Depois que publiquei o post “Nova morada do Casal Mikix: Do congelador para a Florida“, alguns comentários aqui no blog e no facebook surgiram sobre como que legalmente eu poderia estar morando aqui nos Estados Unidos…

A primeira pergunta foi da Dani Polis: Mi … com o passaporte canadense você tem “livre arbítrio?’. Explico – vocês estão nos EUA, por exemplo, por conta do passaporte Canadense? E quando foi pra Australia? Não rola conflito com o passaporte Brasileiro?,

a segunda do Vinicius Fernandes“Mi!… O fato de você possuir cidadania Canadense facilita sua estadia nos EUA?

e por fim a Ana, do Colorido Vida: “Mi! Admiro muito essa vida cigana de vocês, eu não teria pique não! Posso fazer uma pergunta: como é a questão de morar no país? Precisa de um visto específico?

——

Sobre morar nos Estados Unidos … Vamos por partes… Pra começar a conversa, vocês sabem que nós somos canadense desde 2005, né? (A Dani sabia e por isso que já foi perguntando diretamente).

Casal Mikix virando canadense

O dia que escolhemos virar canadenses!

Tendo isso em mente, canadenses tem alguns benefícios em relação aos brasileiros quando a questão é residir nos States, por definição todo canadense não precisa de visto para entrar nos Estados Unidos como visitante e pode ficar no país por um período de no máximo 6 meses. Esse processo, é o que a maioria dos canadenses que a gente chama de snowbirds faz todos os anos.

O que são snowbirds? É uma expressão usada para as pessoas que residem no norte dos Estados Unidos ou Canadá, geralmente aposentados, e que durante a época congelante do inverno, passam alguns meses nos estados mais quentinhos americanos como Florida, Texas, Arizona, California, ou até algumas ilhas do Caribe e/ou Mexico.

No caso dos canadenses, a maioria não tem a menor intenção de se mudar permanentemente para os Estados Unidos, pois não querem perder a segurança de ter um sistema de saúde de qualidade e gratuito, não querem perder os laços com o Canadá e o Canadá no verão é tudo de bom!!!

Nosso caso é diferente, nós estamos aqui sob o visto TN, que é um visto do tratado do NAFTA entre os Estados Unidos, Canadá e México, resumindo, dependendo da profissão que você tiver, você pode legalmente morar em um desses países, desde que o visto em questão esteja valendo. Nossa intenção é ficar aqui até que seja conveniente, depois a gente pensa… a coisa boa da casa da Florida, é que podemos deixá-la aqui, sem precisar vendê-la, mesmo se a gente resolver voltar pra Australia, Europa, ou Canadá – ela sempre terá conotação de casa de férias!

Todas as outras vezes que trabalhamos aqui nos Estados Unidos, estávamos aqui sobre essa mesma categoria de visto TN (lembram de Nova York e California?), mas na época, não deu na louca de mudarmos pra cá de mala e cuia, só ficávamos aqui durante a semana trabalhando e depois voltávamos pra casa (Toronto).

Ah sim, quem tem o visto TN, não pode ter a intenção de residir permanentemente nos Estados Unidos depois que seu vínculo de trabalho com a empresa que patrocinou seu visto terminar… e isso realmente não temos, pelo menos por enquanto!

Sobre a AustraliaQuando nós fomos pra Australia, e ficamos em Brisbane por 2 anos, fomos sob o visto de PR (Permanent Resident), assim como fizemos quando imigramos para o Canadá, nos aplicamos para o processo de imigração Australiano –  Skilled Independent visa (subclass 189) – e quando fomos aprovados e surgiu uma  boa oportunidade, aproveitamos  para ir e ver como era viver do outro lado do mundo! (Nesse post eu explico um pouco a novela da vida na Australia – está um pouco desatualizado, mas tá valendo!).

Brasileiro pode ter dupla cidadania segundo o próprio website do governo brasileiro: “Não há qualquer restrição quanto à múltipla nacionalidade de brasileiros. A nacionalidade brasileira não exclui a possibilidade de possuir, simultaneamente, outra nacionalidade. A perda de nacionalidade brasileira somente ocorrerá no caso de vontade formalmente manifestada pelo indivíduo. Em suma, ao tornar-se cidadão estrangeiro, por processo de naturalização, o cidadão brasileiro não perde automaticamente a cidadania brasileira, mas sim, passa a ter dupla cidadania: brasileira, por nascimento, e a estrangeira, por naturalização.

Resumindo, você pode ter quantas nacionalidade quiser e isso não acarretará em conflito com sua cidadania brasileira, porém, vale lembrar que alguns países não aceitam dupla cidadania, dessa forma, o Brasil pode aceitar, mas o outro país pode pedir para você revogar seu passaporte brasileiro… Mas no caso dos Estados Unidos, Canadá, Australia e alguns países da Europa (como a Italia, por exemplo), essa questão da dupla cidadania é tranquila.

Acho que respondi tudo, né?!