Londres tem 5 aeroportos que te levam para quaisquer lugar da Europa e do mundo, mas chegando ou retornando do Brasil, você provavelmente vai usar o Heathrow, principal aeroporto da cidade.
Transporte público em Londres

Localizado do lado oeste de Londres, mando aqui 3 maneiras de chegar ou partir da cidade… o legal, é que tem opção para todos os bolsos: Taxi, Heathrow Express e Metrô.

Veja abaixo minhas sugestões e dicas, começando da mais cara para mais baratinha:

Usando “taxi” transfer

A companhia que usamos para serviço de taxi chama-se “Simple Airport Transfer e aprovamos. Descobri essa empresa pelo google, e apesar de estar com receio de como funcionaria e pelo jeitão básico do website, deu tudo certo e achei o preço muito justo pelo serviço. Pagamos £49 pelo translado do Heathrow a Canary Wharf, no carro economico, tipo um Corola com 2 anos de uso – o retorno sairia por £43 (Mais uma gorjetinha, né?).

A reserva foi feita rapidamente online e o preço já vem logo estampado para não deixar dúvidas. Optei pelo pagamento em dinheiro (cash), pois assim não me arriscaria em deixar os dados do cartão de crédito e logo em seguida recebi um e-mail de confirmação com o número da reserva. Já em Londres, depois de passarmos a imigração e pegarmos as malas, nosso motorista estava no saguão do terminal nos esperando com uma plaquinha com nosso nome. 🙂

Com certeza, se tivéssemos optado por pegar um taxi diretamente no aeroporto ou pedido um taxi pela central de turismo do aeroporto, o preço teria sido diferente.

A dica para escolher uma empresa de taxi/transfer é verificar se ela garante serviço 24hs de serviço, tenha preço fixo, ofereça espera no aeroporto gratuito, monitore vôos e não cobre extra para pagamento em cartão de credito.

Outra dica é considerar o trânsito de Londres para calcular os horários. Durante semana e nos horários de pico, sempre reserve deixando mais tempo para eventuais atrasos, melhor esperar no aeroporto que sofrer o stress de um vôo perdido, certo?

Como havia gostado do serviço, 2 dias antes da nossa partida, eu reservei novamente. Na noite anterior ao voo, eles me ligaram e também me mandaram um e-mail pedindo desculpa, mas teriam que cancelar o translado, já que o apartamento ficava na rota da Maratona de Londres. Gostei e eles ganharam ainda mais credibilidade, pois tive tempo de pensar em uma segunda alternativa! E foi assim, que tivemos a chance de vivênciar o translado para o aeroporto usando o metrô (tube/underground).

Informações sobre a Simple Airport Transfer:
Website: simpleairporttransfers.com
Telefone para ligação internacional: +44 208 852 3870
Telefone para quem está na Inglaterra: 0208 852 3870
E-mail: info@simpleairporttransfers.com

Usando o Heathrow Express

Outra forma de chegar e sair de Londres é usando o trem Heathrow Express, que leva apenas 15 minutos de/para a estação de Paddington.

Maratona de London em Canary Wharf
Maratona de London 2013 passando por Canary Wharf

O preço sai bem mais em conta que usar o taxi, mas é preciso considerar alguns pontos básicos:

– Localização do seu hotel: Se ele for perto da estação de Paddington perfeito, do contrário só vale usar, caso você tenha que fazer apenas uma conexão com as linhas de metrô que passam por lá (veja o mapa do tube de Londres). No meu caso por exemplo, descartei na hora essa opção, pois estava em Canary Wharf.
– Compre tickets online antecipadamente para garantir um preço melhor.
– Tamanho das malas: sempre que usamos trem, metrô e esses esquemas de transporte, mala grande e pesada se transforma em um transtorno pra carregar. Aliás, mala grande sempre atrapalha, recomendo sempre seguir exercer o exercício do “menos é mais”.
– Fique de olho no horário de funcionamento para não comprar os tickets e ficar com eles na mão. O trem começa a operar por volta das 5h30 da manhã e termina lá pelas 23h30.
– Dependendo do número de pessoas que estarão viajando juntas, calcule os valores do taxi x heathrow express para ver o que mais vale a pena!

Infelizmente não tive a opção de testar o Heathrow Express, mas pelas reviews que li, o pessoal aprova!

Informações sobre a Simple Airport Transfer:
Website: https://www.heathrowexpress.com/
Custo: £20 (adulto no express saver online – mais info e não esqueça se tem alguma promoção melhor no link discounts & deals)

London Eye
London Eye

Usando o metrô (tube/underground)

Sem dúvida, a forma mais barata de sair/chegar no Heathrow é usando o metrô!

Vamos as dicas:
– A linha de metrô que tem os terminais do Heathrow é a Piccadilly (linha azul), então reserve sua acomodação em algum ponto dessa linha para facilitar.
– Lembre-se que indo para o aeroporto, nem todos os trens da linha Piccadilly vai até lá, fique de olho painel eletrônico da estação para entrar no metrô certo. Saindo do aeroporto, obviamente todos os trens os levará a cidade.
– Provavelmente você pegará uma fila de 15 a 30 minutos para comprar os tickets. Eu recomendo comprar somente o ticket para chegar na cidade, usando ou não o Oyster Card. Não compre o passe semanal ou diário nesse momento, pois o preço das jornadas são baseadas em zonas; o Heathrow fica na zona 6, mas quase 100% que todos os lugares que você vai visitar em Londres ficam nas zonas 1 e 2, então não vale a pena pagar tudo pela zona 6, entende?
– Tire todas suas dúvidas com os funcionários dos guichês na hora que estiver comprando os tickets, eles são bem pacientes e te explicam tudo.
– Os metrôs também não funcionam de madrugada, geralmente vai das 5 da manhã a uma da manhã, dependendo da estação [mais informações dos horários das linhas aqui]…
– Leve em consideração que nem todos as estações tem escada rolante, então, pode ser que tenha que carregar sua mala na mão, ou busque por um elevador.

Informações sobre o Transport of London:
Website: tfl.gov.uk
Custo: de £3 a £5.50 dependendo do horário (Mais informações sobre preços do transporte público aqui)

Oyster Card em Londres
Oyster Card em Londres

PS 1: Uma das coisas que mais gostei de Londres, foi a facilidade de se locomover usando transporte público, impressionante como você vai de um canto a outro da cidade sem precisar em momento algum de carro. É uma sensação perfeita de liberdade, pois as vezes, morando aqui no Canadá, me sinto escrava de carro 🙂

PS 2: Ainda está em dúvida sobre qual transport usar? Leia também os comentários, para ver o que a galera fez/faz. Em especial o da Mercia e da Marcia.

Gostou? Tem mais dicas de Londres:
Apartamentos pela AirBnB em Londres – dicas da Marcia Kawabe
Viagem a Londres … primeiras impressões
Campanha do sorriso em Londres
Dicas alternativas do que fazer em Londres – pela Anabel Mascarenhas
Primavera em Londres (fotos e texto)