Quando pensamos em mudar de país, as coisas que mais nos apavora gira em torno da realocação profissional, da adaptação aos novos costumes, do custo de vida que teremos nos primeiros meses, do medo de enfrentar uma lingua que não é nossa, da insegurança de estar fazendo a coisa certa e essa lista só cresce (risos).

Todas essas preocupações são dignas, importantes e devem ser colocadas na ponta do lápis antes de arrumar as malas e partir, já falei bastante sobre essas questões nesse post; “O que você precisa saber antes de imigrar para o Canadá!“. Mas se tem uma coisa que nós expatriados teremos que nos tornar experts para evitar sofrimento desnecessário, é a profissão de administrador de saudade.

A saudade é um sentimento muito maluco que faz parte do dia a dia da vida de quem mora fora; as vezes ela é fraquinha, suave e até gostosa de sentir, pois nos relembra dias felizes perto de pessoas que tanto amamos e que mesmo longe, sempre estão por perto. Mas as vezes, essa saudade chega a ser arrebatadora, a gente nem sabe direito de onde vem, mas dá um aperto danado no peito que dá vontade de pegar o primeiro avião e voltar.

A saudade não se limita somente a pessoas, ela também bate quando sentimos falta de uma comida, de um cheiro, de uma música, de um lugar, de uma memória, de uma loja, de um produto e por aí vai …

Por isso que digo, que de todos os papéis que enfrentamos na nossa vida expatriada, o de administrador de saudade talvez seja a mais difícil de lidar, porém a mais importante. Se você não consegue trabalhar de forma saudável com a saudade, ela pode atrapalhar todo o processo de ser feliz no país que você escolheu para chamar de casa.

Você precisa estar ciente que as vezes a saudade vai chegar de forma mais ou menos intensa, mas que ela também vai passar se você souber manejá-la de forma favorável. Não tem receita de como ser um bom administrator de saudades, geralmente o tempo e a maturidade são os principais ingredientes para driblar esse sentimento!

Você já parou para pensar como você lida com a saudade?

PS: Reparem que na fotinho da capa eu coloquei uma imagem da minha família, pois quando a saudade bate na minha porta, geralmente é de um deles!

Continue lendo aqui no Mikix:

Imigrar para o Canadá não deve ser sonho
Qual a hora certa de imigrar para o Canadá? Agora… 
Principais problemas enfrentado pelos imigrantes
O melhor lugar do mundo para viver … é onde você está a fim!