Conheça aqui algumas peculiaridades sobre a fronteira da Australia e da Nova Zelândia:

1. No papel que você precisa preencher para passar a fronteira, declare tudo: produtos de madeira, mineral e afins… não esqueça, eles são extremamente rigorosos nesse aspecto. Qualquer produto de origem “suspeita”, será bloqueado e/ou colocado em quarentena (e você paga por isso, claro!).

2. Muamba comestível, somente se for lacrada e industrializada… e DECLARE! Nem pense em entrar com o sanduiche que te deram no avião.

3. Limpe bem suas botas e sapatos antes de entrar… principalmente se você fez trilha ou caminhada em outros países…

4. Se você pretende passar por esses países e a Ásia na mesma viagem, eu recomendo visita-los primeiro e depois partir para a Asia. Do contrário, vários dos seus souvenirs de madeira ou pedras poderão ser confiscados… (Isso vale para todo mundo, minha amiga Australiana perdeu sua máscara de madeira ao voltar de Bali, ela esqueceu de declará-la e provalemente a origem era suspeita, não era envernizada e coisa do tipo…).

5. Para vocês terem uma idéia de como isso é sério, existe até um programa de televisão – passado em horário nobre e em canal popular – chamado “Border Control”… chega a ser uma comédias algum dos casos (incluindo imigração illegal e afins… os melhores são os chineses que vêm visitar a família e trazem de tudo na mala ehehehe!)

6. Não se assustem com cachorros cheirando suas malas… é normal em qualquer aeroporto (até no de Cumbica, né?!).

E apesar de todas essas chatices, os oficiais da fronteira são muito simpáticos e atenciosos… nada comparável a grande parte dos oficiais da fronteira Americana.

Agora você me pergunta; para que tanta frescura? Sendo ambos ilhas, separados por muitos kilometros de outros territórios, essa é a única forma que eles têm de inibir contaminação das fazendas e dos recursos naturais do país.

Um exemplo desse problema, a única aranha venosa que a Nova Zelândia tem, veio “importada” da Australia, provavelmente em algum navio ou avião…

Entendeu? Previnir é o melhor remédio…

*** Visto turismo para Nova Zelândia – brasileiros não precisam de visto se a visita for exclusivamente para esse país e se a permanência for menor que 3 meses, leia mais detalhes no website da Embaixada da Nova Zelandia no Brasil.

*** Visto turismo para Australia – todos viajantes, com excessão dos Neo Zeolandeses precisam de visto para visitar a Australia. Leia mais detalhes no website da Embaixada da Australia no Brasil.