Começamos o dia maravilhosamente bem em Copenhagem, com um céu azul de deixar qualquer um de queixo caído… nem acreditei que esta na Escandinávia em pleno outubro (tirando o frio, né?!).

*** Posts de continuação da viagem… (Leia o primeiro post: Copenhagem I)

Tivoli & Christian

Tivoli & Christian

Compre ingressos para atrações em Budapeste nesse link. Evite fila e o site está em português 🙂

Nossa primeira parada deveria ter sido Tivoli, um parque de diversão alternativo bem no coração da Copenhagem e adorado pelos visitantes e crianças, mas como ele estava fechado devido a época do ano, demos uma passadinha somente para fotografar a fachada…

Tivoli, Kiko & Andersen (estátua)

Ainda na praça da prefeitura, ficamos saracoteando e (infelizmente) descobrimos que a Torre do Relógio é fechada para visitação aos domingos (dããã!!!)… resumindo, economizamos uma subida de 300 escadas, porém, perdemos o visual da cidade do alto… mas tudo bem, isso será recompensado no futuro próximo (aguardem!). 🙂

NY Calsberg Glyptotek

Fachada do NY Calsberg Glyptotek

NY Calsberg Glyptotek

Faces dos romanos, tem um até coloridinho ali no meio, reparou?! eheheheh… (Coisas do Kikão… risos…)

Seguimos então para NY Calsberg Glyptotek (gratuito aos domingos),  um museu que nos deixou de queixo caído com a decoração de suas salas, o contraste entre as cores das paredes com as esculturas e quadros ficou realmente muito interessante, sem contar a beleza do jardim interno.

Viagem Copenhagem Continuando nosso passeio cultural, fomos ao Nationalmusset (Museu Nacional), mais um museu gratuito (desde 2006), que conta a história da Dinamarca, eu o achei meio confuso e a parte que eu mais estava interessada (Pré-história, da Idade do Gelo aos Vikings) estava fechado e só reabrirá em Maio 2008 (mais uma razão para voltar a Copenhagem …ehehehe!)…

E foi então que chegamos na Rundetaar (Torre Redonda) e finalmente pudemos ver a cidade de cima (foto ao lado)… O bacana dessa torre é que diferentemente da maioria, o acesso ao topo é por uma rampa espiral e não por escadas (as pernas agradecem!)…

Esse prédio foi construído por iniciativa do Rei Christian IV (1588-1648), devido a seu interesse por astronomia, eu particularmente, adoro as histórias desses reis e suas vontades, pois apesar de muitas vezes serem excentricas, muitas delas resultaram em novos descobrimentos, tecnologias e afins!!! Saiba mais sobre essa torre clicando aqui.

Agora apreciem a vista de lá de cima…
Vista de Rundetaar

Vista de Rundetaar

Depois, nada melhor que uma paradinha para uma forradinha do estômago!!!  E nada mais Dinamarquês que as barraquinhas de cachorro quente… tão bom!!! Pedimos uma salsicha enrolada no bacon com molhinho de mostarda, foi show de bola (Update 2013: O Kiko lembra dela até hoje)…
Vista de Rundetaar

Olha o Kikão aí de boca cheia!!! (Meu momento paparazzo!)

Continuando a caminhada, fomos para o palácio Christiansborg , local onde Copenhagem foi fundada pelo Bispo Absalon (1128-1201) e é o atual Parlamento Dinamarquês. Ele se localiza numa ilhotinha no meio de Copenhagem chamada Slotsholmen.

Lá, visitamos uma espécie de museu que mostra as ruínas do forte construído por Absalon para proteger a cidade… o legal, é que além das ruínas você também é levado a conhecer toda a história de Copenhagem, da Dinamarca e do próprio Christiansborg; que já foi forte nos séculos XII e XIV (Castelo de Absalon), foi demolido e virou o Castelo de Copenhagem até 1731, onde foi demolido novamente para dar lugar ao imponente Palácio Christianborg (na época residência da família real dinamarquesa)… depois de apenas 50 anos, foi totalmente destruído por fogo em 1794. Construiram outro, onde mais uma vez foi queimado em 1884 e finalmente, temos a palácio atual que data do começo do século XX… ufa!!! Vira e mexe fico durpresa com a quantidade de predios históricos que foram destruidos por fogo no passado…
Fonte: ses.dk/15e000c
Credito da foto: http://www.ses.dk/

Camelando… camelando… passamos pela Vor Frelsers Kirke (Igreja Vor Frelsers) e chegamos em Christiania… a cidade-livre!

A história deste lugar, começou em 1971 quando um grupo de pessoas (provalmente hippies) se rebelou contra o governo e se instalaram por lá… hoje ela é uma comunidade semi-legal independente ,que possui “regras” próprias e onde as decisões são tomadas pelo consenso comum de todos os moradores… um lugar totalmente totalmente doido, pixado, uso de maconha liberado, cheio de grafitismo, sei lá como explicar… dá uma olhada nessas duas fotos abaixo:
Christiania
Entrando em Christiania…
Christiania
Na mesma estrutura, mas do outro lado, quando você esta saindo da “cidade-livre” (diz: “Você agora esta estrando na EU, União Européia)… eu achei isso uma comédia!!!

Diz a lenda (que tem cara de ser verdade), que o atual governo quer acabar com a folia dessa “cidade-livre”… é esperar e ver o que acontece!

Depois disso, só um bifão com batata frita “a la dinamarquesa” no Jensen’s Bøfhus para nos deixar “menos tristes” antes de ir embora dessa cidade incrível que é Copenhagem!!!

—x—
Hotel: Carlton Hotel Guldsmeden: [reserve aqui] Vesterbro / $2000 coroa duas noites de hotel / Um 3 estrelas com atendimento de 5 e bem localizado na minha opinião (1km da estação de trem)… ele é meio dificil de achar, pois não tem aquela entrada que estamos acostumados, tem que seguir o número e o faro… o quarto é super romântico (peça por isso) e não esqueçam de pedir um quarto silencioso no fim do corredor.

Alguns dos sites que me ajudaram a criar o roteiro:

* Imagens & Viagens / Copenhagem

* Blog – Vem Comigo – Copenhagem (Dica do VnV)

* Visite Copenhagen

* Agradeço também pelas dicas do Joao Cesar e Flavia, membros do Orkut.