Se está pensando em morar em Brisbane, ou já reside por aqui, uma das decisões que precisa pensar ao alugar ou comprar uma casa é a questão localização. Talvez você não saiba, mas a cidade é conhecida por inundações e saber as regiões onde ocorrem as enchentes em Brisbane faz parte da lição de casa!

Mas não se desespere, pois são mais de 2 milhões de habitantes por aqui, e não é realista esperar que ninguém viva em zonas de inundação.

Regiões de enchentes em Brisbane

Enchente de 2011 – New Farm

Obviamente, não é incomum ser atraído por um determinado subúrbio ou área, eu mesmo tenho alguns bairros preferidos e meus amigos tem os deles, você vai adquirindo “amor” pela comunidade conforme vai vivendo aqui ou ali por mais tempo. Mas tentar entender o histórico das enchentes e lugares de corriqueiras inundações é importante para depois não ser pego de surpresa tanto no aspecto financeiro quanto emocional.

Em janeiro de 2011, as enchentes de Brisbane pegaram muitos moradores de surpresa, pois além de inundar as casas em áreas baixas (previamente identificadas), outras áreas também foram atingidas especialmente devido aos transbordamento de drenos de águas pluviais que não conseguiram manter o fluxo de água. Mas a grande enchente de Brisbane de 1974, continua sendo a maior já registrada (até onde eu sei).

Regiões de enchentes em Brisbane

Marco das enchentes no City Botanic Garden em Brisbane

Siga a gente no instagram (@mikix10) e no facebook (/mikixblog).

Mapa dos locais de inundação de Brisbane

Essa nova realidade, levou o governo a atualizar as zonas de inundações, veja abaixo o mapa de Flood Awareness do Brisbane City Council e clique aqui para ter acesso ao mapa interativo:

Regiões de enchentes em Brisbane

Eu estava aqui na enchente de 2011 e foi realmente assustador, apesar de eu e o Kiko termos passado por ela ilesos e sem nenhum dano, muita gente, inclusive amigos, não tiveram a mesma sorte.

Atualmente, nós moramos em uma zona de enchente (azul clarinho). Adoro meu prédio, mas não teria coragem de comprar um imóvel aqui, procuraria algo no mesmo bairro, mas em zona sem risco (sim, tem bairros que tem diferentes níveis de risco de inundações).

Acho que é isso por hoje, espero que tenham gostado dessa dica e se tiver mais coisas para compartilhar, conta pra gente nos comentários.

Leia também: 

Feriados de Brisbane para 2019

Todos os posts da minha vida em Brisbane