Não tem jeito… temos que começar esse post com esta “obra prima” de Freddie Mercury e Montserrat Caballé …

Agora sim… o post tem um trailler e uma trilha sonora adequada para celebrar a beleza, a harmonia, a energia, o ritmo e a vivacidade de BARCELONA!!!

Chegamos na cidade, sexta a noite e fomos direto ao hotel (Best Western Premier Hotel Dante) descansar, queríamos aproveitar o máximo dos nossos próximos dois dias na cidade, embora já tivessemos em mente, que conhecer tudo seria impossível!

No sábado de manhã saimos do hotel em direção a Plaça Catalunya (construída em 1927) e dizem ser o “centro nervoso” da cidade… onde tudo acontece!!! Eu a achei legal, mas devo confessar que já vi praças mais bonitas!
Plaça Catalunya by Mikix

De lá, descemos a famoséééérrima e agitada rua/calçadão “La Rambla” onde de tudo acontece…

Começa-se com os velhinhos sentados nas cadeiras observando o footing, depois vem as intermináveis estátuas de gente a procura de um trocadinho, uma imensidão de turista, as bancas de revistas, as barracas de aves, uma arte de Miró para pisarmos em cima, as barracas de flores, muita gente, o colorido e delicioso mercado “La Boqueria“, o Liceu, o Palau Guell, mais gente e finalmente terminamos a rua com o monumento a Colombo (isso mesmo… Cristovão Colombo)! Ufa.. dá até para cansar, né? Mas na verdade é uma delícia passear por lá sem pressa e se deixar mesclar com os locais e turistas…
La Rambla
La Rambla + obra de Miró bem na calçada…
Diz a lenda, que Colombo esta apontando para a América, mas na verdade, a América é quase que na direção oposta… dessa forma, o Kikão, foi ajudá-lo nessa tarefa árdua de direção eheheheh…

Continuando, fomos andando pelo porto que estava cheio, pois no dia seguinte os veleiros iam zarpar para dar inicio a competição “Barcelona World Race“… demos uma passadinha rápida pelo Barceloneta, só para ter um gostinho do que é praia na cidade de Barcelona… e não é que ela estava com bastante gente… incluindo banhistas!!! Esse clima de praia é sempre muito bom!
Barceloneta by Mikix

Subimos então para o bairro velho, que eles chamam de “La Ribeira” e foi lá que senti novamente um gostinho da Sicília, sei lá, ruelinhas, igreja, bares e restaurantes perdidos! O Museu Picasso seja talvez o ponto alto para quem busca arte no La Ribeira e eu recomendo a visita, sempre prefiro museus com temas únicos e esse é especial!

A Catedral Santa Maria del Mar está intrinsicamente ligada a história da cidade, recomendo a leitura do livro A catedral do mar, de Ildefonso Falcones de Sierra, para já ir entrando no clima desse bairro, antes da viagem…

La Ribeira by Mikix

La Ribeira… um bairro medieval perdido no meio da vibrante Barcelona…

Logo ali, começamos a explorar o Bairro Gótico, outro lugar de deixar todo mundo de queixo caído… Tanta coisa pra ver e explorar; Palau de la Generalitat, Prefeitura, Palau Reial, muros do período Romano e a LINDÍSSIMA Catedral de Barcelona, um dos fatos mais marcantes dessa catedral foi que 6 índios que vieram com Colombo em 1493 foram batizados ali…

Como adoro um docinho deixo a dica dos deliciosos “churros com chocolate” do Mesón del Café, um lugar lindinho, pequenininho e aconchegante (o churros é médio ou na verdade diferente daqueles que estamos acostumados no Brasil… risos!)

Foi em frente a Catedral, que lá pelas 6 da tarde, vimos um “baile a la Catalunya“, ou simplesmente Sardana, dança típica da Catalunya… filmei um pouquinho para quem quiser ver, clique aqui
Bairro Gótico
Menina brincando com uma das letras da palavra “Barcino” (nome da cidade, na época Romana)… ao fundo vocês podem ver os requícios dos muros romanos que falei anteriormente…

Depois de andar mais um pouquinho pelo bairro, ver a Sardana, tentar reservar um lugar no 4 Gats para jantar (lotado), seguimos pela Portal De l’ Angel (shopping, shopping e shopping) e de lá para o hotel.

Janta-se tarde em Barça… dessa forma, lá pelas 9PM, fomos ao Tapa Tapa… Tapas MARAVILHOSAS com preço justo e bem no meio da muvuca, quase impossível de acreditar que poderia ser bom!!! Não percam…

E depois de uma espiadinha noturna na “Casa Batló” e na “Casa Milá” (La Pedrera) terminamos nosso dia…

PS: Ah… e estar lá no dia que o Rei Juan Carlos I diz a Hugo Chavez – “¿Por que no te callas?“…. não tem preço!!! Adorei!

Obs: Achei que fosse conseguir escrever os dois dias em um post… mas como sempre, eu falo demais! Fica o próximo post para amanhã ou sexta.