerusalem – parte 1) Dec./2007
Israel III (Jerusalem – parte 2) Dec./2007
Israel V (Deserto Negev) Dec./2007
“Israel” VI (Petra) Dec./2007