Em outubro do ano passado, aproveitando a visita da minha mãe, resolvemos tirar do papel uma viagem que há tempos estávamos programando, uma road trip de Melbourne a Adelaide; passando também pela famosa Great Ocean Road e pela Ilha Canguru (Kangaroo Island ou KI). Foram mais de 1.200km de estrada em 9 dias! Foi corrido, mas valeu a pena!

Os 12 apóstolos na Great Ocean Road

Caminho que percorremos: via google maps

Quanto mais eu conheço a Australia, mais eu vejo o quão grande é esse país e quantas coisas interessantes tem para se conhecer. Não é atoa que vira-e-mexe encontramos pessoas fazendo um ano de sabático inteirinho só aqui na “ilha” (ou no máximo, incluindo a Nova Zelândia), eles alugam um trailer e percorrem o país de cabo a rabo! Maravilha isso, não é mesmo?! Aliás a maioria dessas pessoas são da Alemanha, Suissa ou Austria…

Lugares que a gente descobre pelo caminho… Blowholes

.:. Vamos ao nosso roteiro sumarizado .:.

Sexta (noite): chegada de avião de Brisbane > à Melbourne
Sábado/Domingo: Melbourne
Segunda: pegamos o carro em direção à Apollo Bay (passando por Bell’s Beach, Lorne e afins)
Terça: Apollo Bay à Mt. Gambier (passando pela Great Ocean Rd, London Bridge e lugares escondidos – off-beaten).
Quarta: Mt. Gambier à Kangaroo Island
Quinta/Sexta/Sábado: Kangaroo Island
Domingo: despedida de Kangaroo Island, passadinha em McLaren Vale e Adelaide. Voo de volta a Brisbane.

“Rochas Memoráveis” (Remarkable Rocks) no Parque Nacional Flinders Chase em Kangaroo Island

.:. O que eu faria diferente desse roteiro? .:.

1- Para quem nunca foi a Melbourne, eu acrescentaria mais um dia para conhecer quase tudo com calma e lidar com as possíveis maluquices do clima da cidade (por exemplo, no final de semana que estávamos lá, pegamos 10ºC com vento e chuva no sábado e 25ºC com sol no domingo). Melbourne é assim, uma caixinha de surpresas em se tratando da previsão do tempo.
2- De Melbourne a Kangaroo Island, eu acrescentaria dois dias, para ir percorrendo essa estrada tão pitoresca com calma, poder ir parando para fazer algumas trilhas e ir sem pressa de chegar! Pegar um dia de sol nos 12 apostolos da Great Ocean Rd é praticamente um must.

Melbourne, com o Kiko e a mamãe…

3- Em Kangaroo Island eu ficaria um dia a menos, 2 dias inteiros, são suficientes para conhecer o que a ilha tem de melhor, fique mais tempo se você for um apaixonado incondicional da natureza, ou se for no verão, onde seria possível pegar uma praia… (em outubro ainda estava friozinho).
4- Infelizmente não deu tempo de conhecer Adelaide e região, passamos rapidinho por McLaren Vale e Glenelg… Mas tendo tempo, seria possível gastar um dia para conhecer a cidade, e depois aproveitar para explorar a região vinicola de South Australia, que na minha opinião é a melhor que temos por aqui.

As regiões vinícolas mais famosas da província de South Australia para curtir um bom vinho e uma boa mesa são: Barossa (a mais famosa), McLaren Vale (a mais aconchegante) e Adelaide Hills.

Glenelg em Adelaide

.:. Hoteis e Acomodação .:.

Acho legal dividir também onde ficamos, para servir de ideia/base para quem for fazer o mesmo … aliás, se alguém tiver outros hoteis para indicar, mande na caixa de comentários que eu coloco aqui depois 😀

Melbourne: Citadines on Bourke [website] – ótima localização no centro da cidade, fácil de caminhar pra lá e pra cá, e muito próximo aos meios de tranporte publico. Quarto com tamanho excelente, aos domingos não tem serviço de camareira. Achei que o serviço de quarto demorou muito para acontecer no sábado (somente 18h30). Para quem não não gosta de barulho, prefira os quartos do fundo ou do lado da Exhibition St, que não fiquem do lado da boate.

Apollo Bay: Sandpiper Motel [website] – e quarto bem simples, por um bom custo beneficio (para padrão australiano). O dono do hotel é uma graça e super disposto a ajudar com dicas de restaurantes e afins… Aproveite! Aliás, não perca o novo restaurant tailandes, meio sem personalidade, mas a comida é uma maravilha!

Outras coisas que vimos pelo caminho… um lago cor-de-rosa

Mt Gambier: The Barn [website], o hotel é maravilhoso assim como o restaurante (melhor bife que já experimentei), superou todas as expectativas e recomendo demais!

Kangaroo Island: Birubi Apartments [website], alugamos uma casa muito gostosa em Emu Bay, ideal para família, localizada na parte norte da ilha 15/20 minutos dirigindo de Kingscote (a principal cidade). Apesar de ter gostado muito, numa outra oportunidade, eu tentaria alugar algo na parte sul de KI, próximo as principais atrações, como por exemplo, Vivone Bay …

Gostou desse post? Leia todas as dicas da Australia aqui do Mikix no Mundo, nesse link.