No sábado passado, dia 26 de Janeiro, celebramos o Australia Day, um dia de celebrações por todo país, ressaltando o orgulho de ser australiano, da diversidade, da história, e do país Australia como um todo.

Eu sempre comemorei a data de maneira bem informal; participando dos eventos (até contei sobre a corrida das baratas que acontece em Brisbane todos os anos e é muito engraçado), fazendo um barbie (churrasco) ou simplesmente aproveitando o feriado para ir a praia e descansar.

Em 2015, quando estava de volta ao Canadá, até escrevi um post sobre minha saudade da Australia, bem no Australia Day, lógico!

Vale a pena viver na Australia

A verdade é que eu nunca havia parado pra pensar sobre o significado da data e o quanto ela pode ferir os sentimentos e a luta do povo aborígene, até que li essa reportagem da news.com.au: “Massive crowds protest at Invasion Day rallies across Australia“.

Para quem não sabe, o Australia Day comemora o aniversário da chegada da primeira frota de 11 navios britânicos, cheio de prisioneiros e soldados, em Sydney no dia 26 de Janeiro em 1788, com a intenção de colonizar esse pedaço de terra do outro lado do mundo!

Numa dessa, nem precisamos pensar muito para entender que apesar da Australia ser um país incrível, a história de sua colonização e das barbaridades feita com o povo aborígene, que já viviam aqui há mais de 60.000 anos, é uma lástima e não pode ser esquecida!!!

Australia Day, comemorar ou não?

Arte aborígene na região do Uluru

Depois de matutar um pouquinho sobre o assunto, acredito que os protestos que vem ganhando força para abolir a data, sejam bem pertinentes. O que para alguns pode ser considerado “descobrimento”, para outros foi o início de uma invasão cruel e com danos praticamente irreparáveis.

Sim, é um tema controverso, mas a intenção desse post não fazer você concorda ou discordar de mim, mas só abrir uma janela para pensar sobre o assunto e refletir sobre datas que podem parecer inofensivas, mas tem todo um cunho político como real significado!

O que você acha? Vamos conversar nos comentários?

Leia também:

Qual tamanho da Australia?

Viajando 15 dias pela Australia (roteiro)