Finalmente estou disponibilizando online (para toda a eternidade) a receita do nhoque de batata da Nona do Kiko, que é um sucesso! Já fiz várias vezes e sempre recebo elogios!!! E para quem um dia me pediu a receita, eis aqui a dita cuja!

Família em São Carlos

Herdeiros de sangue da receita! 🙂

Aprendi a técnica de como preparar esse nhoque com minha cunhada, Regina, que aperfeiçoou a receita para as bolinhas nunca ficarem pesadas. Pois vamos combinar, que nem sempre é fácil acertar do nhoque de batata ficar levinho e derreter na boca.

Casal Mikix

Casal Mikix em uma noite da massa na saudosa casa da Flórida.

É interessante notar, que dependendo da qualidade da batata ou da região que você mora, a massa fica molenga, mas não se preocupe que tem solução – mandei todas as dicas abaixo.

Das experiências que tive de fazer essa receita pelo mundo, no Brasil e na Austrália a massa fica mais mole e é preciso usar a técnica da farinha na mesa para enrolar, enquanto no Canadá e Estados Unidos a massa fica perfeita.

Olhe a diferença na aparência das bolinhas:

Receita do Nhoque de batata

Nhoque feito no Brasil – repare que ele não fica perfeitinho, mas é assim mesmo!

Receita do Nhoque de batata

Nhoque feito nos Estados Unidos ou Canadá, fica assim, lisinho. A qualidade da batata influência muito.

Vamos ao que interessa!

Receita

Nhoque de batata da Nona Stella

Essa receita dá para 2 pessoas comendo bem, caso for servir o nhoque com uma carne para acompanhar, aí dá para até para 3 pessoas.

Ingredientes:

10 colheres (bem cheias) de batata espremida (mais ou menos 4 ou 5 batatas)
1 colher de manteiga ou margarina
3 colheres cheias de farinha
3 colheres de queijo ralado fininho
2 gemas (preferencialmente sem a membrana – minha cunhada coloca um ovo inteiro, mas eu prefiro as gemas, para dar uma corzinha mais bonitinha para a massa)

PS: Sal na água que vai cozinhar o noque.

Como fazer:

Misture todos os ingredientes até ficar uma massa homogênea. Evite quebrar os ovos diretamente no purê da batata se estiver quente, pois o ovo vai cozinhar e ficará estranho, eu coloco os ingredientes nessa ordem, abrindo um buraco na batata, entende?

Se a massa ficar mole, depois de misturar tudo, não se desespere e não tente dar ponto com farinha, isso vai deixar a massa pesada. Para solucionar esse problema, na hora de abrir o nhoque,  jogue um quantidade de farinha na mesa de trabalho e vai moldando a “minhoca” do nhoque, nessa farinha, depois corte as bolinhas e coloque em uma travessa.

PS : Como disse anteriormente, no Canadá e nos Estados Unidos essa receita dá ponto certinho, no Brasil e na Australia a massa fica mole.

Depois das bolinhas prontas, encha um caldeirão de água quente, tempere com sal e cozinhe os nhoques.

Para quem nunca fez nhoque, a dica do cozimento é jogar uma quantidade de bolinhas na água e depois que elas subirem para o topo da panela, dá uns 20 segundos e retire. Então basta  ir colocando os nhoques cozidos na travessa e alternando com o molho de sua preferência.

Receita do Nhoque de batata

Cozinhando com amigos! Tem coisa mais legal? 🙂

Receita do Nhoque de batata

Quase tudo pronto… momentos finais do cozimento 🙂

Receita do Nhoque de batata

Outra noite do nhoque, dessa vez no Brasil com a família!

Enfim, deu para perceber que cozinha com a família e amigos é sempre uma delícia!!! Então, junte sua turma e faça uma noite italiana com essa receita infalível de nhoque de batata da vó do Kiko!!! Sucesso!

Depois me conta se deu certo 🙂

Mais receitas:

Receita Bolo de Chocolate para Festa (da Tia Marilda)

Receita: Bolo Marmore (da Vó Cida)

Receita: Kibe Assado (da mamãe)

Receita de Pão Caseiro (da sogra)

Receita de Bolo de Cenoura (da mamãe)

Viaje com desconto