Quase todos os dias eu abro meu e-mail ou comentários aqui do blog de pessoas me perguntando sobre o Canadá e dizendo assim: “Querida Mirellita, meu sonho é ir para o Canadá … blá blá blá…” .

Aí, conversando com o Kiko (marido) sobre o tema, chegamos a óbvia conclusão que sonho não te leva a lugar nenhum. Então, meus amigos, a lição do dia é: Imigrar para o Canadá não deve ser sonho!

Tendo isso como base, o que te leva para qualquer lugar (seja uma imigração, ou uma viagem, ou mudança de emprego etc) são duas coisas: objetivo e planejamento. Sem esse dois ingredientes, os sonhos vão continuar ficando no mundo das ideias e não no seu futuro.

Imigração de sucesso

Quando o assunto é imigração, eu gosto de ser bem realista em relação a tudo. Mas veja bem, ser realista em hipótese alguma significa ser pessimista.

Aliás, se tem uma coisa estranha que acontece quando a gente chega chega no Canadá, é gente te colocando pra baixo! Quando lembro das bobagens que ouvi quando cheguei no Canadá de pessoas que se achavam super sabidas e entendidas, eu teria voltando para o Brasil com o rado entre as pernas.

As vezes, dá a entender, que quem sofre mais, tem mais direito a ser imigrante que o outro que “deu certo”  logo de primeira, ou teve a “sorte” de ter imigrado com a bunda virada pra lua!

Mas não é bem assim, ao longo desses anos de vida expatriada, eu noto que quem soube se planejar direito e trilhou objetivos para o sucesso, tem uma vida boa!

E isso que muita gente chama de “sorte”; eu chamo de determinação, força, coragem e muito trabalho… aliás, isso vale para tudo na vida (imigrantes ou não).

Claro que shit happens… e você pode ir lá, fazer tudo certinho e coisas além do seu controle te jogarem pra trás (como por exemplo: crise econômica, demissão em massa, doença etc), mas ainda bem que isso acontece somente com a minoria!

Acho que é isso por hoje…

* Imagens utilizadas nesse post são cortesia do Pakorn e KROMKRATHOG no freedigitalphotos.net.