Anabel em LondresAs melhores dicas de viagem geralmente vem dos amigos locais ou daqueles que acabaram de chegar de uma visitinha, não é mesmo?  Gente como a gente, que vai lá, experimenta e depois dividi o que realmente vale a pena fazer! E foi assim que Anabel Mascarenhas, do blog Deixo ler, me mandou algumas da sua última passada por Londres.

Não são as dicas básicas que você encontra na maioria dos guias de viagem, mas aquelas para quem busca algo mais, para quem vai passar mais de 2 dias em Londres ou para quem está retornando. Aproveitei para deixar também alguns pitacos complementares e inclui dicas que fui recebendo aqui e ali que encaixam nesse perfil…

PS: Todas as dicas são da Anabel, quando não mencionadas as fontes, ok?

14 Dicas de Londres … Vai com quem sabe!

1. Andar de bike num dos muitos parques. Eu andei com Line no Hyde Park, e foi uma delícia, super tranquilo. Alugamos sem problema, no totem, com cartão de crédito. Ao contrário de Paris, eles não pedem depósito prévio, cobram apenas 2 pounds por dia, e mais 1 pound por uma hora pedalada. Super recomendo!
(Pitacos da Mirella: vale alugar as bikes do governo – Bike Cycle Hire – somente se for andar por no máximo 1 hora, do contrário começa a ficar muito caro. A ideia é usar um pouco, estaciona-la em outra linha, continuar o passeio e caso queira usar as bikes de novo, aluga de novo).
Bike Cycle Hire em Londres
Bike Cycle Hire em Londres

2. Fazer a trilha às margens do Regent’s Canal (Little Venice), como a Ju (do Mala ou Mochila) ensinou nesse linkNa verdade, eu fiz o contrário. Já estava em Camden, e voltei até Warwick Avenue. Mas tanto faz. São 4 Km de caminhada agradável e num lugar lindo. Excelente pra fotos!
(Pitacos da Mirella: no caminho entre Warwick Avenue Station e Camden, vale uma subidinha no Parque Primrose Hill para uma vista lindona do skyline de Londres – vou escrever um post sobre isso mais pra frente!).

3. Se fizer a trilha até Camden, perca-se depois no Camden Market! Ou então pegue o metrô e vá direto pra estação Camden Town, e ao sair da estação vire à diretira e não olhe para os lados. Tem um milhão de lojinhas que PARECEM interessantes, mas o bom mesmo está em frente, uns 300m, depois da ponte onde passa o trem. Passe por baixo, e entre no Camden Lock. São lojas com coisas linda, lindas, lindíssimas e com preços super em conta. Design, artesanato fino, decoração… coisa de enlouquecer. Reserve um dia inteiro pra isso. Lá dentro tem o Camden Horse Tunel, que já foi um antigo hospital/mercado de cavalos, com esculturas de cavalos em tamanho natural, e são vários andares com lojas. Eu só descobri os andares diferentes porque precisei ir ao banheiro, e o toillete é no andar de baixo, e fui descendo, descendo… e vendo plaquinhas: “Mais lojas neste andar!”
(Pitacos da Mirella: pra quem não gosta de compras e feirinhas lotadas, 2 horinhas nesse bairro está de bom tamanho. Aproveita para almoçar por lá! Tem barraquinha que não acaba mais… uma beleza!).
Camden Town em Londres
Algum dos vários mercados de Camden Town

4. Vá ao teatro! São centenas de opções espalhadas pela região de Picadilly Circus, que é encantadora de dia ou de noite. Veja as opções e escolha o que mais se parece com você… Da outra vez, assisti Singin’ in the rain e foi SUPER!!! Chove no palco, e se você ficar nas primeiras filas, corre o risco (delicioso) de se molhar. Tem lugares especiais no espetáculo de 4a. feira, por 25 libras, na 8a fila. Desta vez vimos “We will rock You“, muuuuito bom, super tecnológico, contando a história do rock. Adorei! Mas isso tem um pouco da minha história, então, não sei se é sua cara. Tem Mamma Mia, que assisti em Buenos Aires e está em cartaz lá também, é lindo! E o rei leão, A Bela Adormecida, um tanto de coisas que enlouquecem. Tem promoções nas sessões que acontecem em alguns dias à tarde.
(Pitacos da Mirella: para quem entende bem inglês, a Margarida Nobre, do blog As Viagens da Margarida, recomenda assistir peças de teatro mesmo e não somente as do estilo Brodway – leia aqui as dicas que ela me passou nos comentários aqui do mikix).
Singing in the Rain em Londres We will Rock You em Londres
Teatros em Londres, fotos da Anabel!

5. Numa transversal da Trafalgar Square, tem a St. Paul Church, que é uma igreja antiga e linda, com uma cripta onde acontecem shows e concertos, quase de graça. Mesmo que não for ver os shows, vá à igreja, tem uns banquinhos de praça com frases interessantes, e estava quase florido… agora em abril deve estar muito mais bonito!

6. Vá à Harrods! Como sempre, sem grana, mas me diverti muito experimentando acessórios de grife, e especialmente na sessão de brinquedos. É tudo muito caro, mas foi o dia da nossa extravagância. Num dos andares (eles distribuem mapas da loja) tem restaurantes, de pizzarias ao Harrods Terrace, que foi onde comi um cordeiro maravilhoso!!! Todo pobre tem seu dia de rico! hehehe
Lá tem um memorial a Lady Di e Dodi, que não deixa de emocionar. Se vacilar, se fica um dia inteiro por lá!
Harrods em Londres Harrods em Londres Harrods em Londres
Harrods!

7. Em Baker Street, o Museu Sherlock Holmes é uma boa pedida, mas sempre tem uma fila imensa na porta, já que ele é pequeno. Terminei não entrando, mas do lado tem uma lojinha, que é quase um museu. Eu adorei… e acho que vale a pena dar uma passadinha por lá. Foto Jacu, na certa, usando chapéu e cachimbo, e junto com o guardinha da Scotland Yard! hahahah
(Pitacos da Mirella: para os fãs do detetive, a Manu Tessinari e a Lucia Malla, recomendam pagar o ingresso e entrar no museu).
Sherlock Holmes Museum em Londres
Anabel Sherlock Holmes Museum em Londres

8. Eu não fui ao Palácio… hehehe preferi passeios alternativos. Na primeira vez que estive em Londres, até tentei ver a troca da guarda, mas foi o dia da queda do Primeiro Ministro e não aconteceu a cerimônia. Nas outras vezes, nem passei na porta. Mas veja a dica da Ju sobre a visita ao Palácio

9. Da primeira vez que fui a Londres, também peguei aquele ônibus de turismo, para dar uma geral na cidade. Não me arrependi, especialmente porque estava muito frio e estava chovendo (era maio!!!). Incluído no ingresso do ônibus estava um passeio de barco, e fomos até Greenwich. Eu adorei! É lindo demais, além da emoção de se estar no Meridiano Zero e com um pé em cada lado da linha.
Camden Town em Londres
Panorâmica de Greenwich

10.Londres com sol? Vá na London Eye, e na O2 andar de bondinho! Esses sao programas que só com sol mesmo! Quando fui em setembro, ainda era verão e tinha um sombrero gigante… Das melhores emoções da vida!
Anabel em Londres Anabel em Londres
Anabel se divertindo em Londres

11. Pra completar – Não poderia deixar de colocar, beatlemaníaca que sou! Ir a Londres e não ir a Liverpool (que fica a 2h de trem) é pecado. MORTAL.
Claro que em Londres existem pontos mágicos como a Abbey Road, com a famosa faixa de pedestres e os muros do Abbey Road Studios prontos para receber os autógrafos dos visitantes (encontrar um espaço é milagre!!!), assim como a Beatle Store que fica vizinha ao Sherlock Holmes Museum, mas Liverpool é Liverpool.
Anabel em Londres Dá pra fazer um bate-e-volta tranquilamente, saindo de Euston às 8h da manhã, e retornando às 20h da estação Lime Street em Liverpool, você passa um dia mágico.
Fiz com minha filha, que herdou a paixão pelos Fab4, o Magical Mistery Tour, que dura duas horas e é fantástico!!!
O tour termina no Cavern Club, que fica aberto o dia inteiro com covers dos Beatles, e é uma emoção só! Prepare-se pra cantar, dançar e se emocionar! Vale demais!!!
Fui a Liverpool em 2010 e em 2012, primeiro com Marido e depois com Line e a diferença entre as duas vezes foi gritante, creio que as Olimpíadas operaram o milagre na limpeza das ruas, na organização do tour (da primeira vez só tinha um horário e não foi possível) e até nos restaurantes da cidade.

12. (Dica na Karine, do Caderninho da Tia Helo) A-do-ro Londres! Tem muita coisa para ver e fazer… Uma coisa que tenho feito, e gostei muito, nas últimas vezes que fui é um dos walking tours temáticos (fiz o Jack The Ripper e Charles Dickens). A Marcia Kawabe enfatizou que o Tour do Jack, The Ripper é realmente bacana [leia aqui].

13. (A Claudia, do Aprendiz de Viajante) Eu amo Londres!!! Não sei se você já foi nos mercados.. Portobello, Greenwich etc.. Vale a pena! – O Sergio, comentou do lendário Borough Market e a Margarida do mercado das flores na East London.
(Pitacos da Mirella: O mercado Portobello fica em Notting Hill e coincidentemente acabei de ler um post perfeito da Margarida sobre o bairro e o mercado, vai lá: Retratos de NOTTING HILL… Londres…).

14. Para restaurantes, dá uma passadinha nesse link para conferir os comentários da @Voali e da @Anadum.

Puxa… tem muitas outras dicas que eu esqueci de colocar aqui, mas ficam aqui essas para já ir encrementando ainda mais sua (próxima) vida a Londres!

Update: Não deixe de ler as dicas dos comentários, o pessoal está sendo ainda mais generoso e mandando mais… tem dicas de Londres também? Manda pra gente 🙂

Leia também:
Apartamentos pela AirBnB em Londres – dicas da Marcia
Viagem a Londres … primeiras impressões
Campanha do sorriso em Londres

Gostou? No facebook tem mais dicas e fotos. Curta a gente por lá também: