Ir a Islandia e não fazer o Golden Circle (Circulo Dourado), é a mesma coisa que ir ao Rio e não subir no corcovado! Entendeu a relação?! Então vamos aos fatos (ou para quem preferir, fique somente com as fotos 🙂 )…

O Circulo Dourado se “resume” a três atrações (gratuitas… oba!): visitar o local do antigo parlamento (Þingvellir), Gullfoss (Cachoeira Gull) e o Vale Geotermico Haukadalur (Geysir and Strokkur). Tudo isso pode ser feito no esqueminha bate-e-volta de Reykjavik por companhias de turismo (flybus é uma delas) ou a melhor opção é alugar um carro e fazer por você mesmo, pois além de visitar esses locais, você pode dar umas escapadinhas e ver outras coisas pelo caminho. Sim, um dia é mais que suficiente para ver tudo e mais um pouco, somente o círculo são cerca de 300km.

—x—

Mais uma vez o dia estava do nosso lado e com um sol lindo!!! Porém, o vento e friozinho estavam de matar 🙂 … veja a prova (mais um dos videozinhos da OMP (Organizações Mikix Production, os palhacinhos Mi e Kiko em ação!) …

E nosso dia foi praticamente assim… com muito vento na cara, mas 100% bacana… e não posso negar que assim como todos os guias e blogs que li para preparar nossa viagem, o legal da Islandia não esta nas cidades (que são poucas e bem pequenas), o impressionante fica por conta da natureza…
Pé na Estrada I …
Pé na Estrada II… repara na vegetação de tundra!

E depois de estrada e alguns caminhos sem asfalto chegamos em Þingvellir, o local do primeiro parlamento do mundo, iniciado em 930 AD (lembrem-se, nessa época a Europa Medieval ainda estava no retrogado sistema feudal!) …
Golden Circle by MiKix
Como sou um pouquinho ignorante (risos!), estava imaginando que eu eu veria alguma ruina… mas na verdade, o Þingvellir era somente o ponto de encontro dos representantes da Islandia e por 300 anos eles se reuniam uma vez por ano para eleger lideres, discutir problemas e resolver disputas (amigavelmente ou não), ninguém morava lá!

Sem dúvida, Þingvellir é o principal símbolo da Islandia e é onde os principais eventos do país acontecem… e foi lá que em 17 Junho de 1944 a Islandia comemorou sua independencia, depois de séculos sendo governada pela Dinamarca.
Þingvellir…

De lá, é só seguir as indicações para o Geysir, que apesar do parque se chamar Haukadalur… ele é sempre identificado como Geysir, e como Mikix também é cultura, eu gostaria de dizer que a palavra gêiser originou-se na Islandia…

Golden Circle by MiKixNesse local você vai ver algumas atividades geologicas, e talvez, a principal atração seja o “Grande Geiser” (Geysir), porém ele anda tímido nessas últimas decadas e não é muito confiável em suas erupções (risos!), nós por exemplo só o vimos dormente…

E com isso o show fica para o geyser Strokkur, que a cada mais ou menos 5 minutos nos enche os olhos… LINDO!!! Eu já vi os geysers da Nova Zelandia, mas esse da Islandia é diferente, pois é possível ver a agua borbulhando antes de explodir, coisa que na NZ não acontece, pois criou-se um cone na base da erupção. Gente, eu AMEI o Strokkur… fiquei com aquela cara de UAU… 😯
Golden Circle by MiKix Golden Circle by MiKix
Repara na agua borbulhando antes da erupção… coisa de doido!

Depois mais um pouquinho de carro, chegamos na Gullfoss, a maior cachoeira da Europa… também muito bonita, especialmente quando aparece o arco-iris.
Golden Circle by MiKix
Gullfoss de cima pra baixo… com direito a uma paradinha de almoço (canja de carneiro… gostoso!)
Gullfoss de baixo para cima… (sim, há estacionamento para os dois lugares).

E isso é um pouquinho do Golden Circle para vocês… porém… nós tínhamos tempo sobrando e resolvemos visitar um lugar chamado “Þjóðveldisbærinn“, uma réplica de uma antiga fazenda Viking. Tudo bem que é totalmente fora de mão, na estrada 32, mas eu achei interessante nosso passeio, apesar do parque estar fechado, toin! (Abre somente no verão, de 1/junho a 31/agosto)… e a paisagem pela qual passamos também foi especial.
Golden Circle by MiKix
O vale que a fazenda esta localizada, foi totalmente devastado pelo vulcão Hekla em 1104 e cerca de 20 fazendas pereceram. Em 1939, arqueologistas nordicos escavaram a região e em 1974 uma das fazendas foi reconstuída para mostrar ao público como as pessoas costumavam viver na idade média.

Na preparação da volta para Reykjavik, tínhamos duas opções, voltar pelo mesmo caminho da ida… ou optar por um caminho um pouco mais longe, mas diferente… e eis que decidimos vir pela estrada 26 (sem asfalto) até Hella, onde você volta a civilização e pega a N1 até Reykjavik…
E pelo caminho, pegamos mais paisagens bonitas e diferente… e claro… o vento, nosso amigo inseparável durante toda a viagem 😉 … repara o Kikão na foto acima tentando se jogar no chão ehehe!

Outra coisa interessante de viajar pela Islandia é perceber a ausencia de arvores… é algo impressionante ver um país sem arvore, somente nas cidades você vê uma ou outra.
Golden Circle by MiKix
E essa é a estrada 26… nós por nós mesmo na Islandia… tem alguém aí?!

E terminamos a noite com um jantarzinho maravilhoso no Lækjarbrekka, aliás comer mal em Reykjavik é quase impossível.