No final de semana passado aconteceu eleições na Australia e aconteceu o que ninguém esperava… ops!

Há anos o cenário político da Australia andava derrapando, com briga de poder dentro do próprio partido vigente. Confesso que nem consegui acompanhar isso direito (risos), até porque fiquei fora do país por quase 6 anos, bem quando a bagunça estava rolando.

Vou tentar explicar de forma bem sucinta e simplista o que aconteceu. Em agosto do ano passado (2018), Scott Morrison passou a ser o primeiro ministro da Australia, passando uma “rasteira” no seu “coleguinha” Malcolm Turnbull, ambos pertenciam ao mesmo partido que chamamos aqui de Liberal, LNC – Liberal Party.

Liberal x Labor

O Liberal é o partido conservador da Australia (centro-direita) e seu principal concorrente é o Labor, ALP – Australian Labor Party, que é centro-esquerda. Eu acho isso muito confuso, pois no Canadá, o partido Liberal é o de esquerda, mas enfim…

Todas as pesquisas estavam apontando que o parlamento australiano iria mudar de mãos, e que o Labor voltaria a ter maioria (eles são oposição desde 2013), mas aconteceu exatamente o contrário! Foi um choque!

Resultado das Eleições na Australia

Graças ao Scott Morrison (ScoMo), devo tirar o chapéu para o cara, o partido Liberal ganhou e não só isso, conseguiu maioria no parlamento!!!

Atropelou o Labor!

Se isso é bom ou não, só o tempo dirá (eu por exemplo, prefiro o Labor), mas o ScoMo conseguiu se consolidar como líder dos Liberais e acredito que teremos estabilidade no parlamento pelo próximos anos. Isso já é um bom começo!

E você, está envolvido com a política australiana? Tem interesse em eleições?

 


 

Leia mais sobre nossa vida na Australia aqui no Mikix:

Porque a Australia é chamada de Down Under

Razões para morar em Brisbane e ser feliz!

Nem todo brasileiro precisa ser seu amigo!