Uma das perguntas que as vezes rola nos comentários aqui do blog é em relação aos canadenses: como são, o que pensam, como me tratam, como me aceitam etc etc etc … E várias vezes, e como na maioria dos casos, sinto que existe até um pre-julgamento em relação a eles, sabe aqueles estereótipos canadenses que criamos na nossa cabeça?

E pensando nisso, elaborei esse post que originalmente foi escrito em 2004, mas estou republicando agora em 2016, com alguns ajustes e nuances que fui sentindo ao longo desses outros anos vivendo por aqui.

Estereótipos Canadenses (verdade, mentira ou meia verdades?)

* Terrinha Gelada ou Congelador : essas são as formas carinhosas que chamo o Canadá, pois infelizmente desse esteriotipo, o Canada não escapa, aqui é  muuuuito frio, mas claro que isso não acontece o ano inteiro. O clima aqui é “temperado”, lembra quando fomos para as escolas e nos falaram das estações bem definidas, pois é, esse é o caso do Canadá. O verão é quente, no outono caem as folhas, o inverno é frio e na primavera renascem as flores!

Porém, na minha concepção de frio, o “inverno” vai de novembro à março, são 5 meses de temperatura bem chatinhas, sendo que em Toronto, geralmente, duas semanas em algum momento de janeiro ou fevereiro o negócio pega de verdade,  chegando aos míseros -25C (de temperatura real ou de sensação térmica, isso se não descer ainda mais).

Mas como o clima ultimamente anda muito maluco, o verão pode se extender, como foi esse ano, e o inverno também … ou vice e versa.  Nesse post do viajoteca, temperatura nas principais cidades canadenses, conto um pouquinho do que acontece mês a mês para te ajudar.

Claro que o Canada é imenso e não é minha intenção generalizar, em Vancouver temos temperaturas mais amenas e no Norte temperaturas congelantes….

Mas só para deixar claro, os canadenses não vivem em Iglu (risos)….

* Canada  não é só frio, no verão as temperaturas podem chegar a +40C, acredita? Porem nós temos as temperaturas super agradáveis da primavera (Abril a Junho), que além de serem ideais para um passeio, ver o desabrochar das flores, nos enche de vida e felicidade – e é incrível como essa época do ano, traz sorriso e ilumina o rosto das pessoas.

Outra época que adoro por aqui, são duas primeiras semanas de outubro (outono),  simplesmente deslumbrante apreciar o colorido das folhas… Mas confesso que meu mês favorito, ainda é Agosto!!!

* Clima é o assunto preferido dos Canadenses, como você pode perceber nesse post, conversar sobre o tempo é assunto favorito nas rodas de bar, conversa de elevador e tomando café com amigos do trabalho. Ninguém sai de casa sem antes dar uma espiadinha no “The Weather Channel” no celular ou na televisão. Acredite se quiser, toda cidade/região, tem um canal 24hs só falando sobre o tempo! E vai por mim, sair de casa sem ver a previsão do tempo pode te estrupiar, pois um céu azul, nem sempre siginifica temperaturas amenas 😉 .

* Canadenses são pessoas extremamente educadas, mas não tanto calorosas. Antes de mais nada, gostaria de deixar claro que nunca me senti inferior ou fui subjulgada por ser Brasileira, na verdade, desde que me mudei para cá, venho aprendendo como desenvolver meu papel perante a comunidade, como me integrar ao meio e como fazer minha parte para que as coisas funcionem independente do governo.

É comum, os americanos gozarem dos canadenses dizendo que eles só falam “sorry” (desculpe), mas isso classifica bem os canadenses, pessoas extremamente educadas e prontos para ajudar, mas como disse anteriormente, a maioria não é calorosa como estamos acostumados no Brasil.

Não é comum as pessoas chegarem querendo saber tudo sobre você e sua familia, mas dando um pouco de liberdade, eles não se sentirão envergonhados de perguntar, ou responder perguntas mais pessoais… basta ter bom senso, entende?

O que vejo com mais frequencia; são brasileiros se enturmando com mais facilidade com outros brasileiros, ou com pessoas de outras nacionalidades, ao invés de Canadenses! Isso acontece comigo também, tenho poucos amigos canadenses da gema…

* O Canada se orgulha muito de ser um país Multicultral e isso é umas das coisas que eu mais aprecio nesse país desde que cheguei aqui. Por ser um país de imigração aberta e por ter uma cultura de aceitação, ele está repleto de pessoas de diferentes culturas, cores e idiomas. E para “recepcionar” e integrar todo esse pessoal, o país disponibiliza de inúmeros programas de ajuda aos imigrantes, como; cursos de inglês gratuito para imigrantes, apoio de comunidades, programas provinciais (veja aqui o de Ontario), programas para encontrar o primeiro emprego etc.

Um dos programas mais bacanas que eu vi, foi em Ottawa, “International Language Program“, onde as crianças assistem aulas gratuitas de idiomas não oficiais (exclui inglês e francês). São várias linguas, incluindo o português, e as aulas são ministradas aos sábados, eu mesma já fui professora durante meu primeiro ano de Canadá.

Porém, nem tudo são flores, ontem mesmo (03.out.2016) vi um notíciario na CBC, principal canal de televisão no Canadá, dizendo que canadenses estão mais aceitando imigrantes, como imaginávamos [leia o artigo]. Eu acho extremamente preocupante esse tipo de notícia, mas por outro lado, com esse bombardeamento negativo sobre imigrantes pelo mundo, é lógico as pessoas terem uma ideia inversa e não empática sobre o problema.

* Eles sabem da existência do Pelé, mas ainda ficam na dúvida sobre o Maradona. Na verdade, o futebol está começando a ter mais visibilidade por essas bandas, e consequentemente é possível ver as pessoas mais informadas sobre os craques da atualidade.

* O que os Canadenses pensam do Brasil? Assim, como em todo lugar do mundo, tem pessoas que sabem bastante coisa sobre a gente; que falamos português, que São Paulo é uma cidade grande, que não somos só Carnaval, que somos o país com a maior economia da América Latina etc… mas, por outro lado, a grande maioria, ainda desconhece fatos básicos da nossa cultura e jeito de ser.

Infelizmente a conotação sexual e sensual em relação a mulher brasileira, continua firme e forte, e eu acho tão triste, pois deveríamos vender outra imagem das nossas mulheres e do nosso país mundo a fora. Não precisamos vender que somos um país perfeito, e excluir qualquer coisa do nosso tropicalismo, mas só ficar colocando imagem de mulher cansa.

Acredito que a Copa do Mundo e as Olímpiadas ajudaram a vender um país mais bacana, com gente acolhedora, alegre e festeira. Mas ainda estamos longe de fazer um marketing decente do Brasil no exterior! E sinceramente, o governo precisa pensar nisso urgente tanto para benefício de imagem, como para atrair turistas.

– E como não poderia deixar de ser; eles conhecem a Embraer e sempre teimam e dizer que a Bombardier é melhor (risos). Como eu estou no país deles, não critico… só menciono que se a Embraer fosse tão ruim, a Air Canada, principal empresa aérea canadense, não compraria nossos aviões eh!eh!eh!

Se bem que atualmente a Bombardier anda dando tanto furo, que nem sei se essa “verdade”, é realmente verdade 😉

Veja alguns outros exemplos do que escutamos por aí:

Buenos Aires é a capital do Brasil? — No começo eu achava meio esquisito as pessoas não saberem nem isso, mas no final, eu também não sei a capital de vários países do mundo, então não posso exigir que saibam o nosso… mas eu sempre brinco que pelo menos eles deveriam acertar uma cidade dentro do Brasil, como por exemplo Rio de Janeiro ou São Paulo, porque Buenos Aires fica na Argentina, e apesar de nada sério, temos uma rivalidade entre países. Seria como alguém dizer que Washington DC é a capital do Canadá!

No Brasil vocês dançam lambada? — Alguns canadenses tem certeza que ainda ouvimos Sidney Magal e usamos aquelas saias esvoaçantes. No início eu não entendia de onde vinha essa história, mas no Quebec as vezes toca a música “Dançando lambada hey, dançando lambada, lá!”, lembram dessa?… nossa acho que jah faz uns 25 anos, né?!

Voce faz “Brazilian Wax” (depiliação brasileira)? A primeira vez que me perguntaram isso eu disse que sim, lógico!!! Mas depois de um tempo, minha vizinha me explicou o que significava a tal da “Brazilian Wax“, e quando descobri que o pessoal tira tudinho, não deixando nem um pelinho para contar historia… imagina??? A minha é a brazilian wax do nosso jeito ;).

Vocês usam  biquini “dental-floss” (fio dental)??? Sempre que perguntam isso, e eu explico que foi uma moda nos anos 80 e que atualmente é mais difícil encontrar meninas que usam o fio-dental. Mas uma coisa é certa, nossos biquinis são menores que os daqui do Canadá. E meninos, fiquem espertos, pois eles também não estão acostumados com gente usando sunga nas praias e piscinas, eles usam aquelas bermudas de praia na altura do joelho, sabe?

Puxa, deveria incluir muito mais coisa nessa lista, mas acho que está legal por hora.

Tem mais sugestões, manda para gente na caixa de comentários! Eu adoro saber a opinião de vocês 😉