Preparando um intercâmbio  ou uma viagem para o ano que vêm? Fiquem de olho na listinha de feriados do Canadá para 2018.

Os feriados dos lugares que vamos visitar, são datas que devemos estar sempre atentos, pois muitas vezes nossos passeios podem ser impactados por essas datas, especialmente no quesito: preços de hoteis, passagens aéreas ou até a abertura ou não de certas atrações turísticas!!!

Mas por outro lado, estar presente em feriados importantes, pode ser uma excelente oportunidade para celebrar junto com os canadenses esses eventos, em especial o Canada Day, no dia 1o. de Julho, quando muitas cidades fazem festa!!!

Abaixo, na lista de datas comemorativas e feriados, eu indico quais as são feriados oficiais e quais são apenas celebrações, fique de olho pois nem todas as províncias (estados) tem os mesmos feriados.

Feriados no Canadá 2018

Feriados do Canadá para 2018:

Janeiro:

1 Janeiro, segunda (feriado) : New Year (Ano Novo). Muitas lojas, restaurantes e museus não abrem. Alguns restaurantes fazem comemoração na virado do ano, melhor pesquisar com antecedência. Algumas cidades fazem festa na rua com show de fogos a meia-noite e a festa de ano novo mais famosa do Canadá é em Niagara Falls.

Fevereiro:

12 Fevereiro, segunda (feriado) : Family Day. Somente para a província de British Columbia (BC).

13 Fevereiro, terça : Mardi Gras. O carnaval não é feriado no Canadá, mas Quebec City tem um festival chamado “Winter Carnival” que é muito famoso e atrai milhares de pessoas, Ottawa também tem o Winterlude e é bem legal.

14 Fevereiro, quarta : Valentine’s Day. “Dia dos Namorados” canadense (celebrado também em muitas partes do mundo). Ficar atento aos preços dos hoteis que aumentam. Reserva em restaurantes no dia e nos finais de semana que o circundam costumam ficar cheios, reserve com antecedência.

16 Fevereiro, sexta : Ano Novo Chines. Não é feriado, mas com a forte influência de descentes chineses e asiáticos no Canadá, várias pessoas e estabelecimentos comemoram.

19 Fevereiro (feriado), segunda : Family Day. Para as províncias Ontario, Alberta e Saskatchewan. Manitoba, Nova Scotia e PEI celebram outro tipo de feriado no mesmo dia.

Março:

11 Março, domingo : Início do horário de Verão (Daylight Saving).  canadenses adiantam o relógio em uma hora. Fiquem atentos ao horário dos vôos.

17 Março, sábado : St. Patrick Day. Bares, pubs e restaurantes se vestem de verde e muita cerveja rola pela noite. Dê preferência aos bares irlandeses para essa celebração.

1 a 31 Março : March Break (semana do saco cheio). Escolas em quase todas as cidades e províncias tem a semana do saco cheio em algum momento de março. Há uma tendência dos canadenses viajarem nessa época para resorts de esquis para aproveitar o final da temporada de inverno, então fiquem atento para o preço de hotel.

30 Março, sexta (feriado) : Good Friday (Sexta-feira santa). Feriado nacional com exceção de Quebec.

Abril:

02 Abril, segunda : Easter Monday (Segunda-feira de Páscoa). Feriado nacional somente em Quebec (algumas empresas na província permite que os funcionários escolham entre sexta ou segunda féria de páscoa).

Maio:

13 Maio, domingo: Mother’s Day (Dia das Mães). 

21 Maio, segunda (feriado) : Victoria Day. Celebra o aniversário da Rainha Victoria. Em Quebec esse feriado chama-se “National Patriotes Day” (Journée nationale des patriotes). Primeiro feriado do ‘verão’.

Junho:

17 Junho, domingo : Father’s Day (Dia das Pais).

21 Junho, quinta (feriado) : Dia do Aborígene. Somente no Northwest Territories.

24 Junho, domingo (feriado) : St. Jean Baptiste. Somente celebrado em Quebec.

Penúltima e Última semana de Junho. Início das férias escolares e início da alta temporada canadense.

Julho:

1 Julho, domingo (feriado) : Canada Day. Dia do aniversário do Canadá, muitas cidades comemoram com queima de fogos a noite e atividades durante o dia. Como o dia 01/Julho cai em um domingo, a segunda-feira posterior (02/Julho) será feriado.

Agosto:

6 Agosto, segunda (feriado) : Civic Day (Feriado Cívico).

Setembro:

3 Setembro, segunda (feriado) : Labour’s Day (Dia do Trabalho). Somente nas províncias de Alberta, Ontario, Saskatchewan, New Brunswick e Nunavut. Último dia de férias da criançada e também coincide com último feriado do verão, então o pessoal adora viajar, fique esperto(a) com preços de hoteis.

Outubro:

8 Outubro, segunda (feriado) : Thanksgiving (Ação de Graças). Thanksgiving é um dos feriados familiares mais celebrados no Canadá, fique atento pois a maioria das lojas fecham, assim como supermercados etc.

31  Outubro, quarta : Halloween (Dia das Bruxas). Dia que as crianças vão para rua pedir doces de casa em casa depois que escurece. Festas para adultos acontecem (especialmente no final de semana que antecede ao Halloween). Par ver as festas das crianças, escolha um bairro residência, em downtown é mais difícil perceber a brincadeira.

Novembro:

11 Novembro, domingo : Remembrance Day. Nessa época é muito comum ver as pessoas usando uma flor vermelha (papoula) nos casacos, esse é um símbolo em respeito as pessoas que padeceram durante as guerras. Setores do governo geralmente não trabalham nesse dia.

23 Novembro, sexta : Black Friday. Nos Estados Unidos se comemora o Thanksgiving (dia 22) e na sexta é o famoso dia das promoções. Assim como em vários lugares do mundo, algumas lojas canadenses adotaram a data para um dia promocional na sexta e na segunda-feira subsequente tem as promoções online no Cyber Monday. Para quem gosta de compras, é uma boa semana para ficar de olho nos descontos.

Dezembro:

25 Dezembro, terça (feriado) : Christmas (Natal). Cada família comemora de uma maneira, mas geralmente o almoço de natal é mais importante que a ceia, a tradição é que na véspera se vai a igreja. Como no Brasil, quase tudo fecha, mas alguns restaurantes abrem.

31 Dezembro, segunda : New Year’s Eve (Reveillon). Muitas lojas, restaurantes e museus não abrem. Alguns restaurantes fazem comemoração na virado do ano, melhor pesquisar com antecedência. Algumas cidades fazem festa na rua com show de fogos a meia-noite e a festa de ano novo mais famosa do Canadá é em Niagara Falls.

💡 Associe as cidades com as províncias canadenses:
British Columbia: Vancouver e Victoria
Alberta: Calgary, Banff, Lake Louise, Jasper e Edmonton
Ontario: Toronto, Niagara Falls e Ottawa
Quebec: Montreal e Quebec City

Gostou? Quer dividir os feriados com os amigos? Olha o infográfico que fizemos abaixo para facilitar sua vida.

Feriados no Canadá 2018

 

💡 Leia também:
Intercâmbio no Canadá: Ir no inverno ou no verão?
Outlets em Toronto
Roteiro: Toronto no Inverno; Distrito Financeiro, Path & Old Toronto
Um Dia Perfeito em Ottawa
Rochosas – Lago Moraine + Lago Louise
Indíce de todos os posts do mikix sobre o Canadá