Já havia um tempo que estava procurando uma alternativa para substituir o pão do café da manhã e foi quando “descobri” uma torradinha tipo cracker de sementes que se encaixaria perfeitamente nessa minha busca. Mais um aprendizado aqui da Australia!

O bacana é que esse cracker pode ser feito em casa e é extremamente fácil, apesar de levar um tempo considerável de forno. Mas já fiz duas vezes e aprovei!

Essa receita de cracker de sementes é bem flexível, você pode usar com coisas salgadas (requeijão, queijo cottage, hummus, guacamole, queijos, patês etc) ou doces (geléia, nutella etc).

Na primeira vez, acabei queimando um pouco as pontas, mas na segunda vez aperfeiçoei a técnica e ai o resultado foi ainda melhor. Enfim, mando aí a receita e meu modo de fazer.

Cracker de sementes

Viaje com desconto


Receita saudável: Cracker de sementes

Ingredientes:

PS: essa receita precisa de uma forma grande e larga, ou duas formas de 23cm x 32cm. 

* 1 copo de semente de girassol
* 3/4 copo de semente se abóbora
* 1/2 copo de chia
* 1/2 copo de gergelim
* 1/4 copo se linhaça
* 1 e 1/2 copo de água

Opcionais (tempero):
* 1 colher de café de sal
* 1 colher de sopa rasa de algum tempero seco, exemplo, tomilho ou pó de alho
* 1 colher de café de pimentinha seca (chilli flakes em inglês)

Mode de fazer:

Comece pre aquecendo o forno a 170°C.

Em um vasilha mais alta, coloque todos os ingredientes secos e dê uma misturada para os grãos e tempero se misturarem. Jogue a água dando uma viradinha rápida e deixe hidratar por mais ou menos 12-15 minutos.

Sobre o tempero, você pode fazer como achar melhor, geralmente o tempero é interessante para quem vai comer a cracker sem acompanhamento, pois é dá um gostinho especial. Eu coloco somente um tiquinho de sal e pimentinha (menos que a quantidade indicada na receita), pois minha intenção é que o acompanhamento defina o sabor.

Se for colocar o tempero, os adicione antes de jogar a água!

Cracker de sementes

Hidratando

Depois de tudo hidratado, pegue uma forma grande /larga, cubra com papel arroz e vá colocando a mistura e arrumando com uma espátula de forma que fique um camada relativamente fina (mais ou menos uns 4mm). Preste atenção para as bordas ficarem na mesma espessura, do contrário, acaba queimando.

Depois de arrumar essa “pasta” na travessa, faça traços para definir como cortar posteriormente as torradinha (com a espatula mesmo). Veja imagem abaixo:

Cracker de sementes

Cracker de sementes

Espessura (pode ate fazer mais fininha se preferir)

Coloque no forno por 1 hora, mas fica de olho na dica: depois de mais ou menos 20 minutos de forno, vire literalmente os crackers de cabeça para baixo, você pode até quebrar a massa pela metade para ficar mais fácil. Faça isso novamente depois de 40 minutos no forno. A parte em contato com a forma, fica mais úmida e virando assim, eu senti que as bolachinhas ficam mais crocante.

Nessa ultima virada, você pode tirar o papel arroz, se achar mais seguro para os próximos 20 minutos.

Cracker de sementes

No forno

Depois de 1 hora de forno, a massa já deve ter ficado crocante e pronta, se achar que precisa de mais uns minutos, eu recomendo desligar, abrir um pouquinho a porta do forno e deixar acabar de assar nessa temperatura quento do forno, mas fique a vontade de fazer como achar melhor 🙂

Quando estiver pronto, deixe esfriar e então pode cortar e servir..

Armazene em plástico tipo ziploc ou em uma vasilha bem fechadinha!Cracker de sementes

Eu achei essa receita um achado, uma forma ótima de controlar o carboidrato e comer sementes ao longo do dia. Já servi para amigos que vieram em casa e eles adoraram! 🙂

Quer mais receitinhas da Mirellita?

Nhoque de batata da Nona Stella

Brownie Canadense: “Two Bites Brownie”

Bolo Marmore

Pão Caseiro