Hoje é dia de projeto “Vida em TO“, e como vocês sabem, todo dia 15, eu e outras 4 brasileiras residentes em Toronto, escolhemos um tema para contar nossa experiência sobre o assunto. Nesse mês, aproveitando que está no ar o mês mais frio do ano, vamos falar de “como fugir da depressão do inverno” canadense! 

Depressão de inverno

Quem mora no Canadá, provavelmente já teve algum momento de desespero em relação ao inverno ou já conheceu alguém que de uma forma ou de outra, abomina essa época do ano!!! Pois vamos combinar, apesar de Toronto estar em uma latitude (ainda favorável e não ter um dos invernos mais rigorosos da Canadá, não é fácil conviver com frio e muito menos com a falta de luz do dia.

Quando falamos em depressão de inverno, vou abrangir, inclusive, aquela tristezinha leve, que deixa a gente meio para baixo alguns dias do ano. Para quem gosta de termos científicos, esse distúrbio é chamado de “Seasonal affective disorder (SAD)” (Transtorno Afetivo Sazonal (TAS)).

Mas chega de blá blá blá e segue abaixo algumas receitinhas de como fugir da depressão e ser feliz (mesmo no inverno). Ah, agradeço as amigas que me ajudaram a fazer essa listinha (Luciana B., Rachel N., Fernanda Maria, Monique F., Karina M. e Silvia F.):


Faça algo que você gosta (muito) pelo menos uma vez por semana:

Isso mesmo, muitas vezes nos vemos tão envolvidos com tarefas do lar e do trabalho, que nem nos damos conta que se passou uma semana inteira e não fizemos uma coisa que (realmente) gostamos. E no inverno, isso não pode acontecer! Dedique algumas horas da sua semana para fazer algo que te faça sorrir e ser feliz.

Pode ser uma ginástica especial, um papo com as amigas, uma ida ao shopping… enfim, pensa aí, e coloque esse plano em ação.

Depressão do Inverno - seja feliz

Imagem: by Popovariel @ Shutterstock – ID: 573300052

Dedique tempo para encontrinho com amigos:

Sem dúvida esse sempre foi meu programa favorito de inverno, reunir a galera em casa ou em algum lugar e ficar batendo papo sem hora para acabar … E claro, se puder ser acompanhado de um bom vinho, ainda melhor, essa dica do vinho foi minha comadre Karina que sugeriu (nem preciso dizer o porque a amo tanto, né?! kkkk).

Amigos é um santo remédio para qualquer inverno!!! Amigos iluminam a alma e aquecem o coração …

Como se preparar para o inverno

Foto antiga … mas foi tirada no meio do inverno! Então está valendo…

Fique de olho na Vitamina D, mais importante que você imagina:

Foi constatado, em um estudo desenvolvido pelas pesquisadoras Teresa Janz e Caryn Pearson, que cerca de 32% dos canadenses tem deficiência de vitamina D no sangue, e esse índice é ainda maior em crianças.

Isso é muito sério, pois estamos falando em 1/3 da população!!! É muita gente …

Não vou ficar aqui dando aula sobre o assunto, pois não é minha especialidade, mas fiquem atentos, peça um exame de sangue para seu médico de família e veja se há necessidade de se tomar suplementos. Eu sempre tenho vitamina D para tomar nos dias de sem luminosidade, ou até nos dias de muito frio que fico agasalhada demais.

Depressão do Inverno - Vitamina D

Imagem: by Tuaklom @ Shutterstock – ID: 565493266

Participe de eventos e festivais durante os meses de inverno:

Só fica em casa durante o inverno quem quer, especialmente em Toronto. Sério, tem MUITA coisa acontecendo na cidade durante essa época, e não podemos deixar o termometro nos desanimar (Força aí!). Escrevi um post sobre o que fazer em Toronto no inverno, que você precisa conferir.

Depressão de inverno - eventos em Toronto

Eu e minha mãe no ICEFEST em Yorkville

Faça atividades de inverno outdoor:

Não deixe de curtir essa época do ano para aproveitar os esportes ou aventuras de inverno, vai por mim, é pura diversão brincar na neve!

Se não gosta de esquiar, tem snowboard, snowshoeing, dogsledding etc … resumindo, não tem desculpa do tipo: “puts, eu não tenho jeito para coisa, Mirellita!“, porque eu vou te responder o seguinte; “Não precisa ter jeito para sentar em uma boia e descer a ladeira! Vai de tobogã que vai ser sucesso!” ahahaha …

Depressão de inverno - tobogã na neve

Minha mãe curtindo o tobogã em Milton, cidade pertinho de Toronto

Use a Sad light therapy lamp (Lâmpada para levantar o humor):

Para ser sincera, nem sabia da existência dessa lâmpada até eu pedir ajuda aos universitários para escrever esse post, e a Monique ter sugerido essa ideia. E eu achei fantástico, pois apesar dela ter sido criada para ajudar pessoas com depressão do inverno (SAD), gente que não curte os dias cinzentos, pode usar para ajudar a levantar o humor.

Segue o vídeo abaixo que explica um pouco como usar e o que é essa lâmpada:

Inveje (com toda força) aqueles amigos que dizem não ter problema com o inverno:

Amigos que pertencem a minha turma anti-inverno, por favor me apoiem (risos). Não dá para ser amigo de gente que diz que adora o inverno e fica contando os dias para ele chegar!!! Sim, existe gente desse tipo e temos que aturar e contar até 3 para não sair dando porrada ahahaha…

Mas há também aqueles amigos; “que dançam conforme a música” (como bem disse a Luciana), que basicamente não se importam muito com o inverno, e vai levando numa boa!!! Povo iluminado, devo confessar! 🙂

Depressão do Inverno - seja feliz

Imagem: by ideyweb @ Shutterstock – ID: 577531450

Se nada que escrevi acima te ajudar: FUJA do INVERNO!!!

Se eu puder dar somente uma dica, ela seria essa : FUJA do INVERNO!!! Pode rir, mas isso é exatamente isso que eu faço e sempre fiz! Tente pelo menos uma vez no inverno fugir para algum lugar com clima mais ameno, seja para visitar a família e amigos no Brasil ou para o Caribe ou para qualquer lugar com mais dias ensolarados e quentes.

Desde 2014, temos uma casinha na Flórida e fugimos para lá quase a totalidade do inverno, assim eu curto o frio somente quando quero e do jeito que eu quero. Mas sei que minha realidade, pelo fato de eu não ter filho e ter a flexibilidade de trabalhar remotamente, me favorece. Mas fugindo uns 15 dias já vai fazer uma super diferença, vai por mim!

E para finalizar, deixo a dica dos amigos Heitor e Rachel:

“Can’t escape the winter, then embrace it.”

“Não pode fugir do inverno, então abrace-o!”

Vai na fé … o inverno é mais legal que você imagina! Basta querer aproveitar que você vai se surpreender!

Aproveite e leia também o que as outras meninas escreveram sobre o assunto:

Carina Iani de Barros: Outside Brazil
Gabriela Ghisi: Gaby no Canadá
Livi Souza: Baianos no Polo Norte
Mariana Cimini: Virei Canadense

E psiu! Deixe um recadinho nos comentários, adoro saber que não estou sozinha por aqui!