Mapa da Australia por Phillip MartinDiz a lenda, que só se conhece um lugar quando se vive nele, e por experiência própria, eu digo que a lenda é verdadeira. Nada melhor que saber das sutilezas que só os locais identificam e hoje trago para vocês algumas curiosidades da Australia.

Entender um pouco da rotina do país que escolhemos viver nos faz se sentir em casa, mesmo “fora dela”…

Sendo assim, vira e mexe me pego comparando a Australia com os lugares que já morei e é interessante notar as diferenças e semelhanças de cada lugar.

Veja abaixo algumas que acabei de pensar e ainda não dividi com vocês, dessa vez no setor da saúde, bebidas, vida no paraíso e vivendo no Jurassic Park.

Curiosidades da Australia (ou dos australianos) …

1)      Surpresa em relação ao sexo do bebê: claro que não é regra, mas a maioria dos australianos que conhecemos, decidiram deixar para saber o sexo do bebê somente no momento do parto.

2)      Exame papanicolau a cada (2) 5 anos: isso pra mim foi um choque, estava acostumada a fazer esse exame uma vez por ano, tanto no Brasil, quanto no Canadá. Mas aqui o negócio é diferente, somente a cada cinco anos o exame é pago pelo governo (medicare), do contrário, você deve pagar do próprio bolso. PS: em 2018 isso mudou para 5 anos, mas no Canadá também mudou para um exame a cada 3 anos! Continuo achando muito tempo…

3)      Está com dor? Panadol: assim como no Canadá e EUA a gente pensava no Tylenol ou Advil para qualquer tipo de dor corriqueira, aqui eles tem o panadol. Dessa forma, se estiver por aqui passeando, trabalhando ou estudando, já sabem… sentiu aquela dorzinha de cabeça, corre para a fármacia ou supermercado e pegue seu panadol! https://www.panadol.com.au/

4)      Bebidas somente em lojas especializadas: apesar dos australianos serem famosos por adorarem uma birita, bebida não se vende em supermercado como estamos acostumados na maioria dos lugares do mundo (mais uma semelhança ao Canadá).

5)      O preço de se morar no paraíso: Deus pode ser Brasileiro, mas segundo os Australianos, o paraíso fica aqui (será que Ele imigrou também? ahahah…). Acreditam que eles também acham que vivem no melhor país do mundo, com as meninas mais bonitas, os melhores surfistas, o melhor clima etc etc etc…

Um dia até estava comentando com um amigo que achava os  preços de imóveis muito caro por aqui quando comparado ao Canadá, e sabe o que ele respondeu? “É preço de se morar no paraíso….” / Já viu esse filme? Eu também, igualzinho o Brasil: same same but different … eheheh (PS: Com esse nosso retorno para a Australia agora em 2018, eu acho que os preços de casa entra Canadá e Australia são bem similares, na verdade, estou achando o custo de vida em Brisbane, mais barato que o de Toronto, por exemplo).

6)      Aranha em casa é uma boa coisa: pois é, vira e mexe quando digo que matei uma aranha em casa, os australianos me acham anormal, pois segundo eles, as aranhas são boas para matar outros insetos (barata e essas coisas). Elas podem até ser uns amores, mas gente, as bichinhas são grandes! Eu morro de medo.

7)      Fique esperto com água viva: apesar de todo mundo se preocupar com os tubarões, crocodilos, cobras etc, um dos animais que mais “atacam” aqui na Australia são as aguas vivas (especialmente duas especies: Box Jellyfish e Irukandji Jellyfish). Inclusive, no verão, na região norte do país (incluindo nordeste e noroeste), é quando elas estão presente na água e sempre tem caso de “ataque”…

Com certeza mais coisas virão e eu vou colocando aqui, até que um dia eu resolva organizar com temas mais específicos 🙂