Dicas para alugar imóvel na Australia

Dicas para alugar imóvel na Australia

Uma das coisas que a gente SEMPRE precisa se preocupar ao se mudar para um novo país, é a questão do “onde vou morar?!”. Pensando em dividir nossas experiências, mando algumas dicas de como alugar imóvel na Australia.

Das casas e apartamentos que já aluguei por aqui, todas foram em Brisbane, então, minha experiência fica bem centrada nessa cidade, mas acredito que não seja diferente nos outros locais.

Vou dar mais dicas em relação a aluguel de imóvel para longa temporada (para quem vem como imigrante ou para estudar por mais tempo), mas vou mencionar também sobre como encontrar quarto para dividir e outras coisinhas do tipo.

Vem comigo!

Dicas para alugar imóvel na Australia

Dicas para alugar imóvel na Australia

Websites para procurar imóveis

O principal website para procurar imóveis para alugar na Australia é o realestate.com.au, seguido do domain.com.au, esse último já com menos ofertas.

O Real Estate foi o website e app sempre deu certo pra mim, onde encontrei todos os imóveis que aluguei até o momento.

No website ou app você pode selecionar se prefere alugar apartamento mobiliado ou não, limitar o bairro que deseja morar, o que quer ter na casa, a média de preço que quer pagar etc, precisa ir brincando com ele para a procura ficar mais fácil e direta.

O processo é chato, eu pelo menos, odeio ficar fazendo isso. Mas não tem jeito, quanto mais se procura e verifica os detalhes, mais chance de encontrar o lugar perfeitinho para você.

O GumTree é outro website que tem ofertas de aluguel e na maioria das vezes diretamente com o proprietário. Mas claro que por ser um website sem muito controle e geralmente sem corretor envolvido, a dica é ficar atento para não cair em cilada. Aliás, o GumTree é uma dádiva por aqui, você encontra muitas coisas comprar e vender coisas usadas (um website para guardar no coração!).

Tempo de aluguel e forma de pagamento

Dicas para alugar imóvel na Australia

Exemplo de anúncio do Real Estate website

A maioria dos contratos de aluguel são para 6 ou 12 meses e o valor é fechado por semana, e não mensal como estamos acostumados no Brasil e em outras partes do mundo (veja exemplo acima).

Algo importante de ter em mente, é que geralmente você corre mais atrás dos corretores, do que eles de você. Apesar do mercado não estar mais aquecido como antigamente, os corretores nem sempre são tão pró-ativos quanto a gente gostaria.

Cidades como Sydney e Melbourne, podem ser mais difíceis de encontrar um bom lugar para morar (especialmente se a grana for curta). Então se permita tempo, paciência e de repente uma flexibilidade em preferência de bairro.

Dicas para quem está alugando pela primeira vez

Para quem está chegando na Australia, conseguir o primeiro aluguel pode ser bem complicado, especialmente se não tiver emprego, histórico de crédito, visto de residência e dinheiro reservado.

Mas claro que nada é impossível, então saber se vender para o corretor e proprietário é fundamental. Se você está chegando, fale de suas qualificações (como bom pagador, boa pessoa e chances de encontrar um bom emprego). Se for estudante e ainda não tiver contrato de trabalho, melhor usar a técnica que seu pai/mãe será responsável pelo pagamento do seu aluguel, na minha opinião dá mais credibilidade.

Não é para mentir ou ficar inventando histórias, mas valorize seu perfil. Pense que você é o proprietário, será que você alugaria para você mesmo nessas condições? Se você é bom pagador e gente boa, se venda como tal …

Outra forma de tentar fechar o contrato é negociar o pagamento adiantado de semanas extras do aluguel logo no início (além do bond de 4 semanas, claro).

Exemplo, quando eu e o Kiko alugamos pela primeira vez um imóvel no exterior, negociamos de pagar 6 meses de aluguel adiantada, para provar que nossas intenções eram boas e também garantir o lugar que havíamos gostado (foi puxado, mas deu certo).

Aliás, não tenha a ilusão de conseguir alugar tudo antes de chegar na Australia, além de não ser recomendável (por que você precisa ver o imóvel antes de fazer qualquer comprometimento), é raro algum proprietário ou corretora aprovar o inquilino dessa forma. Claro que isso não conta para aluguel de curta temporada ou aluguel de quartos.

Para quem está chegando, de repente considerar os primeiros meses em um AirBnB (apesar de mais caro) é uma boa opção. Eu recomendo tentar negociar o preço com o host do AirBnB, seja aberto, diga o quanto pode pagar e veja a contra-oferta, mas seja razoável!

Alugando quartos

Se sua ideia é alugar um quarto para passar uma temporada ou para sentir o mercado, antes de se responsabilizar por um aluguel; grupos do facebook de brasileiros na Australia pode ser uma ótima alternativa de encontrar roommates, o ideal é procurar por grupos específicos de cada cidade.

Aqui no grupo do facebook de Brisbane, sempre vejo pessoas procurando por “inquilinos”. O Gumtree também tem essa opção de procurar por quartos para alugar (flatshare) ou quartos para dividir (roomshare).

Opção para encaixar no seu orçamento não faltam.

Analise bem a casa antes de fazer uma oferta

Quando você encontrar algumas propriedades nos websites, entrar em contato com o corretor e marcar sua primeira (de muitas) visitas, seja bem atento aos detalhes da propriedade, pois não é muito comum a gente ficar vendo os imóveis várias vezes antes de se aplicar para o aluguel (Tenancy Application).

Saiba que durante a inspection, assim como você pode fazer perguntas sobre a propriedade etc, o corretor também pode fazer várias perguntas para você.

Inclusive, antes mesmo dele(a) mostrar o imóvel, é normal ele perguntar qual seu budget (orçamento semanal), caso for menor que o que ele está anunciando, pode ser que ele nem perca tempo em te mostrar a propriedade.

Dicas para alugar imóvel na Australia

 Documentação para  o Tenancy Application

Quando você encontra o local que deseja alugar, você precisa fazer o aplicação de locatário (Tenancy Application), são algumas páginas de dados pessoais, referências e coisas do tipo.

Além desse documento, a imobiliária ou o proprietários podem pedir vários documentos para comprovar renda e provas de quem é você. Geralmente, todas as pessoas que irão morar na residência devem preencher essa aplicação e enviar a documentação necessária.

A resposta vem em no máximo 3 dias úteis, mas cada lugar pode ser de uma maneira, então pergunte qual o prazo para resposta da avaliação.

Abaixo mostro os documentos que nos pediram nessa última aplicação que fizemos para alugar nosso apartamento em Brisbane:

Dicas para alugar imóvel na Australia


Curte nossas dicas? Então ajude o blog!

Na sua próxima viagem (ou do seus amigos), use os links abaixo para fazer sua reserva. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o blog (sim, custa bastante manter esse espaço).

* Transfira dinheiro do Brasil para a Australia pela Transferwise

Reserve seu hotel com até 50% de desconto no Booking!

* Não viagem sem seguro viagem e ganhe 5% de desconto usando nosso link com a Seguros Promo!

* Saia do Brasil com o chip de celular da EasySim4U (internet ilimitada)! Frete gratuito para quem usar nosso link!

*Alugue carro pela RentCars. Atendimento em português e pagamento em até 12x (sem IOF).


Pagamento e depósito de segurança

É de praxe os locatários pagarem duas semanas de aluguel mais 4 semanas de depósito de segurança (bond) depois que da aprovação do aluguel, geralmente eles dão 48h para você fazer todo esse pagamento para garantir a locação.

As duas semanas de aluguel corresponde as primeiras duas semanas, e o depósito de segurança (bond) fica guardado e só é reembolsado no final do contrato, após a entrega das chaves.

Qualquer tipo de limpeza ou conserto que tiver que ser feito para deixar o imóvel nas mesmas condições do relatório de entrada (Entry Condition Report), será descontado do valor desse bond.

O bond é devolvido em até 10 dias depois de devolvida as chaves e fique ciente que NUNCA o bond vêm integral, eles sempre acham alguma coisa (limpeza extra, por exemplo) para ficar com uma parte – nada de errado nisso, mas só aviso para não criar frustração ou surpresa.

Mais detalhes sobre essa questão do bond, pode ser lida aqui em inglês.

Dicas para alugar imóvel na Australia

Photo by rawpixel.com from Pexels

Relatório de entrada (Entry Condition Report)

Depois que você pega as chaves do apartamento, é entregue um relatório de entrada onde a corretora e o locatário precisam anotar (e fotografar) qualquer tipo de condição do imóvel – como uma super inspeção.

Minha dica é você gastar seu tempo nisso e investigar cada detalhe. TUDO, absolutamente TUDO, o que estiver errado ou achar que está estranho, você deve anotar e tirar foto para comprovar. Se não fizer isso, pode ser que no final do aluguel, você tenha que pagar por algo que não foi sua culpa.

O vídeo abaixo (em inglês) oferece mais detalhes sobre o Entry Condition Report, esse é específico do estado de Queensland, mas não muda tanto de um lugar para o outro.

E depois de tudo isso … é só curtir a casinha nova!

 

Mais dicas de Brisbane e vida na Australia: 

Mudança para Australia – Checklist antes e depois da mudança

Homesick/Saudades … a la Kikão (vida Canadá x Australia)

Posts que escrevi quando estava no Canadá, mas que vale para quem está se mudando para qualquer país do mundo:

Imigrar não deve ser sonho

Qual é a sua: Fugir do Brasil ou Chamar um novo país de casa?

Principais problemas enfrentado pelos imigrantes

 

 

Semi-nômade digital, Mirella morou em 5 países e já visitou outros 56. Atualmente chama Toronto (Canadá) de casa, mas está temporariamente em Brisbane, na Austrália!
Consultora de intercâmbio especializada no Canadá e produtora de conteúdo de viagem, suas duas paixões profissionais.

View more posts by

Website: https://www.mikix.com

Deixe um comentário

testando