Uma das perguntas que mais recebo quando estou lindando com os clientes do intercâmbio é sobre qual a melhor cidade para se estudar inglês no Canadá: Toronto ou Vancouver?

Tendo em vista que elas são os destinos mais procurados pelos estudantes internacionais, eu sei que sempre fica aquela dúvida; “mas para onde ir?!“. Nesse post vou tentar explicar… e a decisão final, obviamente, vai ser sua 🙂 .

Toronto ou Vancouver em poucas palavras…

Um maneira bem fácil e prática de decidir é pensar assim: Toronto é para quem gosta de cidade cosmopolita, enquanto Vancouver é para quem gosta de natureza. Como você pode ver, o estilo de vida é diferente, mas isso não significa que uma é melhor que a outra.

Outras nuances entre Toronto e Vancouver…

Agora, vamos a uma análise um pouquinho mais detalhada. Inclusive, antes de começar, gostaria de destacar um artigo, em inglês, do Vancourier, que tratou desse assunto de uma maneira bem fácil e realista, e vou utilizar alguns de seus argumentos aqui, pois compartilho da mesma ideia.

Somente de uns anos para cá, posso afirmar que Toronto realmente se tornou uma cidade grande, mas ao mesmo tempo que ela ganhou um ar cosmopolita e arranhas céus gigantescos, ela não perdeu o estilo de vida interiorano, que você facilmente encontra ao visitar os bairros fora de downtown. Além disso, quando comparada a outras cidades de seu porte; Chicago e Nova York, ela se destacada por ser uma cidade limpa e extremamente segura.

Enquanto isso, Vancouver, é uma cidade de porte bem menor e fácil de se apaixonar à primeira vista. A cidade combina perfeitamente bem o lado de cidade e natureza, e não é atoa que muitos a classificam como a cidade mais bonita do Canadá.

O lado multicultural de Toronto e Vancouver é um dos pontos mais inclusivos a imigrantes e turistas em geral. Estima-se que Toronto receba cerca de 100.000 novos imigrantes por ano e hoje, mais de 50% de sua população não nasceu na cidade. Apesar de Vancouver não ter esses números, não é difícil encontrar pessoas em todos os lugares falando uma outra lingua. Para você que pretende estudar inglês no Canadá, deve estar pensando: “Mas Mirella, com tanto imigrantes assim, será que vou realmente aprender inglês?” Claro que vai, e essa mistura de culturas que faz essas cidades serem tão receptivas ao estrangeiro e aceitar o diferente com respeito. E sim, fala se inglês em todos os lugares (risos).

Transporte público é um dos pontos que Vancouver ganha em relação a Toronto. Mas ambas as cidades oferecem aos estudantes, perfeita condição de se virar sem carro dentro do perímetro urbano.

Mas por outro lado, no setor compras, Toronto sai na frente, as opções de lojas de marcar, outlets e shoppings são mais abrangentes que Vancouver.

Um dos pontos negativos em Vancouver na minha opinião, é a quantidade de drogados que vemos pela rua, em especial na região de East Hastings, claro que há problemas com drogas em Toronto, mas não acho tão evidente. Enquanto isso, o trânsito de Toronto está se tornando cada dia mais caótico, muito carro para pouco espaço e pobre engenharia de trânsito.

Toronto vem se destacando no setor de inovação e criação de patentes, suas universidades e bibliotecas são reconhecidas internacionalmente e ela é uma das top cidades do mundo no ranking de melhores cidades para se trabalhar e viver!

Enquanto isso, Vancouver tem um clima muito mais agradável que Toronto, com inverno mais ameno e verões agradáveis. E sempre está na lista de uma das cidades com melhor qualidade de vida.

O custo de vida de ambas as cidades é bem similar, e eu diria que estudantes de curto prazo, não sentirão a diferença. Mas para aqueles que pretendem morar nessas cidades por um período maior, fica aqui uma breve analise que o Huffington Post fez em 2015; Torontonians pagam mais para comida, transporte público, aluguel e entretenimento, e Vancouverites pagam mais por compra de casas, roupas e produtos de higiene pessoal.  Enfim, no final, dá na mesma… na minha opinião.

E você? Tem alguma sugestão para nos oferecer? Qual sua cidade favorita?

Leia também:

Porque estudar inglês no Canadá
Seguro Saúde para estudante internacional no Canadá
Intercâmbio no Canadá? O que você precisa saber antes de chegar
Intercâmbio no Canadá: Ir no inverno ou no verão?
Perguntas mais feitas sobre intercâmbio e viagem para o Canadá
Intercâmbio e homestay: O que você precisa saber para não criar falsas ilusões

Guia com dicas de Toronto

Quer estudar inglês no Canadá? Fala comigo … eu trabalho como agente de viagem.