Uma das coisas que mais fiquei intrigada enquanto andava pelos souks de Deira em Dubai, foi ver algumas mulheres usando essas “máscaras” (foto abaixo)… sinceramente nunca tinha visto e fiquei sem entender o motivo de usarem aquilo…
Fonte: cartão postal
Burqa tradicional da região do Golfo Pérsico

Foi participando da visita guiada oferecida na Mesquita Jumeirah que descobri que essa tal “máscara“, é também um estilo de burqa usada na região do Golfo Pérsico desde que as mulheres/meninas atingissem a puberdade. Atualmente é usada somente pela geração mais velha e tradicional da cidade… isso explica o motivo de eu ter visto somente em Deira.

A parte de dentro da máscara é lixada e polida por conchas de ostras ou pedra. Depois é pintada com corante ídigo, que tem fama de “embelezar a branquear” a pele… Durante o uso, esse mesmo corante solta uma tinta que escurece a pele, por isso a impressão da pele suja da mulher da foto.

Aliás, é sempre enfatizando o lado de beleza e preservação da pele que as mulheres explicam o motivo do uso da burqa. Claro que também tem o fato de se vestir moderamente devido a religião, mas sempre “tudo começou” com o clima seco e quente do deserto etc e tal… Fica a seu critério julgar o “real” uso desse vestimento…

Pouco se sabe da origem desse tipo de burqa, mas há especulações que tenham vindo do Yemen e Omã… ou até mesmo da Índia…

Encontrei um artigo (em inglês) muito interessante para quem se interessar em aprofundar o assunto [clique aqui]