Continuando a viagem e de volta a estrada 1 (Ring Road), no percurso de Selfoos à Vik, foi onde o dia realmente começou a brilhar de forma diferente. Cachoeiras lindas, muito arco-iris, paisagens diferentes e do tipo de vegetação também é interessante… muito mais verde, solo cultivável e terreno menos selvagem!

Começamos o festival de água e arco-iris em Seljalandsfoss
Islandia: Seljalandsfoss
Uma cachoeira com queda d’agua de 40m, onde você pode explora-la do lado de fora…
Seljalandsfoss by MiKix Seljalandsfoss by MiKix
Ou do lado de dentro… isso mesmo, tem um caminho que você dá a volta por trás da queda d’agua… e o pessoal pega até agua para tomar, pois ela vem limpinha e geladinha diretamente da geleira!!!

Dica: ter roupa apropriada é essencial. Nós sempre deixávamos no carro uma jaqueta e uma calça a prova d’agua para podermos aproveitarmos a viagem quentinhos e sequinhos.

Continuando na estrada, fomos conhecer outra cachoeira, a Skógafoss… aquela que eu estava doida para conhecer devido as fotos que havia visto e as cenas do filme Beowulf & Grendel (filmado na Islandia).
Skógafoss by MiKix
Fotinho da vista perfeita…
É impossível não se apaixonar pelos arco-íris… e o fato de ter poucos turistas dividindo o espaço também foi 10!!! (tumbs up!) …

E foi então que com mais um pouquinho de estrada avistamos Vík, uma cidadezinha “perdida” (ou achada) no sul do país…

Vik tem apenas 300 habitantes e é o principal ponto de parada/hospedagem da região, principalmente para quem pretende visitar a geleira Mýrdalsjökull.
Vik por MiKix
Nosso objetivo em Vik era ver a praia de areia preta e a formação rochosa Dyrhólaey…
praia de areia preta by MiKix
Fotinho de um dos lados da Praia de Vik… que realmente impressiona, principalmente para quem nunca tinha visto um praia de areia preta (eu e o Kiko).

by MiKixA textura da areia é diferente e por incrivel que pareça, existem várias praias com essa cor de areia espalhadas pelo mundo.

Nesse link estão selecionadas as supostas “Top 10 Black Sand Beachs” e Vik é a número 10 da lista e o resto fica no Hawaii…

Dica: A areia preta é a herança de países vulcanicos! Makes sense, eh!?

Como o dia estava acabando, era hora de iniciar nosso retorno a Reykjavik. E apesar de tentar pegar a estradinha indicada nas placas para Dyrhólaey, não tivemos muita sorte em vê-la, pois a melhor vista eu acho que é de barco ou de outro lugar que eu não descobrimos!!!

Mas da estrada tivemos esse look que já nos deixou felizes…
Dyrhólaey by MiKix
Formação rochosa de Dyrhólaey, é aquele buraco no meio da rocha, consegue ver? (No segundo 45 desse trailler do filme Beowulf & Grendel, dá para visualizar legal!).

by MiKix
Logo ali pertinho avistamos a geleira Mýrdalsjökull (foto acima), que infelizmente não tivemos tempo de curtir da mesma forma que aproveitamos a Franz Josef na Nova Zelandia… se vocês soubessem quanta coisa nós não vimos na Islandia, 4 dias é muito pouco para uma real exploração!

Para finalizar os passeios turisticos desse dia… paramos rapidinho para ver uma “casa” que avistamos da estrada na ida e ficamos curiosos para saber o que era. Rutshellir é umas das 200 cavernas construídas pelos homens encontradas no sul da Islandia.
A caverna tem cerca de 20 metros e era usada para armazenar feno. E a parte que parece uma casinha (Stukan) tem 8 metros e era provalmente usada como uma casa de fazer metais.

Outra coisa muito comum de ver pelas estradas, são essas casas ou depositos feitos de relva:
by MiKix
Um tipo de construção muito comum do passado da Islandia (inclusive casas cobertas até o teto com essa relva). Era feito dessa forma devido ao clima inóspito do país, e relva oferecia maior proteção térmica (se comparada a madeiras ou pedras) e também era um tipo de material mais fácil de se encontrar na região (Veja aqui outra foto que tirei desse mesmo tipo de construção).

E depois de mais estrada e um bom banho, fomos jantar no melhor restaurante que experimentamos em Reykjavik, o Fish Market. Simplesmente IMPERDÍVEL!!! E foi lá que provamos baleia pela primeira vez… eu não gostei, mas o Kiko adorou! (Ah… prepara o bolso, pois a brincadeira sai cara! 😉 ).

>>> Todos os posts da Islandia estão aqui.