Você está pensando em passar uma temporada no meu querido congelador, passeando ou fazendo intercâmbio no Canadá, que tal algumas dicas pra já ir se familiarizando?

Vamos lá:

  • Canadenses costumam jantar mais cedo, normalmente entre 18h e 19h, sendo esta a refeição principal. Se estiverem em homestay com alimentação incluida, é educado avisar quando não irá jantar em casa…
  • É costume tirar os sapatos antes de entrar nas casas… faça como os locais, não espere a pessoa indicar, já chegue desamarrando os cadarços 😉 … a dica aqui é ficar de olho nas meias furadas!!! Para as meninas, a dica é ter sempre na bolsa as sapatilhas super fofas da puket, para usar dentro da sua casa e dos amigos! (fotinho ao lado)
  • A temporada de hóckei (esporte nacional) dura oito meses, geralmente de outubro a maio. Aproveite!
  • Não há muitos feriados no Canadá.  Com exceção do Canada Day (1º de julho), Natal, Boxing Day (26/Dez) e Ano Novo, todos os feriados caem nas segundas-feiras.
  • Estudantes costumam ganhar peso durante sua estada no Canadá. Fique atento ao tamanho das porções e ao excesso de fast food!!! Dica do pessoal da IH Toronto.
  • Faculdades e universidades que oferecem curso de inglês como segunda língua (ESL), costumam receber mais estudantes asiáticos do que as escolas de intercâmbio normal… mas asiáticos, são sempre a maioria, geralmente, quanto mais alto seu nível de inglês, menos asiáticos na sala (nada contra eles, lógico! Mas eu já estudei em uma sala onde eu era a única que falava uma lingua ocidental, e não gostei! Várias nacionalidades é o ideal!)
  • Durante as férias escolares canadenses, uma das opções de acomodação, são os alojamentos universitários… fique de olho!
  • Os torontonians costumam dar como ponto de referência as grandes intersecções de ruas/avenidas, como por exemplo Bloor x Yonge ou College x Spadina.
  • É comum você ser abordado por canadenses ou residentes, caso eles te vejam com um mapa na mão com cara de perdido! Aproveite a ajuda e siga em frente 😉

Gostaram? Assim que for lembrando de mais detalhes, eu coloco aqui… ou me ajudem, indicando mais pontos na caixa de comentários 💡

PS: Pra quem não sabe, moro no Canadá há mais de 10 anos, atualmente em Toronto, mas já passei quase 5 anos em Ottawa.