Essa é uma das perguntas que mais recebo quando o assunto é intercâmbio no Canadá, principalmente para aqueles que tem somente 4 semanas para aproveitar a estadia no meu querido congelador 🙂

Dessa forma, segue aqui alguns prós e contras de cada estação do ano no Canadá, e no final, a decisão fica por você mesmo!

=======

Inverno (Novembro a Março):
– Se você nunca teve a oportunidade de viver no frio, essa pode ser uma experiência única e diferente de tudo que você já vivenciou. Só mesmo ficando um mês com temperaturas negativas, para entender e respeitar o fr-fr-frioooo.
– A paisagem fica mais sóbria (branca, cinza e preta), porém linda e completamente diferente do que temos no Brasil.
– O frio pode ser um limitador para passeios ao ar livre.
– Praticar esportes de inverno na cidade e nas montanhas.
– Comprar roupas de inverno pode significar extra-custo e estar bem agasalhado é a grande diferença entre curtir ou não o frio.
– Dica: evite a todo custo os meses de novembro e março.
Niagara Falls no inverno por mikix
Niagara Falls no inverno

Primavera (Abril e Maio):
– O que eu mais gostava dessa estação era ver a mudança de comportamento das pessoas. Depois de um longo inverno, é impossível não sorrir com mais frequencia!
– Ver o nascer das flores e a cor clarinha das folhas brotando… ver a vida renascendo.
– Temperaturas amenas, mas ainda bate um friozinho para dar um gostinho de “Canadá” eheheh… se der sorte, pode até pegar uma neve! Ou quem sabe, um veranico de 27C em um dia qualquer!
– Abril tem a tendência de chover mais que Maio, e até existe um proverbio popular que diz: “April showers, May flowers” (Chuva em abril, flores em Maio).
Festival das Tulipas em Ottawa, por mikix
Festival das Tulipas em Ottawa

Verão (Junho a Agosto):
– Não subestime o calor canadense, em várias cidades, a temperatura pode chegar facilmente a 35C (positivo). Mas também, pode dar os 5 minutos em São Pedro e a temperatura cair repentinamente. Dessa forma, um casaquinho na mala não pode faltar.
– A maioria dos festivais do país acontecem nessa época do ano, inclusive o Canada Day, dia primeiro de Julho.
– Em agosto, geralmente tem várias promoções de final de verão, e é uma ótima fase para comprar roupas pra levar para o Brasil!
– Geralmente, é a fase que as escolas de inglês estão mais lotadas.
– Pra quem não quer ficar em casa de família, tem mais opções de residências estudantis para ficar, já que os estudantes das faculdades não estão nos alojamentos! (ex: Universidade de Toronto, McGill University – Montreal etc… procure por summer residences)
Lake Louise no verão, por mikix
Lake Louise no verão

Outono (Setembro e Outubro)
– Assim como na primavera, as temperaturas são mais amenas, mas o friozinho costuma sempre dar as caras!
– A primeira quinzena de outubro é mágica, as folhas mudam de cor e tudo ficar amarelo, vermelho e laranja. Passear pelos parques é atividade mandatória (o leste do Canadá é mais privilegiado que o oeste para essa transformação).
– Ficando até 31 de outubro, dá para curtir o Halloween… muito legal!!!
– Se eu tivesse somente uma chance de conhecer a região de Toronto a Quebec, eu estaria lá nas duas primeiras semanas de outubro! A coloração das folhas, pra mim, é uma das coisas mais bonitas da América do Norte.
Algonquin Park no Outono, por mikix
Algonquin Park no Outono

PS: os meses e as estações foram colocadas baseado no meu calendário pessoal de Canadá, ok?! :mrgreen:

Leia mais:
Intercâmbio no Canadá? O que você precisa saber antes de chegar…