Umas das atividades mais bacanas e talvez frustante de se fazer em Quioto, é encontrar uma gueixa de verdade, pois as “falsas”, você encontra a cada esquina e em qualquer hora do dia! Dessa forma, siga nossa estratégia, que foi tão boa que quase matei uma do coração (risos)…
Gueixa em Quioto
Brincando de “gueixa” por um dia…

Por volta das 17h30, depois de terminar o roteiro do nosso primeiro dia em Quioto, quando o sol estava começando a se pôr no mês de Maio, chegamos no bairro de Gion. E lá, começamos a percorrer as ruas sem muita esperança de ver uma gueixa a caminho do trabalho.
Bairro de Gion em Quioto
Caminhando por Gion…

Dica: Assim como o Mt. Fuji, não vá esperando que você vá ser sortudo(a) o sufiente de ver uma gueixa ao vivo e a cores na rua, a não ser é claro, que você consiga (e tenha dinheiro) para pagar uma noite de entretenimento com elas… e saiba que gueixas não são prostitutas!

Algo que eu tinha em mente, era que se caso eu visse uma, eu não iria agir como paparazzi e ficar perseguindo a coitada. Se eu conseguisse vê-las e conseguisse tirar pelo menos uma fotinho (clicada bem disfarçadamente), já me daria por satisfeita!
Vestidos a carater
Pessoal vestido com quimono passeando na rua e nos templos…

Dica: Respeite as gueixas e use o bom senso! Apesar de lindas, elas não são pagas para ficar agradando turistas e não tem dinheiro o suficiente para contratar guarda-costas como as atrizes de hollywood. Então, eu recomendo; olhar, admirar, mas não sufocar!

Confesso que não as encontramos nas ruas principais e nem nas ruazinhas turísticas de Gion, porém, vimos 4 (uma bem de pertinho e três mais distantes), em uma ruazinha chamada miyagawa-cho dori (na esquina com Matsubara Dorigoogle maps)…

O momento do susto “mirellita x gueixa”, foi exatamente nessa esquina. Estávamos eu e o Kiko parados e discutindo se voltaríamos ou não as ruas de Gion para tentar encontrá-las, e eis, que ouvimos uma porta bater, eu sem pensar virei repentinamente e dei de cara com a moça!!! Diz aquele de som de surpresa sabe? AHHHHH… Não deu outra, a gueixa olhou assutada imediatamente na minha direção, com aquela cara “o que aconteceu?!”, viu que era somente uma louca emocionada, virou as costas e seguiu seu caminho. Eu quase corri atrás, mas me contive e a fiquei observando se afastar com seu andar gracioso e naquele quimono verde!!!
Gueixa em Quioto
Gueixa em Quioto…

Foi emocionante… enquanto isso, o Kiko e um outro rapaz, ficaram lá morrendo de rir da cena!

Dica: Amadoramente chamamos todas as meninas que exercem a profissão, de geixas ou no dialeto de Quioto geikos, porém, existe um alto grau de hierarchia entre elas e as aprendizes são chamadas de Maikos. Há maneiras de distingui-las de acordo com a maquiagem, vestuário e penteado!