Nessa terça-feira, aqui na Australia, aconteceu o Melbourne Cup, a corrida de cavalo mais famosa do país e uma das mais importantes do mundo (especialmente na questão de premiação). Eu escrevi sobre ela aqui no blog na segunda-feira, leia aqui.

Por pura inocência (pois é, tenho esse costume de ver o mundo sempre belo e colorido!), eu estava entrando na onda da Melbourne Cup, afinal de conta, tem todo um glamour que nos envolve e é algo muito bacana ver o pessoal se vestindo a rigor para participar das festas que rolam por todo canto, não somente em Melbourne, como em toda Australia. Não é a toa que aqui eles dizem que é a “corrida que para uma nação” (“race that stops the nation”).

Mas depois da corrida, quando estava voltando para casa, eu li uma amiga escrevendo o seguinte no facebook:

Boicote a Melbourne Cup

Traduzindo: “Qual cavalo morreu esse ano?”

Na minha ingenuidade, fiquei pensando, mas porque cargas d’água ela escreveu isso? Pesquisei rapidinho no google e vi que realmente um dos cavalos havia falecido, o The Cliffsofmoher fraturou o ombro durante a corrida e teve que ser abatido.

Outro amigo, publicou isso:

Boicote a Melbourne Cup

Acredite se quiser, mas quase todos os anos um dos cavalo da Melbourne Cup morre durante a competição. E isso é apenas em uma corrida!!

Para se ter ideia da crueldade, em 12 meses, de Agosto/2017 a Julho/2018, 119 cavalos morreram em corridas de cavalo aqui da Australia, de acordo com o Coalition for the Protection of Racehorses. Pensa… 1 cavalo morto a cada 3 dias em decorrência dessa loucura humana por jogos de aposta!

Boicote a Melbourne Cup

Eu não sei quanto a você, mas eu estou chocada! E mudei completamente meu comportamento e ideias sobre a Melbourne Cup.

De que serve todo esse glamour de vestidos, cabelos e drinks, se perdemos nossa ética?! Essa é a pergunta que fico me fazendo, e muito me admira que os australianos ainda não a tenham boicotado totalmente, independente da tradição envolvida!

De que adianta manter as tradições, se elas não são dignas?! Essa pergunta vale para todos os aspectos da vida… sempre temos que ter uma visão crítica do que propagamos por aí.

Melbourne Cup em Brisbane

Celebração da Melbourne Cup em Brisbane, 2018

Melbourne Cup em Brisbane

Celebração da Melboune Cup em Brisbane, 2018

Gostei de saber que não estou sozinha, todos os anos, mais e mais australianos se manifestam contra essa data! E além de enfatizarem sobre a crueldade em relação aos animais, há também preocupação em relação ao excesso de aposta e bebida, vocês não fazem ideia do que acontece na prática!

Enfim, eu só queria escrever esse post, pois no meu artigo anterior, eu simplesmente não mencionei nada sobre isso, por pura ignorância, mas agora que tomei conhecimento do assunto, não tem porque continuar apoiando!

E sim, podemos sempre mudar de opinião, não há nada de errado com isso, o erro é saber de atrocidades como essa e fingir que não existe! Isso sim é burrice ou melhor, hipocrisia!

PS: desculpa o tom alfinete do post, mas o blog é pessoal e tenho direito de me manifestar, não é mesmo?

Leia também: 

Principais problemas enfrentado pelos imigrantes
Final de semana em Barossa Valley, South Australia
Kooroomba, uma plantação de lavandas perto de Brisbane