Quem não gosta de guardar um dinheiro extra, não é? E pensando nisso, o tema desse mês do projeto Vida em TO, foi dicas de como economizar morando em Toronto! Parece quase piada falar em economia na vida em Toronto, já que a cidade está se tornando mais cara a cada ano que passa, mas sabendo rebolar e usar algumas técnicas, é possível sim salvar seu rico dinheirinho!

Abaixo mando 10 dicas que uso, espero que ajude, e caso você tenha outras para compartilhar, não esqueça de nos deixar um comentário 🙂

 Como economizar morando em Toronto

 

1- Cinema de terça-feira

A maioria dos cinemas oferece promoção nos ingressos às terças-feiras, isso significa que é uma ótima opção de economia! Eu sempre tento ir nesse dia 🙂 .

Infelizmente, alguns cinemas não estão mais oferecendo o desconto para as grandes estréias, então fica de olho!

cinema de terça em Toronto

2- Aprenda a comprar nas épocas das promoções 

Especialmente no assunto roupas, comprar quase no final de cada estação, pode ser uma excelente forma de economizar, já que as lojas querem se livrar do estoque e você quer encher seu guarda-roupa (risos).

A revista Today’s Parenting também enfatiza que alguns produtos de casa, costumam entrar em promoção sempre na mesma época, exemplo: roupa de cama e banho geralmente tem desconto em janeiro, comidas congeladas em março e produtos de limpeza em abril. Agosto as lojas adoram colocar em promoção eletro-domésticos, e em outubro tem uma tendência de jeans, brinquedos e jogos ter preço mais baixo.  Visite essa página do MrsJanuary.com para ter a lista completa dos itens em promoção mês a mês.

Promoção no Canada

Shutterstock – Image ID: 659765203

3- Dicas baratinhas para curtir o verão em Toronto

Como estamos praticamente no verão, não deixe de aproveitar os festivais, praias, músicas e tudo o que Toronto tem a oferecer nessa época do ano, que é MUITO! Eu sempre me impressiono com a quantidades de coisas para fazer do verão, e definitivamente, só fica em casa quem quer!

E sim, muitas desse balangandã é gratuito, aqui escrevi várias dicas de como curtir o verão, que você não pode perder!

Sugar Beach Toronto

4- Coma bem, pagando menos!

A dica da vez é sempre optar pelos almoços nos restaurantes mais caros que você sempre sonhou em provar, como por exemplo; Canoe, Momofuku Daisho, 360 at CN Tower, Cluny entre outros… o menu do almoço costuma ser sempre mais barato que o menu do jantar!!!

No verão e no inverno, tem também dois festivais maravilhosos para os fãs da culinária, não deixem de ficar de olho no Summerlicious e Winterlicious, que promovem menu degustação com desconto! Eu sempre aproveito esses eventos para provar restaurantes que estavam na minha listinha, especialmente os mais caros 🙂 .

Restaurante em Toronto

Restaurante em Toronto

5- Use cupons de desconto

Eu odeio cupons, com todas as minhas forças, especialmente das pessoas que estão na minha frente na fila do supermercado, da farmácia ou de onde quer que seja (risos)… mas não posso negar que tem sempre promoções legais rolando via cupons.

Eu acho que o app mais interessante no Canadá para esse tipo de economia é o Flipp, ele combina todos as promoções que a gente recebe na caixa de correio em um só lugar, super prático. Outra coisa interessante é que a maioria de supermercados e lojas no Canadá tem a política de “match price”, isso significa que se você encontrar uma coisa mais barata nas promoções de outro lugar, e a loja que você está cobre o valor!

Como economizar em Toronto

6- Descontos para viagem

Vocês sabem que eu amo viajar, né? E eu considero viagem, até os passeios que faço dentro e arredores de Toronto (risos). Dessa forma, estou sempre de olho nas promoções para pegar um restaurante mais barato, um desconto em museus, ou o que quer que seja. Nesse setor, eu particularmente estou sempre de olho nas ofertas do Travelzoo.

Como economizar em Toronto

7- Compre coisas usadas no Kijiji ou dos amigos

No Brasil a gente tem uma cultura um pouco diferente da cultura canadense ao se tratar de coisas usadas. Mas se você deixar o nojinho de lado e saber procurar coisas usadas, você vai se surpreender com a economia que pode fazer. Isso vai desde de roupas em brechós, até móveis usados em comunidades de facebook, grupo de amigos ou online, e o site mais famoso no Canadá para compra e venda é o kijiji.ca.

Claro que é preciso ter bom senso e antena ligada para entrar em furada, pois tem muita gente espertinha que quer te passar a perna (inclusive no Canadá!). Então se a oferta parecer muito boa, desconfie mesmo!

Como economizar em Toronto

8- Procure nos fundos das lojas de roupa

Um dica para quem quer economizar nas lojas de roupas em Toronto e praticamente em todo Canadá, é seguir direto para os cabideiros nos fundos das lojas, geralmente é lá que ficam as melhores promoções. Mas fique de olho, pois as vezes essas promoções são “final sale”, o que significa que não pode trocar ou devolver!

Como economizar em Toronto

Shutterstock – Image ID: 518413024

9- Biblioteca … muito mais que livros

Sempre que eu posso eu faço propagandas das bibliotecas em Toronto, além de poder emprestar livros, usar internet, alugar DVD, participar de atividades com crianças, clubes de leitura etc … existe um programa de museu gratuito para membros, chama-se Sun Life Financial Museum + Arts Passe e funciona mais ou menos como um ingresso anual que é compartilhado entre os membros interessados – todas informações do MAP pass estão aqui e você não pode ficar fora dessa!

Como economizar em Toronto

10 – Ajuste o termostato da sua casa 

A variação de temperatura durante o ano em Toronto muda como efeito ninja, dessa forma, deixar o termostato feito uma múmia, pode te custar uns bons dolares a mais no final de alguns meses. Tem uns termostatos com timer, que você pode programar a temperatura para mais ou menos (dependendo da época do ano) nos horários que não estiver em casa e quando estiver dormindo, as vezes 1 ou 2 graus  já faz uma baita diferença.

E não esqueça de trocar os filtros de ar condicionado com frequência, não somente para economizar, como para melhor a qualidade do ar da sua casa!

Como economizar em Toronto

Leia também os artigos das outras meninas, que todo dia 15, escrevem sobre nossa Vida em TO:
Livi Souza: Baianos no Polo Norte
Mariana Cimini: Virei Canadense
Carina Iani de Barros: Outside Brazil
Gabriela Ghisi: Gaby no Canadá