Muita gente acha que o lugar “mais asiático” de Toronto fica em Chinatown, mas sinto em informar, que essa não é mais a realidade. Os subúrbios estão ganhando cada vez mais presença de diferentes culturas e Markham, uma das cidades da GTA (Great Toronto Area), abriga uma população asiática imensa e isso reflete não somente nos rostos que se vê pela região, mas também nos mercados, restaurantes e costumes. E foi lá que descobri o Ding Tai Fung, um restaurante chinês em Toronto que eu AMO!

Ding Tai Fung restaurante chines em Toronto

Eu já falei umas mil vezes que amo a multiculturalidade de Toronto, mas esse post, definitivamente não vai para falar sobre isso (risos)… hoje quero contar para vocês sobre o restaurante Ding Tai Fung, uma culinária estilo Shangai!!!

PS: Quem conhece o Din Tai Fung (sem o G no din), rede do mesmo estilo de comida espalhada por vários países asiáticos, incluído Australia e Estados Unidos, deve estar se perguntando se é o mesmo. Mas fica aqui esclarecido que não tem nada a ver (same same, but different!).

O Ding Tai Fung se localiza no plaza First Markham Place e está sempre lotado. Então, evitar os horários de pico do almoço, especialmente aos finais de semana, é muito inteligente (risos).

Ding Tai Fung restaurante chines em Toronto

Como ele fica meio distante de casa e de downtown (uns 45 minutos de carro), eu não vou com a frequência que gostaria, mas sempre que posso, não perco a oportunidade, até porque, ele fica pertinho de uma cidadezinha que é a coisa mais fofa do mundo, Unionville (falo sobre esse lugar em uma outra oportunidade).

Como é a experiência do Ding Tai Fung

Se você der o azar de chegar no restaurante e ele estiver lotado, você vai precisar encontrar seu caminho até a mesinha dos garçons e pegar seu número de chamada. Relaxe e espere, mas não fique muito longe, pois a chamada é na base do grito.

Ao chegar na sua mesa se prepare, o cardápio está escrito em chinês (mandarin) e em inglês, e tem umas fotos para te ajudar na decisão de quais pratos escolher. Para quem está acostumado com os menus econômicos dos restaurantes canadenses, o Ding Tai Fung vai para te deixar confuso, pois são páginas e páginas de opções.

Conforme você for escolhendo, você terá que escrever seu pedido na folha de papel (toda em chinês), então, a dica é focar nos números e tudo dá certo 🙂

Ding Tai Fung restaurante chines em Toronto

Esse tipo de restaurante foi feito para se dividir os pratos, então a gente vai em mais pessoas acaba sendo mais interessante, pois cada um pede uma coisa e todo mundo experimenta coisas diferentes, quando eu vou sozinha com o Kiko, costumamos pedir o seguinte:

  • Hot and Sour Soup > sopa bem tradicional chinesa. A consistência a princípio pode parecer estranha, mas tome a segunda colherada que você vai se surpreender (eu era muito enjoada com comida, sabe?  gostava de nada e hoje come um monte de coisas diferentes, aos poucos estou aprendendo a diversificar meu paladar e tem sido uma experiência muito legal, especialmente nas viagens).

Ding Tai Fung restaurante chines em Toronto

  • Shangai Wonton with Spicy Sauce > um bolinho de carne de porco (como um raviolli) que é apimentado, o favorito do Kiko.

Ding Tai Fung restaurante chines em Toronto

  • Steamed Soup Dumplings w/ Pork Filling (Xiao Long Bao) > meu favorito, esse “capeletti” de carne de porco com um molhinho dentro é divino. Para dar um gostinho ainda melhor, você mistura os pedacinhos de gengibre (que vem em um potinho a parte) com o vinagre vermelho e shoyu, molha a bundinha do Xiao Long Bao lá dentro e manda bala, só deixa esfriar um pouco para não queimar a lingua e o céu da boca  (peço 2 porções para me empanturrar kkkk). PS: tem um jeito certo de comer isso, mas eu não consigo ser “educada” comendo segundo a tradição, independente da sua escolha, NUNCA morda no meio, pois vai ser uma sujeira sem fim, morda depois que colocá-lo inteiro na boca.

Ding Tai Fung restaurante chines em Toronto

  • Baby bok choy with garlic > esse vegetal é pouco conhecido no Brasil (pelo menos de onde eu venho) e é uma delícia, eu prefiro a versão temperada com alho.

Ding Tai Fung restaurante chines em Toronto

  • Diced chicken w/ paprika and peanuts > um franguinho com amendoim levemente apimentado.

A única coisa que eles poderiam melhorar é no atendimento. Tudo é bem típico chinês, eles não fazem muita questão de serem “simpáticos” e sorriso é produto em extinção (e olha que eu AMEI visitar a China, hein?!). Nesse quesito eles precisam melhorar urgente, pois ir a um restaurante não vai só de uma boa comida, mas da experiência completa!

É é isso … que tal experimentar essas delícias, hein?

Leia também:

Hibachi Teppanyaki & Bar em Toronto : Churrasco na chapa japonês

Almoço no Café Boulud em Toronto, Four Seasons Hotel

The Rooftop at Broadview Hotel … um bar para ver Toronto do alto!

High Tea no Shangri-la em Toronto com as amigas

Sanduíche de Porchetta em Toronto … dos deuses!