Quando estava assistindo o filme “A Forma da Água”, várias cenas me fizeram lembrar de Toronto. Eu não sabia se era coisa da minha cabeça, mas depois de pesquisar um pouco, foi confirmado; o Guillermo del Toro usou vários locais de Toronto (e até de Hamilton) como set de filmagem.

A forma da água

Se você curti essas coisas de sair procurando lugares dos sets de filmagens, veja abaixo onde encontrar os locais que apareceram no filme em Toronto:

1-  University of Toronto Scarborough campus

O exterior do prédio da Universidade de Toronto, John Andrews Building, foi usado para ser o centro de pesquisa que aparece no filme A Forma da Água.

Toda a brutalidade do concreto exposto, adicionado a época que foi construído, década de 60, combinou perfeito para dar vida a esse ambiente. As cenas do interior do prédio foi criada dentro do estudio Cinespace, também em Toronto.

Endereço: 1265 Military Trail, Scarborough, ON M1C 1A

A forma da água em Toronto

Imagem do blog: atlasofwonders.com

2- Elgin Theatre

Elisa mora em um apartamento em cima de um teatro, e quando as câmeras descem para dentro do teatro, o Elgin Theatre dá vida ao ambiente vermelho e dourado do romance (um dia preciso escrever sobre esse teatro aqui no blog, pois ele é lindo e tem uma histórica bem interessante).

Na imagem abaixo, você consegue ver a imagem do Elgin Theatre, e clicando nas setinhas do lado direito da foto, aparece a segunda imagem que ilustra o filme.

Endereço: 189 Yonge St, Toronto, ON M5B 1M4

3- Massey Hall

O Massey Hall é outro teatro clássico e lindo aqui de Toronto. A fachada dele aparece no filme quando a Elisa sai de casa pelas escadas de incêndio. A fachada luminosa, foi adicionada para o filme, mas ela não existe de verdade.

Endereço: 178 Victoria St, Toronto, ON M5B 1T7

A forma da água em Toronto

A post shared by Tsard Manalo (@tsardmanalo) on

4 – The Lakeview (restaurante)

Para criar o ambiente de um restaurante da década de 60, eles usaram o The Lakeview, um dos restaurante históricos, desde 1932, ainda em operação aqui em Toronto. Aliás, esse mesmo restaurante já apareceu em outros filmes, incluindo o Cocktail do Tom Cruise!!!

Endereço: 1132 Dundas St W, Toronto, ON M6J 1X2

A forma da água em Toronto

A forma da água em Toronto

Imagem emprestada do website do restaurante The Lakeview

A forma da água em Toronto

Imagem emprestada do website do restaurante The Lakeview

5 –  Keating Channel (Don River / Port Lands)

Apesar das cenas de Port Lands terem sido super modificadas no filme, não poderíamos esquecer de mencioná-la (na cena da imagem abaixo, por exemplo, deveria aparecer a CN Tower).

O local exato de onde foi filmado (Keating channel) não é aberto ao público, mas ali do lado, nessa região de Port Lands, se tem uma vista linda de Toronto que vale visitar (no por do sol também é show) – eu adoro passear de bicleta por essas bandas.

A forma da água em Toronto

Com certeza tem outras cenas que a gente poderia colocar aqui, mas já dá para se ter uma ideia, né? E só a título de informação, Toronto é ainda mais bonita que no filme, especialmente nos dias de sol 😉

Leia mais dicas de Toronto aqui