Brasileiros indo visitar o Canadá precisam de visto para entrar no país. Segue abaixo uma explicação em detalhes de como tirar seu visto para o Canadá!!!

[Último update do texto: 04/Junho/2015]

Sobre o Visto Canadense

Há 2 tipos de vistos de turista canadense, classificado pela embaixada canadense como “residentes temporarios”:

– Visto de múltiplas entradas: permite que você entre e saia do Canadá por um período de 6 meses, e é válido para brasileiros até 5 anos (dependendo da validad do passaporte).

– Visto de trânsito: se a escala de sua viagem não for superior a 48 horas de permanência no Canadá, apresente uma fotocópia do bilhete aéreo ou um itinerário de seu agente de viagens e visto para o país de destino, se for o caso. Para dar entrada num pedido de visto de trânsito, não será necessário pagar nenhuma taxa. ( mais informção aqui).

Lembre-se:
Não compre passagem aérea antes de ter o visto em mãos (salvo raras exceções) – essa recomendação também é dada pelo Consulado Canadense.

Custo do Visto para o Canadá

A partir de 01/Maio/2015 as taxas consulares para visto canadense foram alteradas para:

*Em dolares canadenses

Visto para Residente Temporário – (Visitante) : C$100
Visto para Residente Temporário – (Visitante família) : C$500 (taxa máxima)
Permissão de Estudo: C$150
Permissão de Trabalho: C$155
Exame biométrico (se precisar): C$85
Visto de Trânsito: gratuito

Mais as taxas de Serviço do VAC.

PS: Os valores acima não incluem os honorários do despachante – consulte a tabela de preço na fonte.

NOVIDADES  (04/Abril/2014): Para quem já visitou o Canadá ou Estados Unidos:

“O visto continua sendo obrigatório para qualquer viagem ao Canadá, porém quando a viagem for a turismo, haverá uma flexibilidade para quem já visitou os EUA e/ou o Canadá nos últimos 10 anos  e tenha como comprovar isso (Ex.: visto estampado no passaporte e carimbo de entrada no país)
Nesses casos todos os documentos deverão ser enviados normalmente com exceção da documentação financeira (IR, extratos, etc).
A informação é oficial e já está em vigência. O consulado se reserva o direito de solicitar qualquer documento adicional a qualquer momento.” (Texto via Marcelo, da SOS Canada – despachante)
PS: Mais informações sobre documentação para o visto, no final do artigo!

Como se aplicar para o visto do Canadá 

O visto canadense pode ser aplicado por conta própria ou via despachante.

Via Despachante é a forma mais fácil, caso você não resida em São Paulo, Rio de Janeiro e/ou Brasília, e não tenha conhecimento de inglês. Para isso basta juntar os documentos, preencher os formulários (verificar aqui) e entregar tudo para o despachante fazer o meio-de-campo. Se for necessario o consulado agendará uma entrevista por telefone ou pessoalmente (não há como o despachante prever ou prevenir esse ato do consulado). Claro que essa maneira é mais cara, pois além do custo do visto, do VAC, você terá também o honorário do despachante.

Caso decida se aplicar sozinho(a), essas são suas opções:

1) Postos do VAC (Centro de Requerimento do Visto do Canadá), funciona como se fosse um serviço de poupa-tempo, entende? Você junta a documentação necessária e pagamento das taxas do visto e do VAC,  e vai lá apresentar sua papelada, se estiver tudo certo, eles encaminham para o consulado e é só aguardar o resultado. Os postos do VAC se localizam em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasilia.

2) Online: essa opção funciona muito bem e apesar parte burocratica que é chatinha, é rápido e mais econômico, mas é preciso ter um bom conhecimento de inglês para ir seguindo o passo-a-passo do website – veja aqui um passo a passo que criei para fazer o visto online para o Canadá. Basicamente você deve acessar o link para estabelecer elegibilidade e apresentar seu pedido online, após responder todas as perguntas, eles te darão um número de protocolo e aí você manda a aplicação online. Depois de processado a documentação pelo consulado, se for aprovado, eles entrarão em contato pedindo o envio do passaporte.

Recomedação de Despachante

Nosso blog fechou parceria com o pessoal da SOS Canadá, empresa especializada em visto e imigração canadense, dessa forma, se precisarem de despachante de qualidade e confiança, nós recomendamos a SOS Canadá. Peço que ao entrarem em contato, digam que a Mirella Matthiesen do Mikix recomendou.
SOS Canada - Vistos e Imigração

Documentos necessarios para tirar o visto

– Passaporte com validade mínima de 6 meses (visto canadense não irá além do prazo de validade do passaporte.).
– Passaportes anteriores (se tiver).
– Formulários Residente Temporário (IMM 5257) e Questionário de Informações Adicionais (IMM 5645) – preenchidos e assinados (mais info aqui).
– Duas fotos 3 x 5 recentes coloridas, com fundo branco, sem óculos e sem sombra.
– Cópia da Declaração de Imposto de Renda completo e do recibo de entrega (protocolo).
– Cópia do extrato bancário (últimos 3 meses).
– Cópia dos três últimos holerites.

PS: Documentos originais não são exigidos e não serão devolvidos caso estejam anexados ao pedido.

– Se empresário: cópia do contrato social da empresa com a última contratual, do cartão CNPJ e dos três últimos pró-labores.
– Se aposentado: cópia dos três últimos comprovantes de aposentadoria.
– Se estudante: cópia de toda documentação de quem está pagando a viagem e comprovante de escolaridade, e se menor autorização de viagem dos pais com, firma reconhecida.
– Se for visitar amigos ou familiares, apresente a carta convite.

– Visto de Negócios: além dos documentos acima, anexar carta da empresa no Brasil dizendo o motivo da viagem e responsabilizando-se pela mesma.
– Visto de Trabalho: além dos documentos acima, anexar carta contrato de trabalho com a empresa canadense, o passageiro deverá fazer exame médico credenciado.
– Visto Trânsito: além dos documentos para visto turismo, print da reserva. Não há taxa consular.

– Vistos Estudo até seis meses: todos documentos acima + anexar carta de aceitação da escola (conhecido em inglês como LOA – Letter of Acceptance).
– Vistos Estudo acima de seis meses: todos documentos acima + preencher Formulário de Permissão de Estudo, anexar carta original de aceitação da escola canadense e o passageiro deverá se submeter a exame médico realizado com médico credenciado no consulado canadense.
– Estudantes com destino a província de Quebec poderão precisar de aprovaçãodo CAQ – Certificado de Aceitação de Quebec. Essa exigência vale para cursos do ensino fundamental, médio e superior.

Dicas extras para quem vai fazer intercâmbio no Canadá

1- Só precisa de visto de estudante aqueles que vão passar mais de 6 meses no Canadá.

2- Quem for somente estudar por menos de 6 meses, deve se aplicar para o visto denominado “residente temporário”.

3- Entre outros documentos, o estudante precisará apresentar a “carta de aceitação” (LOA) da escola em que estará se inscrevendo. Essa carta deverá ser oferecida pela escola no ato da inscrição; a maioria das escolas exigirão o pagamento integral ou da primeira parcela antes da entrega da “carta de aceitação”.

4- Se for estudar na província de Quebec, será solicitada documentação extra como o “certificado de aceitação da província do Québec”.

5- O visto de estudante (mais de 6 meses) requer exame médico.

6- Menores de 18 anos deverão ter uma “carta de autorização de viagem” para poder sair do Brasil, assinada e com firma reconhecida pelos pais (ambos).

7- Menores de 18 ou 19 anos (dependendo da província), viajando desacompanhados, deverão também apresentar a “carta-custódia”, geralmente emitida pela escola canadense. A carta custódia não é mandatória para que jovens de 17 anos deem entrada no pedido de visto. Caso seja necessária, o oficial do consulado a solicitará posteriormente.

8- Classificação dos vistos – essa classificação não é encontrada no website do Governo Canadense, mas é usada entre as escolas e despachantes…
* Sx-1= Visto de Visitante com permissão de estudos para até 6 meses – Não renovável.
* S-1= Visto de Estudante para mais de 6 meses – Renovável.
* Sw-1= Visto de estudante para mais de 6 meses com permissão de trabalho [Leia o post Novas regras do programa Estudo e Trabalho no Canadá, para entender o que aconteceu com esse programa].
* W-1 = Visto de permissão de trabalho (mediante contrato com empresa previamente autorizada pelo governo canadense e após o candidato ser aprovado no LMO (Labour Maket Opinion) ou HRSDC (Human Resources and Social Development Canada) – Renovável.

*** SEMPRE consulte o website do governo do Canadá no Brasil para mais informações e atualizações ***
Setor de Vistos e Imigração – Consulado Canadá
Av. das Nações Unidas, 12901, 16. andar – Brooklin
Centro Empresarial Nações Unidas – Torre Norte
São Paulo – SP – Brasil
CEP 04578-000
Tel.:(55-11) 5509-4343
Fax.:(55-11) 5509-4262
canadainternational.gc.ca/brazil-bresil.

PS: Eu presto serviço de agente de intercâmbio para o Canadá (cursos de inglês e francês para jovens e adultos), quem se interessar, visite: http://www.mikixintercambio.com

Estudar inglês no Canadá

* Leia também: todas as dicas do Canadá no mikix