Hoje é um dos dias mais esquisitos que já ouvi falar na América do Norte … o Dia da Marmota, ou em inglês o Groundhog Day. Diz a lenda, que todo dia 02 de Fevereiro, quando a marmota sai do seu buraco o destino da previsão do tempo está em suas mãos, ou melhor, na sua sombra, pois se ela não ver sua sombra a primavera chegará mais cedo, do contrário o povo pode esperar mais 6 semanas de inverno!!!

Dia da Marmota no Canadá

Dia da Marmota no Canadá – Photo por Chrisroll no freedigitalphotos.net

E nesse ano de 2015 parece que elas não estão concordando pois as marmotas Willie & Billy, das províncias canadenses de Ontario e Calgary respectivamente, não viram suas sombras garantindo a primavera mais cedo. Enquanto as marmotinhas Sam & Phil, de Nova Scotia (Canada) e da Pennsylvania (Estados Unidos), viram suas sombras, o que indicaria mais seis semanas de inverno.

Como não estou mais no congelador, nem me importo para essas coisas (risos, pimenta nos olhos dos outros é refresco, certo? 😉 ), mas como bem disse minha queria amiga Luciana T. que mora em Saskatchewan; “Eu to com Willie and Billy, a mais nova dupla sertaneja do Canada, lógico!!!

A tradição do Groundhog Day foi trazida para a América do Norte no século 18 pelos colonos alemães. A origem popular da previsão do tempo, começou na Europa cristã com a suposição que um dia ensolarado no Dia da Candelária ou Dia da Purificação da Virgem Maria (2/Fev) resultaria em inverno de mais 6 semanas, e ao longo do tempo outras lendas folclóricas foram sendo criadas ao redor do tema e o “Dia da Marmota” é uma delas.

O CBC news publicou também a notícia, quem entende inglês convido a ver a reportagem desse ano.