Você que mora fora do Brasil, já pensou ou já falou para algum conterrâneo brasileiro voltar para o Brasil devido a uma ideia que ele tem diferente da sua ou do próprio sistema do país em que residem? É sobre esse tema que vou falar hoje aqui no blog.

Em Julho, escrevi um post sobre um assunto delicado que eu não concordo de Toronto, eu sabia que poderia causar alguma polêmica e foi exatamente o que aconteceu.

Divulguei esse post no facebook em um grupo de brasileiros no Canadá e foi uma enxurrada de comentários, uns a favor e outros contra. Até aí, tudo ótimo, quem abre uma pauta para discussões, deve estar preparado para isso.

Mas o que me impressionou foi o número de pessoas dizendo que quem não estivesse satisfeito que voltasse para o Brasil! Hein?!

NINGUÉM pode mandar alguém de volta para seu país de origem pelo fato dela ter criticado algo sobre o país que escolheu para viver! Cadê o senso de cidadania minha gente? Mudar de país não significa engolir qualquer coisa que te colocam garganta abaixo. Se adaptar a uma nova cultura é importante, mas fechar os olhos para tudo, nãnaninanão.

Que besteira é essa? Uma pessoa que tem casa, emprego, economia e família em um lugar, não pode ser mandada embora dessa maneira! E quer saber por quê?

Porque o Canadá é uma democracia e se prega o livre arbítrio, incluindo críticas! Então, quem pensa dessa maneira, deve rever seus valores e pensar duas vezes antes de escrever algo assim em público…

Outro ponto interessante que vejo entre os imigrantes é o fato de uns se acharem “mais canadense” que outros devido ao número de anos que viveu no país, uma premissa que na minha opinião é falsa! Vejo muito imigrantes mais envolvidos com a comunidade e a sociedade, que muitos canadenses nascidos e crescidos no país!

Enfim, esse post é mais uns dos meus desabafos, quando reflito não somente o fato de ser imigrante, mas o que é realmente ser imigrante e cidadã de um país…  vamos que vamos!

Continue lendo:

8 Razões para não imigrar para o Canada
O que você precisa saber antes de imigrar para o Canadá!
Qual é a sua: Fugir do Brasil ou Chamar um novo país de casa?
Principais problemas enfrentado pelos imigrantes

Seguro Viagem com World Nomads