Cerimonia de Cidadania Canadens

 

Como a maioria de vocês já estavam sabendo, nessa semana, demos um tempinho no nosso curso em Berkeley e fomos rapidinho para o Canada (Ottawa) participar da cerimônia de cidadania. Isso mesmo, na quarta-feira, 30 de Março/2005 – 9am, o Casal Mikix se tornou Canadense, mas sem perder (é claro) a cidadania Brasiliera, pois os dois países permitem dupla cidadania.

Eu sempre brinco com esse negócio de ter virado gringa (ou canuck), mas na verdade, eu e o Kiko estamos super orgulhosos de poder dizer que somos cidadãos de uma país excepcional como o Canada.

Optamos pela cidadania não sé pela facilidade que ela possa vir a nos trazer, mas acima de tudo pela nossa identificação com a cultura, valores e estilo de vida canadense. E para aqueles que tiveram a oportunidade de conhecer o Canada, com certeza entendem o que estou dizendo!

Hino do Canada

Como foi nossa Cerimônia de Cidadania Canadense

Estava pensando que a cerimônia seria cheia de formalidades, que a juiza iria nos tratar friamente e coisas do tipo, mas para minha total felicidade e surpresa, a cerimonia foi maravilhosa e aconchegante!!!

Depois de assinar os papeis e devolvermos o cartão de residente, fomos direcionados para as assentos destinados aos futuros cidadãos e depois os convidados (no nosso caso a comadre Karina) entraram.

Lá ficamos aguardando a entrada da juiza, que foi introduzida pelo Royal Canadian Mounted Police (RCMP) officer, que estava vestido com seu uniforme oficial… uma graça!

 

Cerimonia de Cidadania Canadens

Foram 90 novos cidadãos de 39 países diferentes

A juiza foi extremamente atenciosa, de forma extremamente informal e carinhosa ela nos contou sobre os direitos e responsabilidades dos cidadãos, da importância de participarmos ativamente junto a nossa comunidade etc… mas acima de tudo, ela disse que nos admirava, pois independente da razão que tenha nos motivado a mudar para o Canada (aventura, profissão, qualidade de vida, refugio politico, casamento etc), nos éramos vencedores e dignos de honra;poucas pessoas seriam capazes de arriscar ficar longe de família e amigos, e deixar tudo o que construiu para trás.

Juro que quase chorei nessa hora, não por mim, mas por alguns amigos que conheci na escolinha de inglês no passado e que eram refugiado politicos, que deixaram tudo, que tiveram tempo apenas fazer uma mala, entrar no avião, chegar no Canada e pronto… deu um aperto grande no coração… mas me sinto orgulhosa ao mesmo tempo!

Depois disso, fizemos o juramento (todo mundo junto) e ganhamos o certificado e o titulo de cidadãos individualmente:

Cerimonia de Cidadania Canadens
“I swear that I will be faithfull and bear true allegiance
to Her Majesty, Queen Elizabeth the Second, Queen of Canada,
Her Heirs and Successors, and that I will faithfully
observe the laws of Canada and fulfil my duties as a Canadian Citizen”

E foi assim… depois de cantarmos o Hino “O Canada” com toda a criançada la na frente com a juiza, a cerimonia foi encerrada!
Cerimonia de Cidadania Canadens
Cantando o Hino -” O Canada, Our home and native land”

Cerimonia de Cidadania Canadens

Obs 1: Nossa, estava esquecendo de contar, que a TF1, rede de televisao Francesa, estava lá filmando a cerimonia (tivemos ate que assinar um documento autorizando nossa aparicao)… eles estao preparando um documentario sobre o Canada e vão mostrar a cerimonia da cidania e o Cirque du Soleil… reparem na foto em que estamos recebendo o certificado, tem uma pessoa nos filmando… por isso que eu digo, “Minha vida eh um flash!!!”, os paparazzis nao me deixam em paz em nenhum lugar 😉 eheheh… morri vergonha!!!