Uma coisa, é perambular por aí a uma temperatura de 5C a 10C positivos, mas quando o termômetro começa cair dos 0C, a coisa fica meio complicada e sofrida (risos)… mas, apesar do inverno ser um incômodo sem fim, é muito interessante ver uma cidade se transformar em algo completamente diferente nessa época do ano e aproveitamos a visita da minha mãe para levá-la ver uma “nova Toronto”.

Começamos o passeio com um city tour por Toronto… ah… aprenda a falar Toronto como os nativos; “Torono” (pronuciando o R daquela forma bem gringa… eheheh!).

Iniciamos a caminhada pela nova prefeitura de Toronto (City Hall – inaugurada em 1965) e com a famosa pista de patinação do Nathan Phillips Square… eu gosto do design oval desse prédio, para quem gosta do filme “X-Men”, ela foi filmada em um dos filmes, aliás, muitas cenas desse filme forma gravadas aqui em Toronto.

Prefeitura de Toronto Old City Hall de Toronto no inverno

Logo ao lado da prefeitura, fica o prédio histórico da antiga prefeitura, chamado “Old City Hall” (segunda foto acima) e seguindo em frente para a Yonge St., você encontrará o shopping Eaton Centre, vários hoteis e por aí vai… mas passear no inverno (-5C) é assim… um pouquinho do lado de fora e um pouquinho do lado de dentro… e como já estávamos congelando, entramos no Sheraton Hotel (lá tem um jardinzinho muito bonitinho e dá até para dar uma sentada e descansar um pouco no hall).

Continuando o city tour, fomos caminhar pelo PATH, caminho subterrâneo em downtown Toronto, com uma extensão de 27 km… uma idéia genial e muito conveniente para o inverno (e para o verão), pois além de você ir curtindo seu caminho sem frio, você vai andando por lojas, restaurantes, comércio e tudo mais… (DICA: lembre-se se ter o mapa do path com você, pois é difícil de se localizar sem ele e o PATH acaba virando um labirinto para os iniciantes eheheh!).

Camelando pelo PATH, fomos parar no histórico hotel “Royal York“, hoje, parte do grupo Fairmont… aliás… é incrível como grande parte dos prédios históricos e cartões postais canadenses pertencem ao Fairmont.

Anyways… Na frente do Royal York, fica a Estação Central (Toronto Union Station), nada muito especial se comparada a de Nova York, por exemplo… mas vale a pena dar uma passadinha…

De lá, seguimos para o BCE Place (foto abaixo), bem no meio do distrito financeiro de Toronto… o design do teto de vidro é sensacional… e ali mesmo, tem um dos restaurantes favoritos dos turistas para um almocinho ou um lanche: Richtree Market“, o lugar é uma gracinha, fácil de agradar todo mundo (parece um mercado) e tem suco natural (algo quase surreal para restaurantes Canadenses), eu acho a comida sem graça, mas o crepe ou o waffle de morango, banana, chocolate e maple syrup é MARAVILHOSO…
BCE Place - Mi e mamys BCE Place em TO

Seguindo a Front St (minha rua favorita de Toronto), você encontra o Hockey Hall of Fame (para quem gosta de Hockey), prédio Gooderham ou Flatiron (o prédio mais fotografado de Toronto), restaurantes e cafes (no verão é mais bacana) e finalmente você chega no Mercado St Lawrence (outra opção para o pit-stop do almoço)…
Front Street

Subimos a Jarvis St. até a King St. para ver a praça St. James (que fica linda no inverno e com a neve) e ver as lamparinas iluminadas a gás…
Lamparinas acesas a gás - Toronto Praca St. James

Yamato Restaurant - Toronto Nosso tour foi acabando por aí… estávamos cansados, com frio e com fome… pegamos o metro para a Bay (foto abaixo) para irmos jantar no nosso (mais novo) restaurante favorito de Toronto; Yamato, no bairro Yorkville, uma opção excelente para que gosta de Teppanyaki… e não esqueçam de pedir (extra) pelo arroz frito (fried rice)… yumi yumi!!!

Praca St. James
Mi e Mamys Enedir brincando no metro da Bay eheheh!

>>> EXTRA EXTRA sobre Toronto < <<
*** Para quem lê inglês… acabei de encontrar um “city walk tour” da National Geographic que passa pelos mesmos lugares que nós passamos… essas e outras dicas de caminhadas por Toronto, podem ser encontradas nesse link: http://www.nationalgeographic.com/destinations/Toronto/index.html (dá um copy&paste do link, pois não estou conseguindo linkar… sei lá por que!)

Apesar desse dia ter acabo (risos…) deixa eu mostrar somente mais duas fotinhos da minha mãe em Toronto, dessa vez lá no meu bairro: North York!
Praca St. James
Essa foto é a coisa mais fofa… ela curtindo neve caindo pela primeira vez em frente a pista de patinação da praça Mel Lastman…

Praca St. James
E North York (Yonge St.) em um dia de sol no inverno… show, né?!

Toronto vai ficando por aqui… próximo post dos passeios de inverno será da região de Niagara.