Nada como estar no Brasil para fugir do frio do Canadá nessa época do ano. O natal passamos na praia de Riviera de São Lourenço (SP) com a mãe do Kiko, mas o reveillon foi com minha família perambulando por alguns cantos do Nordeste; ficamos entre o Ceará e Rio Grande do Norte!

Férias em família pelo Nordeste

(Ceará e Rio Grande do Norte)

FORTALEZA, CE

Aterrizamos em Fortaleza no dia 25 a noite, pegamos o carro alugado e de lá já fomos jantar no Santa Grelha, uma churrascaria que o Kiko adora. Eu fiquei na casa da minha prima e o resto da família ficou na minha cunhada.

No outro dia, depois de comer uma tapioca maravilhosa que o primo Emanuel fez pra gente, fomos tomar um suco e comprar castanhas no Mercado Central! Recomendo você ir lá de taxi, pois achar lugar para estacionar é um dilema. O suco a gente toma logo no andar térreo do Mercado, tem vários sabores diferentes para quem não é do Nordeste experimentar (eu fui de Graviola e o Kiko de Siriguela). As castanhas a gente compra na barraquinha do Britto, no piso 1, a melhor!!!

Na hora do almoço fomos conhecer a praia de Cumbuco, eu amei! Passamos o dia na barraca Duro Beach, um hotel que também abre as portas para visitantes. Achei aconchegante e no estilo hyppie-chic que eu curto, passou a ser o lugar que mais gosto de curtir praia em Fortaleza (risos), antes eu gostava do Beach Park, mas agora, mudei de ideia! Pelo menos até o pessoal nos apresentar outros lugares 🙂

E para completar a doidera gastronomica em Fortaleza, no final da tarde fomos comer carneiro do Odones, um restaurantes especializado em comidas regionais (mais especificamente carneiro), que meu irmão AMA! E de sobremesa voltamos para a Varjota para comer brownie! Definitivamente eu só como em Fortaleza ahahah …

No dia 27 de manhã tomamos café da manhã na Centro das Tapioqueiras (uma delícia) e partimos para Canoa Quebrada.

Duro Beach em Cumbuco Kitesurf em Cumbuco, Fortaleza

CANOA QUEBRADA, CE

Finalmente fomos conhecer Canoa Quebrada, escolhemos o hotel Long Beach para nos hospedarmos e apesar de bem bonito, achamos que o custo x benefício não compensou… mas vamos que vamos.

Canoa Quebrada é um daqueles lugares abençoados por Deus em questão de beleza natural; mas infelizmente a cidade merece um pouquinho mais de cuidado. Eu fico pensando um lugar desse nos Estados Unidos, ia ser uma fonte infinita de $$$ focado no turismo local e internacional. Precisamos urgente aprender a usar o turismo como uma das principais fontes que giram a economia do Brasil!!! Sempre digo que somos um desperdício turístico…)

Em Canoa fizemos o basicão: passeio de buggy pelas dunas com direito a esquibunda e finalizando com pôr do sol nas dunas (o outro passeio de buggy são pelas praias que deve ser muito lindo, mas optamos fazer essa parte na nossa próxima parada saindo da Praia de Peroba); barzinho na beira da praia (escolhemos um meio afastado, pois a gente não gosta de muvuca), morri de medo de arriscar o parapente (deixei para a próxima) e jantamos em dois lugares maravilhosos Cabana e L’Atelier Do Brasil. (peguei várias dicas do que fazer no blog dos queridos Viagens Cine).

Paisagem de Canoa Quebrada Paisagem de Canoa Quebrada Passeio de buggy em Canoa Quebrada Canoa Quebrada em Família Passeio de buggy em Canoa Quebrada

PRAIA DA REDONDA e PRAIA DE PEROBA, CE

Sabe aquele lugarzinho que a gente custa a acreditar que ainda existe? Pois é … a praia da Redonda e a Praia de Peroba foram a grande surpresa da viagem. Esse foi o local que escolhemos para passar nosso reveillon, fechamos a pousada Casa Mar e Céu do querido casal Isabel e Bahiano, e lá ficamos 5 dias curtindo a paisagem, as falésias, a comida boa da Isabel, o papo infindável do Bahiano, o vento e nossa família!

Eu amei cada minuto que passei por lá. Fizemos passeio de jangada para curtir o visual das falésias de Peroba, passeio de buggy para ver as falésias de várias praias (não perca de ir até a garganta do diabo e subir na duna, o visual é incrível), fizemos a rota ecológica da duna móvel de Ponta Grossa, vimos o fenômeno da maré alta e maré baixa da Requenguela e ficamos de papo para o ar curtindo o visual!!!

Pousada Céu e Mar na Peroba, CE Passeio de Buggy na praia de Peroba, Ceará Garganta do Diabo Dunas de Ponta Grossa, Ceará Por do sol em Ponta Grossa, Ceará Praia da Redonda, Ceará

Reveillon em família em Peroba, Ceará

SÃO MIGUEL DO GOSTOSO, RN

Nessa parte da viagem deixamos a maioria da família para traz e fomos eu, o Kiko e minha mãe nos aventurar pelo Rio Grande do Norte. Confesso que estávamos morrendo de medo de ir, por causa da crise do policiamento em Natal, mas ainda bem que dois amigos que moram lá nos disseram que dava para ir (obrigada Karen e Jodrian), as dicas dessa viagem peguei no amado blog Viaje na Viagem.

Só tínhamos 3 dias disponíveis para essa viagem e escolhemos São Miguel do Gostoso como base. O nome dessa cidade sempre me chamou a atenção, e nossa conclusão foi que São Miguel do Gostoso é mais gostoso que bonito. A escolha da pousada não poderia ter sido melhor, os Bangalôs do Kauli Seadi são demais! Adorei!

Em Gostoso fizemos o passeio pelos arrecifes de Perobas (muito lindo, mas odiei que alguns barcos possam tocar música alta e estragar clima do local), fomos a praia de Tourinhos ver as dunas petrificadas, compramos labirinto em Reducto, curtimos o povo fazendo Kitesurfing no barzinho Jack Sparrow´s e acredite se quiser, eu e o Kiko arriscamos windsurf … fantástico!

Resolvemos nem fazer passeio de buggy e quadriciclo, pois já estávamos cansados disso, fizemos muito no Ceará (risos). Mas acredito que deva valer a pena

Ah sim … gostoso tem duas ruas super fofinhas para ir a noite e curtir restaurantes descolados. Amamos todos que experimentamos na Rua da Xepa: Palmira, Pizzaria Quintal, Genesis Resto Bar e Borogodó.

São Miguel do Gostoso - Pousada Kauli Seadi São Miguel do Gostoso Praia de Tourinhos em São Miguel do Gostoso Arrecife de Perobas, RN Windsurf em São Miguel do Gostoso

E a conclusão que chego é que nosso Nordeste é bom demais, especialmente nessa época do ano que o sol e vento é presença garantida. Já estou com vários outros roteiros na cabeça para os próximos anos! Amo muito.

E Feliz 2018, galerinha!!!!