Vi lá no blog do Cesar e resolvi compartilhar com vocês também!

O governo canadense criou um serviço de ajuda online focado nos residentes e cidadãos do país … vale a pena dar uma olhadinha: http://www.servicesfornewcomers.cic.gc.ca/index.php.

Aliás essa ajuda a imigrantes é algo muito legal que o governo canadense oferece, eles tentam ao máximo integrar os novos imigrantes na sociedade de forma tranquila e efetiva.

Porém, eu acho que o governo deveria focar mais esforços na questão do trabalho, o lance das empresas exigirem (e abusarem) da tal “experiência canadense“, faz com que muitas pessoas bem formadas recem-chegadas não tenham as mesmas chances e/ou mesmos salarios dos canadenses e imigrantes de longa data. Pois vamos falar sério, bons salarios e reconhecimento profissional são fatores essenciais para uma imigração bem sucedida e feliz.

O governo a pouco tempo criou o programa “Hire a Immigrant“… mas temos muito a caminhar para que esse “probleminha” se resolva…

Outros meios bacanas para novos (ou velhos) imigrantes irem atrás são:

– Procure os “Multicultural Council” da sua região para se interar de serviços que eles prestam a comunidade. Tem cursos de linguas, cursos profissionalizantes, apoio a desempregados etc. Você vai ficar surpreso.
– Nas bibliotecas tem sempre uma sessão com folhetos para newcommers…
– Fique de olho colocado nas incriveis oportunidades que universidades ou centro de apoio a imigrantes oferecem. Somente em fevereiro eu fiquei sabendo de dois programas gratuitos fantasticos aqui em Toronto: Business Edge Program for Women (Oferecido pela super Rotman Business School… dica da Lu do Eddy) e Bridge-to-Work Program for IT (Oferecido pela ICTC … dica do Gean)… e deve ter mais programas interessantes por aí que a gente perde e nem fica sabendo. Tem que ficar de olho.