Morar no Canadá ou voltar para o Brasil

Dia desses estava lendo meus email e me deparei com uma mensagem de leitor perguntando o seguinte: “Você se acostumou a morar no Canadá? Pensa em voltar para o Brasil?”.

Não é uma super pergunta? Aquela que fica entalada na garganta de todo mundo? Pois é, aqui em casa, a coisa não é diferente e confesso, que vira e mexe eu e o Kiko nos fazemos essa mesma pergunta. Será que nos acostumamos a morar no Canada? Ou melhor, sera que me acostumei a ser uma pessoa do mundo?

Canadá ou Brasil

Eu acho que é muito fácil se acostumar com o Canada. Certamente um país onde praticamente tudo funciona direito, onde a quantidade de políticos corruptos é pequena, onde apesar dos altos impostos você vê o retorno.

Vide: educação gratuita e de qualidade, um sistema de saúde gratuito e que funciona na maioria das vezes, boas estradas, um transporte publico que precisa ser melhorado mas que cumpre o básico, criminalidade baixíssima, muro nas casas é somente para privacidade e não proteção, parece que vivemos em um condomínio fechado, fácil acesso a eletrônicos, carros e bens materiais em geral. Enfim, qualidades positiva no quesito de morar no Canadá não faltam.

Eu sempre digo para o Kiko (marido), que o Canada é o melhor país para se imigrar do mundo, não necessariamente o que eu quero morar para vida inteira, mas de todos os lugares que passei, morei e visitei, eu não tenho dúvida disso.

Porém, esse mar-de-rosa nem sempre funciona para todos, isso é certo.

Existem alguns pontos que deixam o Canada um pouco sem graça, como por exemplo a passividade dos canadenses e residentes, clima insuportavelmente frio (por mais que se goste de frio, o inverno é demasiadamente longo!), falta emoção na maioria dos canadenses (eles costumam pensar tanto no próximo, que isso deixa as relações mais frias que deveriam), a maldita a experiência canadense no mercado de trabalho (que na minha opinião é usado somente como forma de protecionismo e desculpa para se pagar pouco para o recém imigrante) e outras coisas.

Dessa forma, pesando os prós e os contras, eu diria que sim, eu me acostumei a morar no Canadá, e apesar de algumas mudanças ao longo desses 21 anos de Canadá, esse é o país que eu chamo de casa.

Voltar para o Brasil algum dia (?)

Respondendo a outra pergunta: se eu penso em voltar para o Brasil algum dia?

Conforme disse sabiamente meu amigo Cleber: “uma vez que você sai do Brasil, sua unica certeza é que você não tem certeza de nada!” #Fato

Será que algum expatriado pensa diferente??? No meu caso, penso exatamente dessa forma. Depois que imigrei pela primeira vez, tenho certeza que não consigo mais me imaginar morando em nenhum lugar do mundo com a filosofia do “pra sempre”.

Ontem mesmo estava conversando com meus cunhados e eles nos perguntaram quando a gente iria ter/construir uma casa dos sonhos, pois é… eu e o Kiko olhamos um para cara do outro e não soubemos responder se a gente queria uma casa dos sonhos, pois um lugar assim significa ter raízes muito profundas e não sabemos se esse é nosso objetivo.

Já pensamos em voltar ao Brasil várias vezes, inclusive, quase o fizemos depois de um ano no Canada devido a uma oferta de emprego quase irrecusável para o Kiko. Mas como diz o ditado: “quem não sai na chuva… não aprende a se molhar”, e foi assim que optamos por ficar no Canada e viver tudo que deveríamos experimentar naquele momento.

Vivendo entre lugares…

Hoje, temos um apartamento no Brasil para chamar de nosso e deixar coisas que não quero que saiam do lugar com nossas mudanças, mas também temos nosso apartamento no Canadá, e o mais louco é que estamos temporariamente na Austrália, um temporário meio longo (quase 4 anos), devo confessar, mas é assim que a gente gosta de viver.

Não pensamos em retornar para o Brasil com a ideia do “pra sempre”, ainda temos muito que viver pelo mundo e experimentar novas coisas. Mas não desconsidero a ideia de um dia poder passar mais tempo no Brasil, especialmente depois de tanto tempo morando fora.

Eu sei que nosso estilo de vida é diferente de muita gente, temos um espírito livre! As vezes cansa esse vai e vem, mas ao mesmo tempo isso nos impulsiona.

Escrevi esse texto originalmente em 2009, e hoje, 2022, estou aqui revivendo essa resposta. Inclusive já mudei… mas a essência permanece a mesma.

Obs: A caixa de comentários está a ouvidos dos que concordam, discordam ou não acham nada!

Gostou do tópico? Leia outras divagações sobre a vida expatriada aqui no Mikix:
Dúvidas de imigrantes… a mente prega peças
Canada – O Novo Eldorado
Minha Cerimonia de Cidadania Canadense