Resolvi escrever esse post, pois muita dúvida está surgindo nos fóruns de brasileiros sobre a questão da febre amarela. Infelizmente, o surto da doença voltou para algumas regiões do Brasil e cria-se uma certa confusão sobre como viajantes devem proceder. É importante então ressaltar que quando um brasileiro vai viajar para o Canadá, o Canadá não exige o certificado de febre amarela emitido pela Anvisa. Resumindo, quando você chega no Canadá e vai passar a imigração como turista ou com qualquer outro tipo de vista, o oficial de imigração não exigirá isso de você.

Tendo isso em vista, é importante acrescentar, que caso você faça vôos com escala em outros países, aí o papo muda de figura, pois o país que você fará a conexão, pode exigir esse certificado, como por exemplo, o Panamá, a Colômbia etc, então recomendo visitar o website da Anvisa e selecionar os países que irá passar para confirmar a necessidade ou não do certificado internacional de vacinação – e faça uma dupla pesquisa, perguntando também para seu agente de viagem ou empresa aérea antes de viajar, para não ter surpresas e dar tempo de tomar a vacina e ir atrás do certificado internacional (CIVP).

Por que o Canadá não exige o certificado de febre amarela de brasileiros?

A resposta é mais simples que você imagina, a transmissão da febre amarela é feita pelo mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue). Dessa forma, somente países que possuem esse mosquito em seu território que podem correr o risco do mosquito se contaminar e posteriormente passar a doença para as pessoas que ali residem.

Até o momento, não há indícios que esse mosquito exista no Canadá, dessa forma, as pessoas, mesmo que venham de países onde exista a febre amarela (América do Sul e Africa), não há necessidade de serem vacinadas e nem possuírem o certificado internacional de vacina para visitar o país.

Mas isso vale para o Canadá e como eu disse anteriormente, essa mensagem é válida nesse momento que estou escrevendo, sempre é bom pesquisar com 30 – 15 dias de antecedência se alguma informação mudou, para evitar dor de cabeça no dia da viagem.

Onde tomar vacina da febre amarela no Canadá?

Caso você esteja no Canadá e esteja indo visitar o Brasil ou qualquer país que tenha incidência de febre amarela, aí você pode procurar uma clínica de viagem (Travel Health Clinic) designada como Yellow Fever Vaccination Centre, clique nesse link para procurar [Eu por exemplo, usei uma dessas clínicas quando fui para a Asia e precisei tomar algumas vacinas para viajar mais tranquila].

Mais informações sobre a febre amarela emitida pelo governo canadense, podem ser encontrada no Travel.gc.ca.